Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45033
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-3943-5891
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A inclusão da pessoa com deficiência e a formação inicial em línguas: uma investigação dos projetos pedagógicos de cursos de letras
Alternate title (s): The Inclusion of People with Disabilities and Initial Language Teacher Education: An Investigation of the Pedagogical Projects in Language Courses.
Author: Rezende, Mirelle Gonçalves de
First Advisor: Ribas, Fernanda Costa
First member of the Committee: Bengezen, Viviane Cabral
Second member of the Committee: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Summary: A presente pesquisa tem como fundamento minha experiência pessoal como Pessoa com Deficiência (PCD), enfatizando que, embora a formação docente seja essencial no sentido de preparar os professores para atuarem junto aos alunos com deficiência, ela deve ser acompanhada por um compromisso colaborativo entre a sociedade, o governo e as instituições de ensino para a efetivação da inclusão educacional. A inquietação que resultou esta pesquisa se deve à minha condição de PCD. Apesar de não atuar como professora, nem no ensino básico nem no ensino superior, reconheço a significativa influência da formação inicial no trabalho docente de suporte aos estudantes com deficiência. Vivenciei práticas excludentes, como Pessoa com Deficiência Física (PCDF), e percebo que a formação do professor, na base, para o trabalho com uma ampla diversidade de alunos pode contribuir para uma transformação dessas práticas excludentes por meio da educação. O desenvolvimento desta pesquisa visa contribuir para uma reflexão sobre a formação inicial de professores de línguas e o atendimento às legislações nacionais que garantem a “Educação para Todos”, sobretudo, ao público-alvo da educação especial. Esta pesquisa documental tem como propósito analisar como os projetos pedagógicos dos Cursos de Letras de uma universidade federal mineira - a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - tratam a inclusão de pessoas com deficiência e a acessibilidade. O estudo evidenciou que a presença de termos como “inclusão”, “acessibilidade” e “deficiência” nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), embora relevante, não garante uma abordagem profunda e consistente. Muitas vezes, esses conceitos aparecem de forma fragmentada, sem uma articulação prática que indique como os professores pré-serviço poderão desenvolver competências para atuar em contextos escolares diversos. A inclusão não se limita à adoção de discursos normativos; ela exige uma reflexão crítica e um compromisso institucional com práticas que ultrapassem as barreiras do formalismo e promovam efetivamente a equidade educacional.
Abstract: This research is based on my personal experience as a Person with Disabilities (PWD), emphasizing that, although teacher training is essential in the sense of preparing teachers to work with students with disabilities, it must be accompanied by a collaborative commitment between society, the government and educational institutions to make educational inclusion effective. The concern that resulted in this research is due to my condition as a PWD. Although I do not work as a teacher, neither in primary education nor in higher education, I recognize the significant influence of initial teacher education on the teaching work of supporting students with disabilities. I have experienced excluding practices, as a Person with Physical Disabilities (PWD), and I realize that teacher education, at the base, to work with a wide diversity of students can contribute to a transformation of these excluding practices through education. The development of this research aims to contribute to a reflection on the initial education of language teachers and compliance with national legislation that guarantees “Education for All”, especially for the target audience of special education. This documentary research aims to analyze how the pedagogical projects of the Language and Literature courses at a federal university in Minas Gerais - the Federal University of Uberlândia (UFU) - address the inclusion of people with disabilities and accessibility. The study showed that the presence of terms such as “inclusion”, “accessibility” and “disability” in the program syllabus, although relevant, does not guarantee a deep and consistent approach. Often, these concepts appear in a fragmented way, without a practical articulation that indicates how pre-service teachers can develop skills to work in different school contexts. Inclusion is not limited to the adoption of normative discourses; it requires critical reflection and an institutional commitment to practices that go beyond the barriers of formalism and effectively promote educational equity.
Keywords: PCD
PPC
Inclusão
Acessibilidade
Linguística Aplicada
PWD
Inclusion
Accessibility
Applied Linguistics
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística
Pessoas com deficiência
Inclusão em educação
Projeto pedagógico especial
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: REZENDE, Mirelle Gonçalves de. A inclusão da pessoa com deficiência e a formação inicial em línguas: uma investigação dos projetos pedagógicos de cursos de Letras. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.120.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.120
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45033
Date of defense: 24-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InclusãoPessoaDeficiência.pdfDissertação2.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons