Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45320Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Bruna Navarro Camargo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-29T16:20:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-29T16:20:24Z | - |
| dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Bruna Navarro Camargo da. Percepção dos discentes de Odontologia acerca da aprendizagem ativa na prática clínica. 2025. 34fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45320 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes de odontologia | pt_BR |
| dc.subject | Percepção | pt_BR |
| dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
| dc.subject | Learning | pt_BR |
| dc.subject | Dentistry students | pt_BR |
| dc.subject | Perception | pt_BR |
| dc.subject | Active Methodologies | pt_BR |
| dc.title | Percepção dos discentes de Odontologia acerca da aprendizagem ativa na prática clínica | pt_BR |
| dc.title.alternative | Perception of dentistry students about active learning in clinical practice | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bulgareli, Jaqueline Vilela | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4694996247762867 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Herval, Álex Moreira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3418900508663263 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Ana Paula de Lima | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4810658074637232 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos estudantes de Odontologia em relação a aplicação de metodologias ativas nas práticas clínicas. Trata-se de um estudo qualitativo com discentes do último semestre da graduação, matriculados na clínica de adolescentes da atenção básica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. A amostra foi composta por 33 estudantes, divididos em 3 grupos de 9 a 13 participantes. Os estudantes selecionados participaram de um projeto piloto para implementação das metodologias de ensino-aprendizagem na prática clínica. Realizou-se grupos focais com roteiros semiestruturados para coletar dados sobre a participação, opiniões, percepções, sentimentos, demandas e sugestões dos alunos na vivência da clínica. Todos os encontros foram gravados e transcritos. A interpretação dos dados qualitativos foi realizada por meio da análise de conteúdo temática. Os estudantes sentiram-se “bem”, “ouvidos”, “acolhidos”, “abraçados” e “validados” ao refletirem sobre os problemas vivenciados na clínica, e as possíveis estratégias de solução. Identificou-se 3 categorias principais: 1) “Espaço compartilhado de fala e de escuta”; 2) “A dinâmica da relação opressora versus libertadora” e 3) "Vivências e ensinamentos da metodologia ativa”. Pode-se concluir que os discentes se sentiram confortáveis para expressar suas opiniões, estabeleceram uma relação mais próxima com os responsáveis pela resolução dos problemas e desenvolveram habilidades críticas e problematizadoras diante dos desafios clínicos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Odontologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 183184527 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Odontologia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ODONTOLOGIA ACERCA DA.pdf | 373.64 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
