Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45047
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-7266-8930
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2027-03-13
Title: Rodas de conversa com adolescentes: possibilidades de intervenção em psicologia escolar.
Author: Pereira, Elias Gonzaga
First Advisor: Cunha, Claudia Araújo da
First member of the Committee: Cunha, Claudia Araújo da
Second member of the Committee: Gomide, Ana Paula de Ávila
Third member of the Committee: Silva Paula, Fernando
Summary: Este artigo investiga as possibilidades e desafios do uso de rodas de conversa com adolescentes como espaço de escuta e ferramenta de intervenção para o psicólogo escolar. O trabalho surge da experiência de Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar/Educacional, realizado em uma escola estadual pública de Uberlândia-MG, com estudantes do ensino fundamental I e II. Para isso, realiza uma investigação e discussão das intervenções com rodas de conversa em outras pesquisas realizadas em escolas públicas, visando compartilhar experiências, dirimir dúvidas sobre o manejo e ampliar o repertório de profissionais da psicologia. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, abrangendo trabalhos dos últimos 5 anos (2018-2022), encontrados nas bases de dados SciELO, PePSIC, Index Psi e Google Acadêmico, utilizando os descritores “psicologia escolar crítica” E “rodas de conversa” E “escola”. O Protocolo PRISMA foi utilizado para a seleção dos estudos, seguindo as etapas de identificação, seleção e elegibilidade. A análise dos trabalhos selecionados (quatro ao total) foi realizada por meio da Análise Temática, buscando identificar padrões e temas recorrentes. A pesquisa conclui que as rodas de conversa se mostram como uma ferramenta potente para a intervenção do psicólogo escolar, promovendo a escuta, o diálogo, a reflexão e o desenvolvimento social dos adolescentes, além de contribuir para a construção de um ambiente escolar mais democrático e acolhedor. A pesquisa também destaca a necessidade de mais estudos que aprofundem a compreensão do papel do psicólogo escolar e a utilização das rodas de conversa em diferentes contextos.
Abstract: This article investigates the possibilities and challenges of using circles time with adolescents as a space for attentive listening and an intervention tool for the school psychologist. This work stems from a Supervised Internship experience in School/Educational Psychology, conducted in a public state school in Uberlândia-MG, with middle school students (grades 6-9). To this end, it investigates and discussion of interventions using circles time in other research studies in public schools, aiming to share experiences, address doubts regarding facilitation, and broaden the repertoire of psychology professionals. The methodology employed was a literature review, encompassing studies from the last 5 years (2018-2022) in the SciELO, PePSIC, Index Psi, and Google Scholar databases, using the descriptors “critical school psychology” AND “circles time” AND “school”. The PRISMA Protocol was used for study selection, following the stages of identification, screening, and eligibility. The analysis of the selected studies (four in total) was performed through Thematic Analysis, seeking to identify recurring patterns and themes. The research concludes that circles time prove to be a powerful tool for school psychologist intervention, promoting listening, dialogue, reflection, and social development among adolescents, in addition to contributing to the construction of a more democratic and welcoming school environment. The research also highlights the need for further studies that deepen the understanding of the school psychologist's role and the use of circles time in different contexts.
Keywords: Educational Psychology, Circle Time, Adolescence, Public School
Rodas de Conversa Psicologia Educacional
Adolescência
Escola Pública
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PEREIRA, Elias Gonzaga. Rodas de conversa com adolescentes: possibilidades de intervenção em psicologia escolar. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Psicologia ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45047
Date of defense: 13-Mar-2025
Appears in Collections:TCC - Psicologia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons