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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45034
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Práticas de letramentos de estudantes no curso de português para fins acadêmicos na FEAH-UNTL |
Alternate title (s): | Literacy practices of students in the portuguese course for academic purposes at FEAH-UNTL |
Author: | Soares, Juliana |
First Advisor: | Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva |
First member of the Committee: | Guimarães, Joice Eloi |
Second member of the Committee: | Ribas, Fernanda Costa |
Summary: | Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - PPGEL da Universidade Federal de Uberlândia, UFU. A colaboração com o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras - MOB-GCUB também oferece suporte à realização deste estudo. Portanto, o trabalho visa relacionar as “histórias pregressas de letramento dos estudantes” (Oliveira, 2016, p. 226) de um grupo de quatro alunos do Curso de Português para Fins Acadêmicos, na Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da Universidade Nacional Timor Lorosa’e com as práticas de letramentos acadêmicos vivenciadas naquele contexto multilíngue para compreender a produção acadêmica do gênero resumo. A base teórica utilizada engloba elementos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Rojo, 2007), bem como as teorias dos Novos Estudos de Letramentos/NEL (Street, 1984; 2010; Kleiman, 1995; 2005), Letramentos Acadêmicos (Lea e Street, 1998; 2014; Fiad, 2011, 2013, 2015, 2016; Fischer, 2007, 2008, Marinho, 2010; Oliveira, 2009, 2016; Zavala, 2010) e gêneros discursivos (Bakhtin, 2011). A pesquisa em questão é justificada pela complexidade de escrever gêneros acadêmicos em um cenário onde os participantes do CPFA da FEAH-UNTL, em colaboração com o Leitorado Guimarães Rosa, são solicitados a ler e escrever gêneros acadêmicos, como o resumo, em português. Este estudo emprega uma metodologia qualitativa (Paiva, 2019), de cunho etnográfico (Lillis, 2008). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas online com os alunos para gerar informações, realizadas nas duas línguas oficiais do Timor-Leste, tétum e português. Adicionalmente, os participantes produziram diários de escrita sobre o curso, que foram enviados individualmente a mim. Ao final do curso, com o apoio dos professores timorenses, os partícipes do CPFA elaboraram resumos acadêmicos, que foram enviados para a minha análise e discussão. A pesquisa, baseada em diários de escrita sobre o curso e entrevistas online, revelou uma gama de experiências de letramentos compartilhadas pelos alunos. Isso inclui práticas de leitura e escrita desenvolvidas em contextos escolares, universitários e familiares, muitas das quais podem ser categorizadas como práticas vernaculares. Os resultados indicam que os estudantes enfrentam desafios significativos, principalmente na interpretação de textos acadêmicos, na elaboração de resumos e no uso adequado de vocabulário especializado, bem como na estrutura da língua portuguesa. Apesar dessas complexidades, as evidências mostram que os alunos valorizam o apoio dos professores para se integrarem ao processo de formação acadêmica. Ademais, as opiniões dos participantes espelham uma perspectiva mais tradicional acerca das habilidades de estudo e socialização acadêmica para a escrita, centrada no domínio do idioma e com pouca ênfase em elementos sociais, como identidade, autoridade e relações de poder no ambiente acadêmico, como ressaltado por Lea e Street (2006; 2014). Contudo, conforme destaca Fiad (2013a), fundamentada em Bakhtin (1997), e Guimarães (2018), que também se baseia nesse autor (Bakhtin, 2011) e seu círculo, a escrita acadêmica pode ser percebida como um ambiente de (Re)escrita e negociação de significados, em que os alunos não só seguem normas, mas também criam suas próprias vozes e se assumem como “autores-criadores” (Guimarães, 2018). Nesse contexto, os resumos dos quatro participantes do CPFA, apesar dos desafios no uso da língua portuguesa, revelam práticas emergentes de engajamento discursivo, refletindo como os alunos interagem com os textos, atribuem significados e desenvolvem suas identidades autorais em um ambiente multilíngue e repleto de complexidades. |
Abstract: | This master’s dissertation is linked to the Postgraduate Program in Linguistic Studies of the Federal University of Uberlândia. The collaboration with the International Cooperation Group of Brazilian Universities also supports the realization of this study. It aims to relate the “previous literacy histories of students” (Oliveira, 2016, p. 226) from a group of four students of the Portuguese for Academic Purposes Course, at the Faculty of Education, Arts and Humanities of the National University Timor Lorosa’e with the academic literacy practices experienced by them in that multilingual context. It is intended to understand the academic production of the genre summary by participants. The theoretical basis used encompasses elements of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006; Rojo, 2007), as well as theories of New Literacy Studies/NEL (Street, 1984; 2010; Kleiman, 1995; 2005), Academic Literacies (Lea and Street, 1998; 2014; Fiad, 2011, 2013, 2015, 2016; Fischer, 2007, 2008, Marinho, 2010; Oliveira, 2009, 2016; Zavala, 2010) and discursive genres (Bakhtin, 2011). The research is justified by the complexity of writing academic genres in a setting where participants in the FEAH-UNTL CPFA, in collaboration with Leitorado Guimarães Rosa, are asked to read and write academic genres, such as the summary, in Portuguese. This study employs a qualitative methodology (Paiva, 2019), with an ethnographic nature (Lillis, 2008). Semi-structured online interviews were conducted with students to generate information, conducted in the two official languages of East Timor, Tetum and Portuguese. Additionally, participants produced writing diaries about the course, which were sent to me individually. At the end of the course, with the support of Timorese teachers, CPFA participants prepared academic summaries, which were sent to me for analysis and discussion. The research, based on written documents about the course and online interviews, revealed a range of literacy experiences shared by students. These experiences, include reading and writing in school, university and family contexts, can be mostly categorized as vernacular practices. The results indicate that students face significant challenges, especially in interpreting academic texts, writing summaries and using specialized vocabulary appropriately, as well as in the structure of the Portuguese language. Despite these complexities, the evidence shows that students value the support of their teachers to integrate into the academic training process. Furthermore, the participants' opinions reflect a more traditional models on study skills and academic socialization for academic writing, centered on language proficiency and with little emphasis on social elements, such as identity, authority, and power relations in the academic environment, as highlighted by Lea and Street (2006; 2014). However, as underlined by Fiad (2013a), based on Bakhtin (1997), and by Guimarães (2018), who is also based on him (Bakhtin, 2011) and his circle, academic writing can be perceived as an environment of (re)writing and negotiation of meanings, in which students not only follow norms, but also create their own voices and assume themselves as “creator-authors”. In this context, the summaries of the four CPFA participants, despite the challenges in using the Portuguese language, reveal emerging practices of discursive engagement, reflecting how students interact with texts. They attributed meanings to their texts, and they developed their authorial identities in a multilingual environment full of complexities. |
Keywords: | Timor-Leste Histórias pregressas de letramentos Letramentos acadêmicos Resumo acadêmico Poder e autoridade Timor-Leste Previous histories of literacies Academic literacies Academic summary Power and authority |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Subject: | Linguística Letramento Língua portuguesa - Estudo e ensino (Educação permanente) Estudos acadêmicos |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | SOARES, Juliana. Práticas de letramentos de estudantes no curso de português para fins acadêmicos na FEAH-UNTL. 2025. 144 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.139 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.139 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45034 |
Date of defense: | 7-Feb-2025 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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