Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45212
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1279-7689
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Escola bilíngue para surdos e o ensino de línguas: diversidade surda e as políticas públicas de inclusão
Alternate title (s): Bilingual school for deaf people and language teaching: deaf diversity and public inclusion policies
Escuela bilingüe para sordos y enseñanza de idiomas: diversidad sorda y políticas públicas de inclusión
Author: Oliveira, Lucas Floriano de
First Advisor: Godoi, Eliamar
First member of the Committee: Amado, Giselly Tiago Ribeiro
Second member of the Committee: Leite, Letícia de Sousa
Third member of the Committee: Andrade, Telma Rosa de
Fourth member of the Committee: Seara, Isabel Maria Loureiro de Roboredo
Summary: A temática central desta pesquisa incide sobre a Escola Bilíngue para surdos e o ensino de línguas considerando a diversidade surda e as políticas públicas de inclusão. Na presente tese, buscamos investigar e descrever a estrutura e o funcionamento da Escola Bilíngue para surdos e como se estabelecem as políticas públicas de inclusão de surdos nesse contexto, bem como apontar ações e o processo de acolhida nessa escola. A problematização do estudo se encontra focada em três questões norteadoras, a saber, (1) Como se estabelecem as políticas públicas de inclusão de surdos na Escola Bilíngue Libras e Português escrito de Taguatinga no Distrito Federal? (2) A estrutura física e recursos humanos da EBT e o seu funcionamento favorecem a promoção da educação bilíngue de surdos? (3) Como são estabelecidas as políticas públicas de inclusão dos surdos e do bilinguismo no Projeto Político Pedagógico da escola e como o ensino de línguas é fundamentado nesse documento legal interno da EBT? A metodologia adotada se fundamenta no paradigma qualitativo de base interpretativista, cujo procedimento metodológico utiliza a pesquisa documental e o estudo de caso. Quanto ao quadro teórico-metodológico, o estudo é circunscrito na revisão bibliográfica da temática de estudo, quais sejam, os textos referentes à educação bilíngue de surdos, em termos gerais, o ensino de línguas, a diversidade surda e as políticas públicas de inclusão. Acreditamos na necessidade de colaborar com os estudos linguísticos sobre a educação bilíngue de surdos ao evidenciar certas lacunas observadas nas práticas pedagógicas e na estrutura e no funcionamento das escolas bilíngues. Outra justificativa incide na urgência de contribuições para uma educação bilíngue de surdos que contemple o ensino de línguas voltado às suas necessidades linguísticas, identitárias e culturais, uma vez que o nosso levantamento não identificou trabalhos que tratassem de forma específica ou mais aprofundada sobre a estrutura e o funcionamento da Escola Bilíngue. Os contornos e a direção dessa discussão reforçam que a instituição investigada promove um ambiente bilíngue que facilita a interação entre alunos com diferentes níveis de proficiência em Libras, permitindo que aprendam e se desenvolvam juntos, fortalecendo o senso de comunidade e pertencimento. Assim, a escola se compromete a criar um espaço onde a diversidade linguística e cultural é respeitada e valorizada, proporcionando aos estudantes surdos uma educação que reconhece e celebra sua identidade única. É nossa expectativa que esta tese estimule o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o ensino de línguas para surdos, alinhadas a uma abordagem que valorize a sua condição linguística a partir de uma perspectiva bilíngue, reconhecendo a heterogeneidade surda. Considerando essa premissa, a pesquisa desenvolvida buscou indicar possíveis caminhos e desdobramentos para a promoção da educação bilíngue que leve em conta a diversidade surda e que seja mais inclusiva, justa e igualitária em condição de oportunidade para todos. Essa é a educação que os surdos almejam.
Abstract: The central theme of this research is the Bilingual School for the Deaf and language teaching, considering deaf diversity and public inclusion policies. In this thesis, we seek to investigate and describe the structure and functioning of the Bilingual School for the Deaf and how public policies for the inclusion of deaf people are established in this context, as well as pointing out actions and the process of welcoming people into this school. The problematization of the study is focused on three guiding questions, namely: (1) How are public policies for the inclusion of deaf people established at the Libras and Written Portuguese Bilingual School in Taguatinga in the Federal District? (2) Does the physical structure and human resources of the EBT and its operation favor the promotion of bilingual education for deaf people? (3) How are public policies for the inclusion of deaf people and bilingualism established in the school's Pedagogical Political Project and how is language teaching based on this internal legal document of the EBT? The methodology adopted is based on the interpretivist qualitative paradigm, whose methodological procedure uses documentary research and case studies. As for the theoretical-methodological framework, the study is limited to a bibliographical review of the subject of study, namely texts referring to bilingual education for the deaf, in general terms, language teaching, deaf diversity and public inclusion policies. We believe in the need to collaborate with linguistic studies on bilingual education for the deaf by highlighting certain gaps observed in pedagogical practices and in the structure and functioning of bilingual schools. Another justification lies in the urgent need for contributions to bilingual education for the deaf that includes language teaching geared to their linguistic, identity and cultural needs, since our survey did not identify any studies that dealt specifically or in greater depth with the structure and functioning of bilingual schools. The outlines and direction of this discussion reinforce that the institution under investigation promotes a bilingual environment that facilitates interaction between students with different levels of proficiency in Libras, allowing them to learn and develop together, strengthening their sense of community and belonging. Thus, the school is committed to creating a space where linguistic and cultural diversity is respected and valued, providing deaf students with an education that recognizes and celebrates their unique identity. It is our hope that this thesis will stimulate the development of pedagogical practices aimed at teaching languages to deaf people, aligned with an approach that values their linguistic condition from a bilingual perspective, recognizing deaf heterogeneity. Considering this premise, the research carried out sought to indicate possible paths and developments for the promotion of bilingual education that takes into account deaf diversity and is more inclusive, fair and equal in terms of opportunity for all. This is the education that deaf people want.
El tema central de esta investigación es la escuela bilingüe para sordos y la enseñanza del lenguaje, considerando la diversidad sorda y las políticas públicas de inclusión. En esta tesis, buscamos investigar y describir la estructura y el funcionamiento de la Escuela Bilingüe para Sordos y cómo se establecen las políticas públicas de inclusión de personas sordas en este contexto, además de señalar las acciones y el proceso de acogida de personas en esta escuela. La problematización del estudio se centra en tres preguntas orientadoras, a saber: (1) ¿Cómo se establecen las políticas públicas para la inclusión de las personas sordas en la Escuela Bilingüe Libras y Português escrito de Taguatinga, en el Distrito Federal? (2) ¿La estructura física y los recursos humanos de la EBT y su funcionamiento favorecen la promoción de la educación bilingüe de las personas sordas? (3) ¿Cómo se establecen las políticas públicas para la inclusión de las personas sordas y el bilingüismo en el Proyecto Político Pedagógico de la escuela y cómo se basa la enseñanza de la lengua en este documento legal interno de la EBT? La metodología adoptada se basa en el paradigma cualitativo interpretativista, cuyo procedimiento metodológico utiliza la investigación documental y el estudio de casos. En cuanto al marco teórico-metodológico, el estudio se circunscribe en la revisión bibliográfica del objeto de estudio, a saber, textos referidos a la educación bilingüe para sordos, en términos generales, la enseñanza de la lengua, la diversidad sorda y las políticas públicas de inclusión. Creemos en la necesidad de colaborar con los estudios lingüísticos sobre la educación bilingüe para sordos, destacando ciertas lagunas observadas en las prácticas pedagógicas y en la estructura y funcionamiento de los centros bilingües. Otra justificación radica en la urgente necesidad de contribuciones a la educación bilingüe de los sordos que incluyan una enseñanza de la lengua orientada a sus necesidades lingüísticas, identitarias y culturales, ya que en nuestra encuesta no se identificaron trabajos que trataran específicamente o con mayor profundidad la estructura y el funcionamiento de la escuela bilingüe. Los contornos y la dirección de esta discusión refuerzan que la institución investigada promueve un ambiente bilingüe que facilita la interacción entre estudiantes con diferentes niveles de competencia en Libras, permitiéndoles aprender y desarrollarse juntos, fortaleciendo su sentido de comunidad y pertenencia. De este modo, el centro se compromete a crear un espacio donde se respete y valore la diversidad lingüística y cultural, proporcionando a los alumnos sordos una educación que reconozca y celebre su identidad única. Esperamos que esta tesis estimule el desarrollo de prácticas pedagógicas orientadas a la enseñanza de lenguas a personas sordas, alineadas con un enfoque que valore su condición lingüística desde una perspectiva bilingüe, reconociendo la heterogeneidad sorda. Teniendo en cuenta esta premisa, la investigación realizada buscó indicar posibles caminos y desarrollos para promover una educación bilingüe que tenga en cuenta la diversidad sorda y sea más inclusiva, justa e igualitaria en términos de oportunidades para todos. Esta es la educación que quieren las personas sordas.
Keywords: Educação bilíngue de surdos.
Estrutura e funcionamento da Escola Bilíngue de surdos.
Ensino de línguas para surdos.
Diversidade surda
Bilingual education for the deaf
Structure and functioning of bilingual schools for the deaf
Language teaching for the deaf
Deaf diversity
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística
Educação bilíngue
Surdos - Educação
Inclusão em educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: Oliveira, Lucas Floriano de. Escola bilíngue para surdos e o ensino de línguas: diversidade surda e as políticas públicas de inclusão. 2025. 190 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5014.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5014
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45212
Date of defense: 28-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Estudos Linguísticos

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