Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Leidiane Aparecida Costa Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-04-23T17:21:18Z-
dc.date.available2025-04-23T17:21:18Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationSILVA, Leidiane Aparecida Costa Ferreira da. Análise de práticas de Contação de histórias para crianças bem pequenas: Experiências de uma professora na Educação Infantil. 2025. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5080pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45243-
dc.description.abstractThis research arises from my experience as an early childhood education teacher, based on experiences with storytelling and perceptions of the contributions of narratives to children's development. The question that guides this study is to understand whether storytelling with visual resources by the teacher arouses greater interest and active participation in children and, in this way, contributes to developing empathy in the early childhood education classroom. The storytelling experiences analyzed in this dissertation were carried out with three-year-old children from the Elôah Marisa de Menezes Municipal Early Childhood Education School. As a methodological basis, a qualitative approach was chosen, following a descriptive methodology along the lines of participatory research. The main theoretical contributions to this work were made by Fanny Abramovich, Flávia Janiaski, Maria Isabel Ramos, Ana Elvira Wuo and Ângela Barcellos Café, authors whose writings provide important transfers for the understanding of concepts and practices related to storytelling. It is expected that this study can contribute to the improvement of pedagogical practices in early childhood education, emphasizing the importance of storytelling as an educational strategy and exploring the potential of enriching visual resources.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectRecursos visuaispt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectEmpathypt_BR
dc.subjectVisual Resourcespt_BR
dc.titleAnálise de práticas de contação de histórias para crianças bem pequenas: Experiências de uma professora na Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of storytelling practices for very young children: Experiences of a teacher in Early Childhood Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rosimeire Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007401696762612pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Meirinês Severino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9502575485262725pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Lucas de Carvalho Larcher-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7649863724834922pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7539347500969595pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa surgiu a partir da minha experiência como professora de educação infantil, fundamentada nas vivências com a contação de histórias e nas percepções das contribuições das narrativas para o desenvolvimento das crianças. A questão que norteia este estudo é compreender se a contação de histórias com recursos visuais pela professora desperta maior interesse e participação ativa das crianças e, dessa forma, contribui para desenvolver a empatia na sala de aula de educação infantil. As experiências de contação de histórias analisadas nesta dissertação foram realizadas com crianças de três anos da Escola Municipal de Educação Infantil Elôah Marisa de Menezes. Como base metodológica, foi escolhida a abordagem qualitativa, seguindo uma metodologia descritiva nos moldes de pesquisa participante. As principais contribuições teóricas para este trabalho foram Fanny Abramovich, Flávia Janiaski, Maria Isabel Ramos, Ana Elvira Wuo e Ângela Barcellos Café, autoras cujas escritas fornecem transferências importantes para a compreensão dos conceitos e práticas relacionadas à contação de histórias. Espera-se que este estudo possa contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas na educação infantil, enfatizando a importância da contação de histórias como estratégia educacional e explorando o potencial dos recursos visuais enriquecedores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration77pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5080pt_BR
dc.orcid.putcode182825433-
dc.crossref.doibatchid7b169dc9-2ceb-4b84-9975-e2ba1b65ee60-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analisepraticascontação.pdf3.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.