Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45243
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-7721-118X
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise de práticas de contação de histórias para crianças bem pequenas: Experiências de uma professora na Educação Infantil
Título (s) alternativo (s): Analysis of storytelling practices for very young children: Experiences of a teacher in Early Childhood Education
Autor: Silva, Leidiane Aparecida Costa Ferreira da
Primer orientador: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Primer miembro de la banca: Oliveira, Meirinês Severino de
Segundo miembro de la banca: Pinto, Lucas de Carvalho Larcher
Resumen: Esta pesquisa surgiu a partir da minha experiência como professora de educação infantil, fundamentada nas vivências com a contação de histórias e nas percepções das contribuições das narrativas para o desenvolvimento das crianças. A questão que norteia este estudo é compreender se a contação de histórias com recursos visuais pela professora desperta maior interesse e participação ativa das crianças e, dessa forma, contribui para desenvolver a empatia na sala de aula de educação infantil. As experiências de contação de histórias analisadas nesta dissertação foram realizadas com crianças de três anos da Escola Municipal de Educação Infantil Elôah Marisa de Menezes. Como base metodológica, foi escolhida a abordagem qualitativa, seguindo uma metodologia descritiva nos moldes de pesquisa participante. As principais contribuições teóricas para este trabalho foram Fanny Abramovich, Flávia Janiaski, Maria Isabel Ramos, Ana Elvira Wuo e Ângela Barcellos Café, autoras cujas escritas fornecem transferências importantes para a compreensão dos conceitos e práticas relacionadas à contação de histórias. Espera-se que este estudo possa contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas na educação infantil, enfatizando a importância da contação de histórias como estratégia educacional e explorando o potencial dos recursos visuais enriquecedores.
Abstract: This research arises from my experience as an early childhood education teacher, based on experiences with storytelling and perceptions of the contributions of narratives to children's development. The question that guides this study is to understand whether storytelling with visual resources by the teacher arouses greater interest and active participation in children and, in this way, contributes to developing empathy in the early childhood education classroom. The storytelling experiences analyzed in this dissertation were carried out with three-year-old children from the Elôah Marisa de Menezes Municipal Early Childhood Education School. As a methodological basis, a qualitative approach was chosen, following a descriptive methodology along the lines of participatory research. The main theoretical contributions to this work were made by Fanny Abramovich, Flávia Janiaski, Maria Isabel Ramos, Ana Elvira Wuo and Ângela Barcellos Café, authors whose writings provide important transfers for the understanding of concepts and practices related to storytelling. It is expected that this study can contribute to the improvement of pedagogical practices in early childhood education, emphasizing the importance of storytelling as an educational strategy and exploring the potential of enriching visual resources.
Palabras clave: Contação de histórias
Educação Infantil
Recursos visuais
Empatia
Storytelling
Early Childhood Education
Empathy
Visual Resources
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Cita: SILVA, Leidiane Aparecida Costa Ferreira da. Análise de práticas de Contação de histórias para crianças bem pequenas: Experiências de uma professora na Educação Infantil. 2025. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5080
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5080
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45243
Fecha de defensa: 20-feb-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Analisepraticascontação.pdf3.67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.