Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Bruna Navarro Camargo-
dc.date.accessioned2025-04-29T16:20:24Z-
dc.date.available2025-04-29T16:20:24Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Navarro Camargo da. Percepção dos discentes de Odontologia acerca da aprendizagem ativa na prática clínica. 2025. 34fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45320-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantes de odontologiapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDentistry studentspt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.titlePercepção dos discentes de Odontologia acerca da aprendizagem ativa na prática clínicapt_BR
dc.title.alternativePerception of dentistry students about active learning in clinical practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bulgareli, Jaqueline Vilela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4694996247762867pt_BR
dc.contributor.referee1Herval, Álex Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3418900508663263pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Ana Paula de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4810658074637232pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos estudantes de Odontologia em relação a aplicação de metodologias ativas nas práticas clínicas. Trata-se de um estudo qualitativo com discentes do último semestre da graduação, matriculados na clínica de adolescentes da atenção básica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. A amostra foi composta por 33 estudantes, divididos em 3 grupos de 9 a 13 participantes. Os estudantes selecionados participaram de um projeto piloto para implementação das metodologias de ensino-aprendizagem na prática clínica. Realizou-se grupos focais com roteiros semiestruturados para coletar dados sobre a participação, opiniões, percepções, sentimentos, demandas e sugestões dos alunos na vivência da clínica. Todos os encontros foram gravados e transcritos. A interpretação dos dados qualitativos foi realizada por meio da análise de conteúdo temática. Os estudantes sentiram-se “bem”, “ouvidos”, “acolhidos”, “abraçados” e “validados” ao refletirem sobre os problemas vivenciados na clínica, e as possíveis estratégias de solução. Identificou-se 3 categorias principais: 1) “Espaço compartilhado de fala e de escuta”; 2) “A dinâmica da relação opressora versus libertadora” e 3) "Vivências e ensinamentos da metodologia ativa”. Pode-se concluir que os discentes se sentiram confortáveis para expressar suas opiniões, estabeleceram uma relação mais próxima com os responsáveis pela resolução dos problemas e desenvolveram habilidades críticas e problematizadoras diante dos desafios clínicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseOdontologiapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode183184527-
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ODONTOLOGIA ACERCA DA.pdf373.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons