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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1060-9085
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Caminhos da docência: a construção da identidade docente nos cursos de licenciatura na UFU – MG
Título (s) alternativo (s): Pathways of teaching: the construction of teacher identity in undergraduate teacher education programs UFU – MG
Autor: Rodrigues, Francisco Igor Alves
Primer orientador: Campos, Vanessa Therezinha Bueno
Primer miembro de la banca: Leite, Luciana Rodrigues
Segundo miembro de la banca: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Resumen: A presente pesquisa vincula-se a linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU e tem como objeto de estudo a construção da identidade docente nos cursos de licenciatura na UFU. A identidade é uma característica individual (MARTINAZZO, 2010), mutável (DUBAR, 2005; NOVÓA, 1992), que se constrói e reconstrói através das relações sociais (FLORES, 2015; FREIRE, 2001). No intuito de responder à questão, “como se constitui a identidade docente na formação inicial?”, definimos como objetivo geral da pesquisa, identificar e analisar nas narrativas de estudantes, os elementos que permeiam a constituição da identidade profissional docente no contexto dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E como objetivos específicos: I) Conhecer as motivações para o ingresso em um curso de licenciatura na UFU e na decisão de tornar-se professor(a); II) Identificar quais, segundo os sujeitos pesquisados, os saberes necessários à constituição da identidade docente e como estes saberes são apresentados; III) Analisar as percepções dos estudantes sobre a docência e o ser professor(a) e; IV) Analisar as percepções dos estudantes sobre o trabalho docente e o “ser professor(a)” na sociedade atual. Metodologicamente, a pesquisa é exploratória (GIL, 2002), descritiva (BOGDAN e BIKLEN, 1994) de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), foi desenvolvida em cursos de graduação em licenciatura na UFU, com a colaboração de estudantes de cursos de licenciaturas das diversas áreas do conhecimento. Elaboramos nossa discussão sobre o processo de formação da identidade docente subsidiados pela revisão bibliográfica embasada pela técnica Estado da Questão (NÓBREGA-THERRIEN; THERRIEN, 2010), e no diálogo com as proposições de Freire (1996; 2002), Nóvoa (1991; 1992; 2009), Flores (2015), Arroyo (2000) e Tardif (2002). A construção dos dados foi realizada mediante o desenvolvimento de Entrevista Narrativa, pois esse instrumento fornece detalhes contextuais e relacionais necessários para a compreensão da história de vida (FLICK, 2009) e a constituição da identidade docente. Para analisarmos as informações recorreremos à técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006). As narrativas de vida descrevem contextos e experiencias vividas que contribuem na identificação de aspectos importantes na constituição do ser e tornar-se professor(a), estão carregadas de emoções, sentimentos e memorias que fazem parte e influenciam na constituição da identidade docente do sujeito. Compreendemos a identidade docente como um processo inacabado, mutável e multifacetado, cuja constituição é influenciada por diversos fatores mediante a três dimensões emergentes: a primeira dimensão com fatores que surgem antes do curso de licenciatura; a segunda dimensão com fatores presentes durante o percurso do curso de formação e; a terceira dimensão sendo suas expectativas em relação ao futuro, ou não, exercício docente, bem com sobre suas percepções em relação ao ser professor(a) e o trabalho docente na sociedade. Deste modo, a identidade docente se constitui, se cria, se faz e refaz, muda e se transforma com os movimentos da vida e do próprio ser, em seus contextos de vida, suas relações sociais, culturais, econômicas e políticas.
Abstract: This research is linked to the line of research on Knowledge and Educational Practices within the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia - UFU, focusing on the construction of teaching identity in undergraduate teacher education programs at UFU. Identity is an individual characteristic (MARTINAZZO, 2010), mutable (DUBAR, 2005; NOVÓA, 1992), shaped and reshaped through social relations (FLORES, 2015; FREIRE, 2001). In order to address the question, 'how is teaching identity constituted?', we defined the general objective of the research as identifying and analyzing the elements present in students' narratives that permeate the formation of professional teaching identity in the context of the undergraduate programs at the Federal University of Uberlândia (UFU). The specific objectives are: I) To understand the motivations for entering an undergraduate teacher education program at UFU and the decision to become a teacher; II) To identify which knowledge areas are deemed necessary for the construction of teaching identity according to the subjects researched, and how these areas are presented; III) To analyze students' perceptions of teaching and what it means to be a teacher; and IV) To analyze students' perceptions of teaching work and what it means to be a teacher in today's society. Methodologically, the research is exploratory (GIL, 2002), descriptive (BOGDAN & BIKLEN, 1994), and qualitative (MINAYO, 2001), conducted within undergraduate teacher education programs at UFU, involving students from various fields of knowledge. Our discussion on the process of forming teaching identity is supported by a literature review using the State-of-the-Art technique (NÓBREGA-THERRIEN; THERRIEN, 2010), and engages with the ideas of Freire (1996; 2002), Nóvoa (1991; 1992; 2009), Flores (2015), Arroyo (2000), and Tardif (2002). Data collection employed the Narrative Interview method, which provides contextual and relational details necessary for understanding life histories (FLICK, 2009) and the formation of teaching identity. Data analysis will utilize Content Analysis (BARDIN, 2006). Life narratives describe lived contexts and experiences that contribute to identifying important aspects of being and becoming a teacher, laden with emotions, feelings, and memories that influence the construction of the subject's teaching identity. We understand teaching identity as an ongoing, mutable, and multifaceted process, shaped by various factors across three emergent dimensions: the first dimension involving factors before entering the teacher education program; the second dimension involving factors during the course of teacher training; and the third dimension focusing on expectations regarding future or current teaching practice, as well as perceptions of what it means to be a teacher and the role of teaching work in society. Thus, teaching identity is formed, created, remade, changed, and transformed through life's movements and the individual's contexts of life, social relations, cultural, economic, and political influences.
Palabras clave: Formação docente inicial
Identidade profissional docente
Narrativas de vida
Initial teacher education
Professional teaching identity
Educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: RODRIGUES, Francisco Igor Alves. Caminhos da docência: a construção da identidade docente nos cursos de licenciatura na UFU – MG. 2024. 186 f. Dissertação (Mestrado em História) - - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5024
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5024
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45217
Fecha de defensa: 29-ago-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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