Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45411
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMiranda, Geraldo Henrique Romualdo-
dc.date.accessioned2025-05-07T17:22:14Z-
dc.date.available2025-05-07T17:22:14Z-
dc.date.issued2019-08-28-
dc.identifier.citationMIRANDA, Geraldo Henrique Romualdo de. A UNESCO e a reformulação curricular da Rede Municipal de Educação de São Paulo (2017). 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2318.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45411-
dc.description.abstractUNESCO and the Curriculum Reform of the São Paulo Municipal Education Network (2017)” looks at how universalist principles for education are gaining shape and shape through educational public policies in countries that have adhered to the purposes of the 2030 Agenda for Education. Through the case study of the São Paulo municipal education network, based on documentary analysis and interviews, international cooperation is presented as a strategy for convergence and alignment of expectations between national and international policies and actors. In this sense, the research focuses on understanding how the official curriculum, as a public policy, can be an instrument for achieving the overall goals and goals of the 2030 Agenda. To understand this dynamic, the theoretical framework used was the “Cycle of Policies” by Stephen Ball (1992), highlighting the “context of influence” and the “context of text production”. Theoretical choices are justified by the purpose of expressing how the Sustainable Development Goals (SDGs) - component of the 2030 Education Agenda - have become an element of curriculum integration between the learning and development goals of each school subject. In addition, by adding this new guise to the official curriculum, the city of São Paulo becomes an international reference model recognized by the Latin American educational authorities during the Regional Meeting of Ministers of Education held in Cochabamba (Bolivia) in 2018, by articulating the UNESCO Education Agenda (2014-2021) – the leading international body for the 2030 Education Agenda – with the national references established in the Common National Curriculum Base (2017).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAgenda 2030 para Educaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade curricularpt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectRede Municipal de Educação de São Paulopt_BR
dc.subjectUNESCOpt_BR
dc.subject2030 Agenda for Educationpt_BR
dc.subjectCurriculum interdisciplinaritypt_BR
dc.subjectEducational Politicspt_BR
dc.subjectSão Paulo Municipal Education Networkpt_BR
dc.titleA UNESCO e a reformulação curricular da Rede Municipal de Educação de São Paulo (2017)pt_BR
dc.title.alternativeUNESCO and the curriculum reformulation of the São Paulo Municipal Education Network (2017)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607042780750206pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9760073640184964pt_BR
dc.contributor.referee2Zanella, Cristine Koehler-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6829487127607814pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208769945011946pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA UNESCO e a reformulação curricular da Rede Municipal de Educação de São Paulo (2017)” analisa de que maneira princípios universalistas para educação estão ganhando contorno e forma por meio de políticas públicas educacionais nos países que aderiram aos propósitos da Agenda 2030 para Educação. Por meio do estudo de caso da rede municipal da educação de São Paulo, baseado em análise documental e entrevistas, apresenta-se a cooperação internacional como uma estratégia para convergência e alinhamento de expectativas entre políticas e atores nacionais e internacionais. Neste sentido, a pesquisa se debruça em compreender como o currículo oficial, enquanto uma política pública, pode ser um instrumento para alcance dos objetivos e metas globais da Agenda 2030. Para compreensão desta dinâmica, utilizou-se como arcabouço teórico o “Ciclo de Políticas” de Stephen Ball (1992), com destaque para o “contexto de influência” e o “contexto da produção do texto”. As escolhas teóricas se justificam pela finalidade de expressar como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – componente da Agenda 2030 para Educação – se tornaram um elemento de integração curricular entre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de cada disciplina escolar. Ademais, ao adicionarem esta nova roupagem ao currículo oficial, a cidade de São Paulo torna-se um modelo de referência internacional, reconhecida pelas autoridades educacionais latino-americanas durante a Reunião Regional de Ministros da Educação ocorrida em Cochabamba (Bolívia) no ano de 2018, ao articular a agenda para Educação da UNESCO (2014-2021) – organismo internacional líder para Agenda 2030 para Educação – com as referências nacionais estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (2017).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration165pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2318pt_BR
dc.crossref.doibatchida21fd211-6740-43af-8e25-c3d09db9090c-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
UNESCOReformulaçãoCurricular.pdfDissertação5.97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons