Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45344
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Percepções acerca do projeto: Cenários da Pré - História, exposição de fósseis e oficinas interativas e a divulgação científica no município de Ituiutaba - MG |
Autor(es): | Freitas, Jullienne Alves |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Sabrina Coelho |
Primeiro membro da banca: | Giarreta, Kátia Gomes Facure |
Segundo membro da banca: | Kataguiri, Vanessa Suzuki Kataguiri |
Terceiro membro da banca: | Rodrigues, Sabrina Coelho |
Resumo: | Neste trabalho o MUSAI foi usado como instrumento e local para divulgação científica em Paleontologia e o conhecimento acerca dos fósseis. A divulgação científica é de suma importância social, científica e tecnológica para desenvolvimento do senso crítico e do conhecimento. É principalmente por meio de divulgação científica que é possível a apresentação e a troca de saberes entre a Universidade e a Sociedade. O objetivo do trabalho é foi reunir e apresentar os dados coletados mediante a pesquisa de satisfação feita após uma visita dos alunos das escolas estaduais, municipais e particulares de Ituiutaba ao MUSAI e discutir referente à divulgação científica em Paleontologia. De acordo com o livro de registro do evento de visitação, 897 alunos visitaram a exposição, dentre os quais foram coletadas um total de 200 pesquisas de satisfação, contendo as seguintes perguntas: você já conhecia o MUSAI?; você sabia que Ituiutaba tem fósseis?; você entendeu como são formados os fósseis? e você recomenda essa experiência para um colega? Todas as perguntas de múltipla escolha, com as seguintes alternativas para serem escolhidas: sim; não; não sei responder. Os resultados são apresentados para cada pergunta com as considerações sobre divulgação do MUSAI e da Paleontologia e fósseis locais. |
Abstract: | In this work, MUSAI was used as an instrument and place for scientific dissemination in Paleontology and knowledge about fossils. Scientific dissemination is of utmost social, scientific and technological importance for the development of critical thinking and knowledge. It is mainly through scientific dissemination that it is possible to present and exchange knowledge between the University and Society. The objective of the work is to gather and present the data collected through the satisfaction survey conducted after a visit by students from state, municipal and private schools in Ituiutaba to MUSAI and to discuss scientific dissemination in Paleontology. According to the event's visitation logbook, 897 students visited the exhibition, from which a total of 200 satisfaction surveys were collected, containing the following questions: did you already know MUSAI?; did you know that Ituiutaba has fossils?; did you understand how fossils are formed? and would you recommend this experience to a colleague? All questions were multiple choice, with the following alternatives to be chosen: yes; no; I don't know how to answer. The results are presented for each question with considerations on the dissemination of MUSAI and local paleontology and fossils. |
Palavras-chave: | museu fósseis paleontologia Ituiutaba divulgação cientifica pré historia museum fossils paleontology |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FREITAS, Jullienne Alves. Percepções acerca do projeto: Cenários da Pré - História, exposição de fósseis e oficinas interativas e a divulgação científica no município de Ituiutaba - MG. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45344 |
Data de defesa: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PercepçõesAcercaProjeto.pdf | TCC | 832.33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons