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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2721-3132
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Geografando as ocupações das escolas públicas de São Paulo (2015-2016)
Título(s) alternativo(s): Geographing the occupations of the São Paulo’s public schools (2015-2016)
Autor(es): Silva, Elias Coimbra
Primeiro orientador: Barbosa, Tulio
Primeiro membro da banca: Moura, Jeani Delgado Paschoal
Segundo membro da banca: Silva, Maurício Alves
Terceiro membro da banca: Colesanti, Marlene Teresinha de Muno
Quarto membro da banca: Gonçalves, Amanda Regina
Resumo: O texto desta tese expõe nosso trabalho de pesquisa acerca das Ocupações das escolas públicas, de ensino básico, no estado de São Paulo, no final de 2015 e início de 2016, empreendida pelos próprios estudantes secundaristas usuários desses espaços. Esse movimento deu-se como um recurso último para impedir a chamada “Reorganização” – uma politica pública de fechamento de salas e “otimização” de recursos, cujo objetivo não era outro senão reduzir custos na já debilitada área da educação pública. Nesse sentido, buscamos, a princípio, problematizar narrativas e fatos, para demonstrar tanto a autonomia desse grupo de jovens engajados, face outros atores interessados, quanto a ignomínia das autoridades constituídas em seu projeto de desmantelar a coisa pública. Na sequência, aprofundamos nossa crítica destacando as limitações estruturais da educação formal, no que diz respeito à relevância do ensino para a formação integral, daqueles jovens sujeitos, formação essa descrita nas próprias publicações oficiais, por exemplo sob termos como: conceitos, atitudes, procedimentos etc. E, depois, analisamos empiricamente as ações dos estudantes, sobretudo naquilo que ela possuem de geográficas. Concluímos então, pelo reconhecimento da importância dessa breve experiência das Ocupações para a eventual transformação, progressista, da sociedade; e da própria história.
Abstract: This thesis exposes our research work about the Occupations of public schools, of primary education, in the state of São Paulo, in the end of 2015 and beginning of 2016, undertaken by the students who use these spaces. This movement happened as a last resort to prevent the so-called “Reorganization” – a public policy of closing classrooms and “optimizing” resources, whose objective was none other than to reduce costs in the weakened area of public education. In this sense, we sought, at first, to problematize narratives and facts, in order to demonstrate both the autonomy of this group of engaged young people, and other interested actors, and the ignominy of the authorities constituted in their project to dismantle the public structure. Next, we deepen our critique by highlighting the structural limitations of formal education, with regard to the relevance of teaching for the integral training of those young subjects, training that is described in official publications, for example under terms such as: concepts, attitudes, procedures etc. And then, we empirically analyze the actions of students, especially in terms of their geographic features. We conclude, therefore, by recognizing the importance of this brief experience of the Occupations for the eventual, progressive transformation of society; and of the very history.
Palavras-chave: Política
Escola
Ação Social
Táticas
Politics
School
Social Action
Tatics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Geografia
Ação social - São Paulo (SP)
Escolas públicas - São Paulo (SP)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: SILVA, Elias Coimbra da. Geografando as ocupações das escolas públicas de São Paulo (2015-2016). 2021. 212 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.48.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.48
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45069
Data de defesa: 5-Nov-2021
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
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