Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45243
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-7721-118X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise de práticas de contação de histórias para crianças bem pequenas: Experiências de uma professora na Educação Infantil
Alternate title (s): Analysis of storytelling practices for very young children: Experiences of a teacher in Early Childhood Education
Author: Silva, Leidiane Aparecida Costa Ferreira da
First Advisor: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
First member of the Committee: Oliveira, Meirinês Severino de
Second member of the Committee: Pinto, Lucas de Carvalho Larcher
Summary: Esta pesquisa surgiu a partir da minha experiência como professora de educação infantil, fundamentada nas vivências com a contação de histórias e nas percepções das contribuições das narrativas para o desenvolvimento das crianças. A questão que norteia este estudo é compreender se a contação de histórias com recursos visuais pela professora desperta maior interesse e participação ativa das crianças e, dessa forma, contribui para desenvolver a empatia na sala de aula de educação infantil. As experiências de contação de histórias analisadas nesta dissertação foram realizadas com crianças de três anos da Escola Municipal de Educação Infantil Elôah Marisa de Menezes. Como base metodológica, foi escolhida a abordagem qualitativa, seguindo uma metodologia descritiva nos moldes de pesquisa participante. As principais contribuições teóricas para este trabalho foram Fanny Abramovich, Flávia Janiaski, Maria Isabel Ramos, Ana Elvira Wuo e Ângela Barcellos Café, autoras cujas escritas fornecem transferências importantes para a compreensão dos conceitos e práticas relacionadas à contação de histórias. Espera-se que este estudo possa contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas na educação infantil, enfatizando a importância da contação de histórias como estratégia educacional e explorando o potencial dos recursos visuais enriquecedores.
Abstract: This research arises from my experience as an early childhood education teacher, based on experiences with storytelling and perceptions of the contributions of narratives to children's development. The question that guides this study is to understand whether storytelling with visual resources by the teacher arouses greater interest and active participation in children and, in this way, contributes to developing empathy in the early childhood education classroom. The storytelling experiences analyzed in this dissertation were carried out with three-year-old children from the Elôah Marisa de Menezes Municipal Early Childhood Education School. As a methodological basis, a qualitative approach was chosen, following a descriptive methodology along the lines of participatory research. The main theoretical contributions to this work were made by Fanny Abramovich, Flávia Janiaski, Maria Isabel Ramos, Ana Elvira Wuo and Ângela Barcellos Café, authors whose writings provide important transfers for the understanding of concepts and practices related to storytelling. It is expected that this study can contribute to the improvement of pedagogical practices in early childhood education, emphasizing the importance of storytelling as an educational strategy and exploring the potential of enriching visual resources.
Keywords: Contação de histórias
Educação Infantil
Recursos visuais
Empatia
Storytelling
Early Childhood Education
Empathy
Visual Resources
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Quote: SILVA, Leidiane Aparecida Costa Ferreira da. Análise de práticas de Contação de histórias para crianças bem pequenas: Experiências de uma professora na Educação Infantil. 2025. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5080
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5080
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45243
Date of defense: 20-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analisepraticascontação.pdf3.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.