Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45320| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-6328-3287 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Percepção dos discentes de Odontologia acerca da aprendizagem ativa na prática clínica |
| Título(s) alternativo(s): | Perception of dentistry students about active learning in clinical practice |
| Autor(es): | Silva, Bruna Navarro Camargo |
| Primeiro orientador: | Bulgareli, Jaqueline Vilela |
| Primeiro membro da banca: | Herval, Álex Moreira |
| Segundo membro da banca: | Oliveira, Ana Paula de Lima |
| Resumo: | O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos estudantes de Odontologia em relação a aplicação de metodologias ativas nas práticas clínicas. Trata-se de um estudo qualitativo com discentes do último semestre da graduação, matriculados na clínica de adolescentes da atenção básica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. A amostra foi composta por 33 estudantes, divididos em 3 grupos de 9 a 13 participantes. Os estudantes selecionados participaram de um projeto piloto para implementação das metodologias de ensino-aprendizagem na prática clínica. Realizou-se grupos focais com roteiros semiestruturados para coletar dados sobre a participação, opiniões, percepções, sentimentos, demandas e sugestões dos alunos na vivência da clínica. Todos os encontros foram gravados e transcritos. A interpretação dos dados qualitativos foi realizada por meio da análise de conteúdo temática. Os estudantes sentiram-se “bem”, “ouvidos”, “acolhidos”, “abraçados” e “validados” ao refletirem sobre os problemas vivenciados na clínica, e as possíveis estratégias de solução. Identificou-se 3 categorias principais: 1) “Espaço compartilhado de fala e de escuta”; 2) “A dinâmica da relação opressora versus libertadora” e 3) "Vivências e ensinamentos da metodologia ativa”. Pode-se concluir que os discentes se sentiram confortáveis para expressar suas opiniões, estabeleceram uma relação mais próxima com os responsáveis pela resolução dos problemas e desenvolveram habilidades críticas e problematizadoras diante dos desafios clínicos. |
| Palavras-chave: | Aprendizagem Estudantes de odontologia Percepção Metodologia Ativa Learning Dentistry students Perception Active Methodologies |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Bruna Navarro Camargo da. Percepção dos discentes de Odontologia acerca da aprendizagem ativa na prática clínica. 2025. 34fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45320 |
| Data de defesa: | 2-Abr-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Odontologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ODONTOLOGIA ACERCA DA.pdf | 373.64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
