Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45047
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Elias Gonzaga-
dc.date.accessioned2025-03-21T19:57:08Z-
dc.date.available2025-03-21T19:57:08Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationPEREIRA, Elias Gonzaga. Rodas de conversa com adolescentes: possibilidades de intervenção em psicologia escolar. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Psicologia ) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45047-
dc.description.abstractThis article investigates the possibilities and challenges of using circles time with adolescents as a space for attentive listening and an intervention tool for the school psychologist. This work stems from a Supervised Internship experience in School/Educational Psychology, conducted in a public state school in Uberlândia-MG, with middle school students (grades 6-9). To this end, it investigates and discussion of interventions using circles time in other research studies in public schools, aiming to share experiences, address doubts regarding facilitation, and broaden the repertoire of psychology professionals. The methodology employed was a literature review, encompassing studies from the last 5 years (2018-2022) in the SciELO, PePSIC, Index Psi, and Google Scholar databases, using the descriptors “critical school psychology” AND “circles time” AND “school”. The PRISMA Protocol was used for study selection, following the stages of identification, screening, and eligibility. The analysis of the selected studies (four in total) was performed through Thematic Analysis, seeking to identify recurring patterns and themes. The research concludes that circles time prove to be a powerful tool for school psychologist intervention, promoting listening, dialogue, reflection, and social development among adolescents, in addition to contributing to the construction of a more democratic and welcoming school environment. The research also highlights the need for further studies that deepen the understanding of the school psychologist's role and the use of circles time in different contexts.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectEducational Psychology, Circle Time, Adolescence, Public Schoolpt_BR
dc.subjectRodas de Conversa Psicologia Educacionalpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.titleRodas de conversa com adolescentes: possibilidades de intervenção em psicologia escolar.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Claudia Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8187446242009595pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Claudia Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8187446242009595pt_BR
dc.contributor.referee2Gomide, Ana Paula de Ávila-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3745695265266949pt_BR
dc.contributor.referee3Silva Paula, Fernando-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937231594374710pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo investiga as possibilidades e desafios do uso de rodas de conversa com adolescentes como espaço de escuta e ferramenta de intervenção para o psicólogo escolar. O trabalho surge da experiência de Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar/Educacional, realizado em uma escola estadual pública de Uberlândia-MG, com estudantes do ensino fundamental I e II. Para isso, realiza uma investigação e discussão das intervenções com rodas de conversa em outras pesquisas realizadas em escolas públicas, visando compartilhar experiências, dirimir dúvidas sobre o manejo e ampliar o repertório de profissionais da psicologia. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, abrangendo trabalhos dos últimos 5 anos (2018-2022), encontrados nas bases de dados SciELO, PePSIC, Index Psi e Google Acadêmico, utilizando os descritores “psicologia escolar crítica” E “rodas de conversa” E “escola”. O Protocolo PRISMA foi utilizado para a seleção dos estudos, seguindo as etapas de identificação, seleção e elegibilidade. A análise dos trabalhos selecionados (quatro ao total) foi realizada por meio da Análise Temática, buscando identificar padrões e temas recorrentes. A pesquisa conclui que as rodas de conversa se mostram como uma ferramenta potente para a intervenção do psicólogo escolar, promovendo a escuta, o diálogo, a reflexão e o desenvolvimento social dos adolescentes, além de contribuir para a construção de um ambiente escolar mais democrático e acolhedor. A pesquisa também destaca a necessidade de mais estudos que aprofundem a compreensão do papel do psicólogo escolar e a utilização das rodas de conversa em diferentes contextos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsO acesso embargado se dá devido a possibilidade de uma futura publicação e submissão em revistas da área de concentração do trabalho de conclusão de curso.pt_BR
dc.orcid.putcode180622076-
dc.description.embargo2027-03-13-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodasconversaadolescentes.pdf
  Until 2027-03-13
612.97 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons