Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44786
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-7712-539X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Do nascer ao morrer: um relato de experiência sobre enlutamentos em unidades de terapia intensiva adulto e neonatal
Autor(es): Xavier, Lívia Vitória Bernardes Pereira
Primeiro orientador: Oliveira, Luma de
Primeiro coorientador: Borges, Gizelle Mendes
Primeiro membro da banca: Bossa, Débora Ferreira
Segundo membro da banca: Domingues, Patrícia Machado
Resumo: O presente trabalho consiste em um relato de experiência de uma psicóloga em um Programa de Residência Multiprofissional em um hospital geral, com objetivo de suscitar reflexões e discussões a partir de suas percepções sobre os fenômenos de adoecimento e enlutamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Neonatal. A escrita foi desenvolvida mediante vivências e afetações subjetivas da psicóloga inserida na UTIA por um ano e na UTIN por três meses, transcritas por recortes em um diário de campo e articuladas com a teoria psicanalítica bem como demais literaturas de apoio sobre psicologia hospitalar. Concluiu-se que o adoecimento impacta em lutos concretos e/ou simbólicos, e que a abertura para a narrativa do paciente possibilita o (re)encontro com sua dimensão subjetiva, suscitando na criação de um ambiente facilitador que permite ao paciente e à sua rede de apoio expressar e elaborar as complexidades da existência impactada pela doença.
Abstract: This pap sidency Program at a general hospital, aiming to foster reflections and discussions based on her perceptions of illness and mourning phenomena in Adult and Neonatal Intensive Care Units (ICU). The writing is based on the psychologist’s subjective experiences and emotional impacts during her one-year placement in the Adult ICU and three-month placement in the Neonatal ICU. The accounts were recorded in a field diary and later articulated with psychoanalytic theory and other supporting literature on hospital psychology. The study concludes that illness leads to concrete and/or symbolic grief and that allowing patients to narrate their experiences helps them reconnect with their subjective dimension. Moreover, creating a facilitating environment enables both patients and their support networks to express and process the complexities of existence impacted by illness.
Palavras-chave: Luto
Grief
Psicologia Hospitalar
Hospital Psychology
Unidade de Terapia Intensiva
Intensive Care Unit
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Neonatal Intensive Care Unit
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: XAVIER, Lívia Vitória Bernardes Pereira. Do nascer ao morrer: um relato de experiência sobre enlutamentos em Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Programa de Atenção ao Paciente em Estado Crítico) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44786
Data de defesa: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCR - Residência Multiprofissional em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NascerMorrerRelato.pdfTCR443.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons