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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45358
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Análise do sistema de transporte público gratuito em Ituiutaba-MG |
Alternate title (s): | Analysis of the free public transportation system in Ituiutaba-MG |
Author: | Penariol, Rafael Zanetoni |
First Advisor: | Castanho, Roberto Barboza |
First member of the Committee: | Leite, Marcos Esdras |
Second member of the Committee: | Rosendo, Jussara dos Santos |
Summary: | O contexto da mobilidade urbana possui grande relevância para o que se refere a qualidade de vida nas cidades, onde a mesma influencia diretamente no acesso da população a serviços, cultura, lazer, trabalho, saúde, entre outros. Desta forma, se fazer presente um sistema de transporte público municipal de qualidade instaurado se faz cada vez mais necessário. Tendo isso em vista, essa presente pesquisa visa analisar a qualidade e a distribuição espacial das rotas do transporte público da cidade de Ituiutaba-MG. Para tal, a mesma objetiva-se especificadamente em a. Examinar a estrutura dos pontos de “parada” existentes no itinerário do transporte público urbano municipal; b. Identificar a área de abrangência das rotas do transporte público dentro da malha urbana da cidade de Ituiutaba/MG; c. Elaborar o mapeamento do itinerário das rotas de transporte público da cidade de Ituiutaba/MG. Para que se alçasse tal objetivo, foram realizados levantamentos teóricos que visassem corresponder as demandas das analises, em conjunto com o trabalho de campo onde se realizou o percurso de todo o trajeto de cada linha das rotas e, em conjunto com o software livre QGIS, elaborou-se o material de aporte as observações. Em conjunto a estes, realizou-se coleta de dados e de materiais através de plataformas como o IBGE e SIDRA, juntamente outras informações obtidas através da SEMTTTRAM (Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade) e SENATRAM (Secretaria Nacional de Trânsito). O transporte público do município passou por uma transformação marcante com a implementação do programa "Busão do Povo" em 2023, tornando-se gratuito e acessível à população. Essa mudança foi viabilizada por recursos municipais e emendas parlamentares, resultando na reestruturação de elementos como o ponto de integração entre as rodas, que antes ocorria nas dependências da Praça Cônego Ângelo, sendo assim transferidas para o terminal rodoviário. A nova localização resultou em melhoria na infraestrutura de atendimento aos usuários, proporcionando maior conforto e acessibilidade aos usuários que a frequentam. O contexto da gratuidade do transporte público, obtiveram resultados positivos permitindo maior economia para os usuários e ampliando a adesão ao serviço. Atualmente, o sistema opera com 10 linhas, com horários diferenciados nos dias úteis e fins de semana. Entretanto, ocorre que apesar das rotas conseguirem efetiva a presença do transporte no município, outros elementos como a qualidade das estruturas dos pontos de parada, o acesso as informações e a manutenção dos veículos, se tornam problemáticas que impactam diretamente na percepção de qualidade no serviço prestado. |
Abstract: | The context of urban mobility is highly relevant to the quality of life in cities, where it directly influences the population's access to services, culture, leisure, work, health, among others. Therefore, having a high-quality municipal public transportation system in place is increasingly necessary. With this in mind, this research aims to analyze the quality and spatial distribution of public transportation routes in the city of Ituiutaba-MG. To this end, it specifically aims to a. Examine the structure of the “stopping” points on the municipal urban public transportation itinerary; b. Identify the coverage area of public transportation routes within the urban network of the city of Ituiutaba/MG; c. Prepare a map of the itinerary of public transportation routes in the city of Ituiutaba/MG. In order to achieve this objective, theoretical surveys were carried out to meet the demands of the analyses, together with fieldwork in which the entire route of each line of the routes was carried out and, together with the free software QGIS, the material to support the observations was prepared. In conjunction with these, data and materials were collected through platforms such as IBGE and SIDRA, along with other information obtained through SEMTTTRAM (Municipal Secretariat of Traffic, Transport and Mobility) and SENATRAM (National Secretariat of Traffic). The city's public transport underwent a significant transformation with the implementation of the "Busão do Povo" program in 2023, becoming free and accessible to the population. This change was made possible by municipal resources and parliamentary amendments, resulting in the restructuring of elements such as the integration point between the wheels, which previously occurred in the premises of Praça Cônego Ângelo, and were thus transferred to the bus terminal. The new location resulted in improvements to the infrastructure for user services, providing greater comfort and accessibility to users who use it. The context of free public transportation has yielded positive results, allowing greater savings for users and increasing the number of people who use the service. The system currently operates with 10 lines, with different schedules on weekdays and weekends. However, although the routes effectively ensure the presence of transportation in the city, other elements such as the quality of the structures at the bus stops, access to information and vehicle maintenance become problematic and directly impact the perception of the quality of the service provided. |
Keywords: | Transporte público Mobilidade urbana Planejamento urbano |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Subject: | Transporte urbano Planejamento urbano Transporte urbano - Legislação Geografia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Geografia (Pontal) |
Quote: | PENARIOL, Rafael Zanetoni. Análise do sistema de transporte público gratuito em Ituiutaba-MG. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.258. |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.258 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45358 |
Date of defense: | 27-Mar-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
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