Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45320
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-6328-3287
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Percepção dos discentes de Odontologia acerca da aprendizagem ativa na prática clínica
Título(s) alternativo(s): Perception of dentistry students about active learning in clinical practice
Autor(es): Silva, Bruna Navarro Camargo
Primeiro orientador: Bulgareli, Jaqueline Vilela
Primeiro membro da banca: Herval, Álex Moreira
Segundo membro da banca: Oliveira, Ana Paula de Lima
Resumo: O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos estudantes de Odontologia em relação a aplicação de metodologias ativas nas práticas clínicas. Trata-se de um estudo qualitativo com discentes do último semestre da graduação, matriculados na clínica de adolescentes da atenção básica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. A amostra foi composta por 33 estudantes, divididos em 3 grupos de 9 a 13 participantes. Os estudantes selecionados participaram de um projeto piloto para implementação das metodologias de ensino-aprendizagem na prática clínica. Realizou-se grupos focais com roteiros semiestruturados para coletar dados sobre a participação, opiniões, percepções, sentimentos, demandas e sugestões dos alunos na vivência da clínica. Todos os encontros foram gravados e transcritos. A interpretação dos dados qualitativos foi realizada por meio da análise de conteúdo temática. Os estudantes sentiram-se “bem”, “ouvidos”, “acolhidos”, “abraçados” e “validados” ao refletirem sobre os problemas vivenciados na clínica, e as possíveis estratégias de solução. Identificou-se 3 categorias principais: 1) “Espaço compartilhado de fala e de escuta”; 2) “A dinâmica da relação opressora versus libertadora” e 3) "Vivências e ensinamentos da metodologia ativa”. Pode-se concluir que os discentes se sentiram confortáveis para expressar suas opiniões, estabeleceram uma relação mais próxima com os responsáveis pela resolução dos problemas e desenvolveram habilidades críticas e problematizadoras diante dos desafios clínicos.
Palavras-chave: Aprendizagem
Estudantes de odontologia
Percepção
Metodologia Ativa
Learning
Dentistry students
Perception
Active Methodologies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Bruna Navarro Camargo da. Percepção dos discentes de Odontologia acerca da aprendizagem ativa na prática clínica. 2025. 34fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45320
Data de defesa: 2-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ODONTOLOGIA ACERCA DA.pdf373.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons