Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45069
ORCID: | ![]() |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Geografando as ocupações das escolas públicas de São Paulo (2015-2016) |
Título (s) alternativo (s): | Geographing the occupations of the São Paulo’s public schools (2015-2016) |
Autor: | Silva, Elias Coimbra |
Primer orientador: | Barbosa, Tulio |
Primer miembro de la banca: | Moura, Jeani Delgado Paschoal |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Maurício Alves |
Tercer miembro de la banca: | Colesanti, Marlene Teresinha de Muno |
Cuarto miembro de la banca: | Gonçalves, Amanda Regina |
Resumen: | O texto desta tese expõe nosso trabalho de pesquisa acerca das Ocupações das escolas públicas, de ensino básico, no estado de São Paulo, no final de 2015 e início de 2016, empreendida pelos próprios estudantes secundaristas usuários desses espaços. Esse movimento deu-se como um recurso último para impedir a chamada “Reorganização” – uma politica pública de fechamento de salas e “otimização” de recursos, cujo objetivo não era outro senão reduzir custos na já debilitada área da educação pública. Nesse sentido, buscamos, a princípio, problematizar narrativas e fatos, para demonstrar tanto a autonomia desse grupo de jovens engajados, face outros atores interessados, quanto a ignomínia das autoridades constituídas em seu projeto de desmantelar a coisa pública. Na sequência, aprofundamos nossa crítica destacando as limitações estruturais da educação formal, no que diz respeito à relevância do ensino para a formação integral, daqueles jovens sujeitos, formação essa descrita nas próprias publicações oficiais, por exemplo sob termos como: conceitos, atitudes, procedimentos etc. E, depois, analisamos empiricamente as ações dos estudantes, sobretudo naquilo que ela possuem de geográficas. Concluímos então, pelo reconhecimento da importância dessa breve experiência das Ocupações para a eventual transformação, progressista, da sociedade; e da própria história. |
Abstract: | This thesis exposes our research work about the Occupations of public schools, of primary education, in the state of São Paulo, in the end of 2015 and beginning of 2016, undertaken by the students who use these spaces. This movement happened as a last resort to prevent the so-called “Reorganization” – a public policy of closing classrooms and “optimizing” resources, whose objective was none other than to reduce costs in the weakened area of public education. In this sense, we sought, at first, to problematize narratives and facts, in order to demonstrate both the autonomy of this group of engaged young people, and other interested actors, and the ignominy of the authorities constituted in their project to dismantle the public structure. Next, we deepen our critique by highlighting the structural limitations of formal education, with regard to the relevance of teaching for the integral training of those young subjects, training that is described in official publications, for example under terms such as: concepts, attitudes, procedures etc. And then, we empirically analyze the actions of students, especially in terms of their geographic features. We conclude, therefore, by recognizing the importance of this brief experience of the Occupations for the eventual, progressive transformation of society; and of the very history. |
Palabras clave: | Política Escola Ação Social Táticas Politics School Social Action Tatics |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Tema: | Geografia Ação social - São Paulo (SP) Escolas públicas - São Paulo (SP) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Cita: | SILVA, Elias Coimbra da. Geografando as ocupações das escolas públicas de São Paulo (2015-2016). 2021. 212 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.48. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.48 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45069 |
Fecha de defensa: | 5-nov-2021 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
Aparece en las colecciones: | TESE - Geografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GeografandoOcupaçõesEscolas .pdf | Tese | 2.03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.