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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45411
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A UNESCO e a reformulação curricular da Rede Municipal de Educação de São Paulo (2017) |
Alternate title (s): | UNESCO and the curriculum reformulation of the São Paulo Municipal Education Network (2017) |
Author: | Miranda, Geraldo Henrique Romualdo |
First Advisor: | Franco, Aléxia Pádua |
First member of the Committee: | Guimarães, Iara Vieira |
Second member of the Committee: | Zanella, Cristine Koehler |
Summary: | A UNESCO e a reformulação curricular da Rede Municipal de Educação de São Paulo (2017)” analisa de que maneira princípios universalistas para educação estão ganhando contorno e forma por meio de políticas públicas educacionais nos países que aderiram aos propósitos da Agenda 2030 para Educação. Por meio do estudo de caso da rede municipal da educação de São Paulo, baseado em análise documental e entrevistas, apresenta-se a cooperação internacional como uma estratégia para convergência e alinhamento de expectativas entre políticas e atores nacionais e internacionais. Neste sentido, a pesquisa se debruça em compreender como o currículo oficial, enquanto uma política pública, pode ser um instrumento para alcance dos objetivos e metas globais da Agenda 2030. Para compreensão desta dinâmica, utilizou-se como arcabouço teórico o “Ciclo de Políticas” de Stephen Ball (1992), com destaque para o “contexto de influência” e o “contexto da produção do texto”. As escolhas teóricas se justificam pela finalidade de expressar como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – componente da Agenda 2030 para Educação – se tornaram um elemento de integração curricular entre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de cada disciplina escolar. Ademais, ao adicionarem esta nova roupagem ao currículo oficial, a cidade de São Paulo torna-se um modelo de referência internacional, reconhecida pelas autoridades educacionais latino-americanas durante a Reunião Regional de Ministros da Educação ocorrida em Cochabamba (Bolívia) no ano de 2018, ao articular a agenda para Educação da UNESCO (2014-2021) – organismo internacional líder para Agenda 2030 para Educação – com as referências nacionais estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (2017). |
Abstract: | UNESCO and the Curriculum Reform of the São Paulo Municipal Education Network (2017)” looks at how universalist principles for education are gaining shape and shape through educational public policies in countries that have adhered to the purposes of the 2030 Agenda for Education. Through the case study of the São Paulo municipal education network, based on documentary analysis and interviews, international cooperation is presented as a strategy for convergence and alignment of expectations between national and international policies and actors. In this sense, the research focuses on understanding how the official curriculum, as a public policy, can be an instrument for achieving the overall goals and goals of the 2030 Agenda. To understand this dynamic, the theoretical framework used was the “Cycle of Policies” by Stephen Ball (1992), highlighting the “context of influence” and the “context of text production”. Theoretical choices are justified by the purpose of expressing how the Sustainable Development Goals (SDGs) - component of the 2030 Education Agenda - have become an element of curriculum integration between the learning and development goals of each school subject. In addition, by adding this new guise to the official curriculum, the city of São Paulo becomes an international reference model recognized by the Latin American educational authorities during the Regional Meeting of Ministers of Education held in Cochabamba (Bolivia) in 2018, by articulating the UNESCO Education Agenda (2014-2021) – the leading international body for the 2030 Education Agenda – with the national references established in the Common National Curriculum Base (2017). |
Keywords: | Agenda 2030 para Educação Interdisciplinaridade curricular Política Educacional Rede Municipal de Educação de São Paulo UNESCO 2030 Agenda for Education Curriculum interdisciplinarity Educational Politics São Paulo Municipal Education Network |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Subject: | Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | MIRANDA, Geraldo Henrique Romualdo de. A UNESCO e a reformulação curricular da Rede Municipal de Educação de São Paulo (2017). 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2318. |
Document identifier: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2318 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45411 |
Date of defense: | 28-Aug-2019 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. ODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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