Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45204
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Mariana Almeida de-
dc.date.accessioned2025-04-14T18:26:16Z-
dc.date.available2025-04-14T18:26:16Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Mariana Almeida de. Percepção dos técnicos em saúde bucal em relação aos métodos de gerenciamento do comportamento utilizados em odontopediatria. 2025. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45204-
dc.description.abstractBehavioral management in pediatric dentistry is essential for quality care, with Dental Health Technicians (DHT) being active participants in this process. However, there are few studies on their perceptions of behavioral management techniques (BMT). This study aimed to evaluate the perception of DHT students and professionals regarding the main BMT in Pediatric Dentistry. A quantitative descriptive research was conducted with 81 participants (42 students and 39 professionals) via Google Forms questionnaire, containing sociodemographic questions and perception of BMT. The sample was exclusively female, 51.85% aged between 27-45 years, with 55.56% working with children, but only 35.80% received training in BMT. The most accepted techniques, in decreased order, were tell-show-do (98.76%), positive reinforcement (97.53%), distraction (90.13%), voice control (86.42%), parental presence (65.43%), and protective stabilization (51.85%). So, there is a disparity between practical performance (55.56%) and formal training (35.08%), with preference for basic techniques, highlighting the need for better alignment between theoretical education and professional practicept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEquipe de Saúde Bucalpt_BR
dc.subjectOdontopediatriapt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectDental Health Teampt_BR
dc.subjectPediatric Dentistrypt_BR
dc.subjectBehaviorpt_BR
dc.titlePercepção dos técnicos em saúde bucal em relação aos métodos de gerenciamento do comportamento utilizados em odontopediatriapt_BR
dc.title.alternativePerception of oral health technicians regarding behavior management methods used in pediatric dentistrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mendonça, Ludmila Cavalcanti de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9416072342582551pt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Alessandra Maia de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5083393156700664pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Danielly Cunha Araújo Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1476120663808129pt_BR
dc.contributor.referee2Carlo, Fabíola Galbiatti de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349089146548949pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4047263450714838pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO gerenciamento comportamental em odontopediatria é fundamental para um atendimento de qualidade, sendo os Técnicos em Saúde Bucal (TSB) participantes ativos neste processo. Entretanto, há poucos estudos sobre suas percepções das técnicas de gerenciamento comportamental (TGC). Este estudo objetivou avaliar a percepção dos alunos e profissionais TSB sobre as principais TGC em Odontopediatria. Realizouse pesquisa descritiva quantitativa com 81 participantes (42 estudantes e 39 profissionais), via formulário Google Forms, contendo questões sociodemográficas e sobre percepção das TGC. A amostra foi exclusivamente feminina, 51,85% com idade entre 27-45 anos, sendo que 55,56% atuam com crianças, mas apenas 35,80% receberam treinamento em TGC. O grau de concordância em relação ao emprego das técnicas, em ordem decrescente, foram: dizer-mostrar-fazer (98,76%), reforço positivo (97,53%), distração (90,13%), controle de voz (86,42%), presença dos pais (65,43%) e estabilização protetora (51,85%). Concluiu-se que existe disparidade entre atuação prática (55,56%) e capacitação formal (35,08%), com preferência por técnicas básicas, evidenciando necessidade de maior alinhamento entre formação teórica e prática profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseOdontologiapt_BR
dc.sizeorduration27pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIApt_BR
dc.orcid.putcode182268008-
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Percepçãotécnicossaúde.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons