Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45204
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-8509-0489
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Percepção dos técnicos em saúde bucal em relação aos métodos de gerenciamento do comportamento utilizados em odontopediatria
Título (s) alternativo (s): Perception of oral health technicians regarding behavior management methods used in pediatric dentistry
Autor: Souza, Mariana Almeida de
Primer orientador: Prado, Alessandra Maia de Castro
Primer coorientador: Mendonça, Ludmila Cavalcanti de
Primer miembro de la banca: Oliveira, Danielly Cunha Araújo Ferreira de
Segundo miembro de la banca: Carlo, Fabíola Galbiatti de Carvalho
Resumen: O gerenciamento comportamental em odontopediatria é fundamental para um atendimento de qualidade, sendo os Técnicos em Saúde Bucal (TSB) participantes ativos neste processo. Entretanto, há poucos estudos sobre suas percepções das técnicas de gerenciamento comportamental (TGC). Este estudo objetivou avaliar a percepção dos alunos e profissionais TSB sobre as principais TGC em Odontopediatria. Realizouse pesquisa descritiva quantitativa com 81 participantes (42 estudantes e 39 profissionais), via formulário Google Forms, contendo questões sociodemográficas e sobre percepção das TGC. A amostra foi exclusivamente feminina, 51,85% com idade entre 27-45 anos, sendo que 55,56% atuam com crianças, mas apenas 35,80% receberam treinamento em TGC. O grau de concordância em relação ao emprego das técnicas, em ordem decrescente, foram: dizer-mostrar-fazer (98,76%), reforço positivo (97,53%), distração (90,13%), controle de voz (86,42%), presença dos pais (65,43%) e estabilização protetora (51,85%). Concluiu-se que existe disparidade entre atuação prática (55,56%) e capacitação formal (35,08%), com preferência por técnicas básicas, evidenciando necessidade de maior alinhamento entre formação teórica e prática profissional.
Abstract: Behavioral management in pediatric dentistry is essential for quality care, with Dental Health Technicians (DHT) being active participants in this process. However, there are few studies on their perceptions of behavioral management techniques (BMT). This study aimed to evaluate the perception of DHT students and professionals regarding the main BMT in Pediatric Dentistry. A quantitative descriptive research was conducted with 81 participants (42 students and 39 professionals) via Google Forms questionnaire, containing sociodemographic questions and perception of BMT. The sample was exclusively female, 51.85% aged between 27-45 years, with 55.56% working with children, but only 35.80% received training in BMT. The most accepted techniques, in decreased order, were tell-show-do (98.76%), positive reinforcement (97.53%), distraction (90.13%), voice control (86.42%), parental presence (65.43%), and protective stabilization (51.85%). So, there is a disparity between practical performance (55.56%) and formal training (35.08%), with preference for basic techniques, highlighting the need for better alignment between theoretical education and professional practice
Palabras clave: Equipe de Saúde Bucal
Odontopediatria
Comportamento
Dental Health Team
Pediatric Dentistry
Behavior
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, Mariana Almeida de. Percepção dos técnicos em saúde bucal em relação aos métodos de gerenciamento do comportamento utilizados em odontopediatria. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45204
Fecha de defensa: 3-abr-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Percepçãotécnicossaúde.pdf1.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons