Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45033
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-3943-5891
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A inclusão da pessoa com deficiência e a formação inicial em línguas: uma investigação dos projetos pedagógicos de cursos de letras
Título(s) alternativo(s): The Inclusion of People with Disabilities and Initial Language Teacher Education: An Investigation of the Pedagogical Projects in Language Courses.
Autor(es): Rezende, Mirelle Gonçalves de
Primeiro orientador: Ribas, Fernanda Costa
Primeiro membro da banca: Bengezen, Viviane Cabral
Segundo membro da banca: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Resumo: A presente pesquisa tem como fundamento minha experiência pessoal como Pessoa com Deficiência (PCD), enfatizando que, embora a formação docente seja essencial no sentido de preparar os professores para atuarem junto aos alunos com deficiência, ela deve ser acompanhada por um compromisso colaborativo entre a sociedade, o governo e as instituições de ensino para a efetivação da inclusão educacional. A inquietação que resultou esta pesquisa se deve à minha condição de PCD. Apesar de não atuar como professora, nem no ensino básico nem no ensino superior, reconheço a significativa influência da formação inicial no trabalho docente de suporte aos estudantes com deficiência. Vivenciei práticas excludentes, como Pessoa com Deficiência Física (PCDF), e percebo que a formação do professor, na base, para o trabalho com uma ampla diversidade de alunos pode contribuir para uma transformação dessas práticas excludentes por meio da educação. O desenvolvimento desta pesquisa visa contribuir para uma reflexão sobre a formação inicial de professores de línguas e o atendimento às legislações nacionais que garantem a “Educação para Todos”, sobretudo, ao público-alvo da educação especial. Esta pesquisa documental tem como propósito analisar como os projetos pedagógicos dos Cursos de Letras de uma universidade federal mineira - a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - tratam a inclusão de pessoas com deficiência e a acessibilidade. O estudo evidenciou que a presença de termos como “inclusão”, “acessibilidade” e “deficiência” nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), embora relevante, não garante uma abordagem profunda e consistente. Muitas vezes, esses conceitos aparecem de forma fragmentada, sem uma articulação prática que indique como os professores pré-serviço poderão desenvolver competências para atuar em contextos escolares diversos. A inclusão não se limita à adoção de discursos normativos; ela exige uma reflexão crítica e um compromisso institucional com práticas que ultrapassem as barreiras do formalismo e promovam efetivamente a equidade educacional.
Abstract: This research is based on my personal experience as a Person with Disabilities (PWD), emphasizing that, although teacher training is essential in the sense of preparing teachers to work with students with disabilities, it must be accompanied by a collaborative commitment between society, the government and educational institutions to make educational inclusion effective. The concern that resulted in this research is due to my condition as a PWD. Although I do not work as a teacher, neither in primary education nor in higher education, I recognize the significant influence of initial teacher education on the teaching work of supporting students with disabilities. I have experienced excluding practices, as a Person with Physical Disabilities (PWD), and I realize that teacher education, at the base, to work with a wide diversity of students can contribute to a transformation of these excluding practices through education. The development of this research aims to contribute to a reflection on the initial education of language teachers and compliance with national legislation that guarantees “Education for All”, especially for the target audience of special education. This documentary research aims to analyze how the pedagogical projects of the Language and Literature courses at a federal university in Minas Gerais - the Federal University of Uberlândia (UFU) - address the inclusion of people with disabilities and accessibility. The study showed that the presence of terms such as “inclusion”, “accessibility” and “disability” in the program syllabus, although relevant, does not guarantee a deep and consistent approach. Often, these concepts appear in a fragmented way, without a practical articulation that indicates how pre-service teachers can develop skills to work in different school contexts. Inclusion is not limited to the adoption of normative discourses; it requires critical reflection and an institutional commitment to practices that go beyond the barriers of formalism and effectively promote educational equity.
Palavras-chave: PCD
PPC
Inclusão
Acessibilidade
Linguística Aplicada
PWD
Inclusion
Accessibility
Applied Linguistics
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Pessoas com deficiência
Inclusão em educação
Projeto pedagógico especial
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: REZENDE, Mirelle Gonçalves de. A inclusão da pessoa com deficiência e a formação inicial em línguas: uma investigação dos projetos pedagógicos de cursos de Letras. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.120.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.120
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45033
Data de defesa: 24-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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