Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45217
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1060-9085
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Caminhos da docência: a construção da identidade docente nos cursos de licenciatura na UFU – MG
Alternate title (s): Pathways of teaching: the construction of teacher identity in undergraduate teacher education programs UFU – MG
Author: Rodrigues, Francisco Igor Alves
First Advisor: Campos, Vanessa Therezinha Bueno
First member of the Committee: Leite, Luciana Rodrigues
Second member of the Committee: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Summary: A presente pesquisa vincula-se a linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU e tem como objeto de estudo a construção da identidade docente nos cursos de licenciatura na UFU. A identidade é uma característica individual (MARTINAZZO, 2010), mutável (DUBAR, 2005; NOVÓA, 1992), que se constrói e reconstrói através das relações sociais (FLORES, 2015; FREIRE, 2001). No intuito de responder à questão, “como se constitui a identidade docente na formação inicial?”, definimos como objetivo geral da pesquisa, identificar e analisar nas narrativas de estudantes, os elementos que permeiam a constituição da identidade profissional docente no contexto dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E como objetivos específicos: I) Conhecer as motivações para o ingresso em um curso de licenciatura na UFU e na decisão de tornar-se professor(a); II) Identificar quais, segundo os sujeitos pesquisados, os saberes necessários à constituição da identidade docente e como estes saberes são apresentados; III) Analisar as percepções dos estudantes sobre a docência e o ser professor(a) e; IV) Analisar as percepções dos estudantes sobre o trabalho docente e o “ser professor(a)” na sociedade atual. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória (GIL, 2002), descritiva (BOGDAN e BIKLEN, 1994) de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), foi desenvolvida em cursos de graduação em licenciatura na UFU, com a colaboração de estudantes de cursos de licenciaturas das diversas áreas do conhecimento. Elaboramos nossa discussão sobre o processo de formação da identidade docente subsidiados pela revisão bibliográfica embasada pela técnica Estado da Questão (NÓBREGA-THERRIEN; THERRIEN, 2010), e no diálogo com as proposições de Freire (1996; 2002), Nóvoa (1991; 1992; 2009), Flores (2015), Arroyo (2000) e Tardif (2002). A construção dos dados foi realizada mediante o desenvolvimento de Entrevista Narrativa, pois esse instrumento fornece detalhes contextuais e relacionais necessários para a compreensão da história de vida (FLICK, 2009) e a constituição da identidade docente. Para analisarmos as informações recorreremos à técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006). As narrativas de vida descrevem contextos e experiencias vividas que contribuem na identificação de aspectos importantes na constituição do ser e tornar-se professor(a), estão carregadas de emoções, sentimentos e memorias que fazem parte e influenciam na constituição da identidade docente do sujeito. Compreendemos a identidade docente como um processo inacabado, mutável e multifacetado, cuja constituição é influenciada por diversos fatores mediante a três dimensões emergentes: a primeira dimensão com fatores que surgem antes do curso de licenciatura; a segunda dimensão com fatores presentes durante o percurso do curso de formação e; a terceira dimensão sendo suas expectativas em relação ao futuro, ou não, exercício docente, bem com sobre suas percepções em relação ao ser professor(a) e o trabalho docente na sociedade. Deste modo, a identidade docente se constitui, se cria, se faz e refaz, muda e se transforma com os movimentos da vida e do próprio ser, em seus contextos de vida, suas relações sociais, culturais, econômicas e políticas.
Abstract: This research is linked to the line of research on Knowledge and Educational Practices within the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia - UFU, focusing on the construction of teaching identity in undergraduate teacher education programs at UFU. Identity is an individual characteristic (MARTINAZZO, 2010), mutable (DUBAR, 2005; NOVÓA, 1992), shaped and reshaped through social relations (FLORES, 2015; FREIRE, 2001). In order to address the question, 'how is teaching identity constituted?', we defined the general objective of the research as identifying and analyzing the elements present in students' narratives that permeate the formation of professional teaching identity in the context of the undergraduate programs at the Federal University of Uberlândia (UFU). The specific objectives are: I) To understand the motivations for entering an undergraduate teacher education program at UFU and the decision to become a teacher; II) To identify which knowledge areas are deemed necessary for the construction of teaching identity according to the subjects researched, and how these areas are presented; III) To analyze students' perceptions of teaching and what it means to be a teacher; and IV) To analyze students' perceptions of teaching work and what it means to be a teacher in today's society. Methodologically, the research is exploratory (GIL, 2002), descriptive (BOGDAN & BIKLEN, 1994), and qualitative (MINAYO, 2001), conducted within undergraduate teacher education programs at UFU, involving students from various fields of knowledge. Our discussion on the process of forming teaching identity is supported by a literature review using the State-of-the-Art technique (NÓBREGA-THERRIEN; THERRIEN, 2010), and engages with the ideas of Freire (1996; 2002), Nóvoa (1991; 1992; 2009), Flores (2015), Arroyo (2000), and Tardif (2002). Data collection employed the Narrative Interview method, which provides contextual and relational details necessary for understanding life histories (FLICK, 2009) and the formation of teaching identity. Data analysis will utilize Content Analysis (BARDIN, 2006). Life narratives describe lived contexts and experiences that contribute to identifying important aspects of being and becoming a teacher, laden with emotions, feelings, and memories that influence the construction of the subject's teaching identity. We understand teaching identity as an ongoing, mutable, and multifaceted process, shaped by various factors across three emergent dimensions: the first dimension involving factors before entering the teacher education program; the second dimension involving factors during the course of teacher training; and the third dimension focusing on expectations regarding future or current teaching practice, as well as perceptions of what it means to be a teacher and the role of teaching work in society. Thus, teaching identity is formed, created, remade, changed, and transformed through life's movements and the individual's contexts of life, social relations, cultural, economic, and political influences.
Keywords: Formação docente inicial
Identidade profissional docente
Narrativas de vida
Initial teacher education
Professional teaching identity
Educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: RODRIGUES, Francisco Igor Alves. Caminhos da docência: a construção da identidade docente nos cursos de licenciatura na UFU – MG. 2024. 186 f. Dissertação (Mestrado em História) - - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5024
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5024
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45217
Date of defense: 29-Aug-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caminhos da docência: a construção da identidade docente nos cursos de licenciatura na UFU – MG.pdfDISSERTAÇÃO2.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.