Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44746
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Formação de professores de Geografia na Universidade Federal de Uberlândia na perspectiva da educação inclusiva |
Alternate title (s): | Training of geography teachers at the Federal University of Uberlândia from the perspective of inclusive education |
Author: | Duarte, Laura |
First Advisor: | Sampaio, Adriany de Ávila Melo |
First member of the Committee: | Barbosa, Túlio Barbosa |
Second member of the Committee: | Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes |
Third member of the Committee: | Ribeiro Filho, Vitor |
Summary: | A pesquisa tem por objetivo principal identificar se a formação atualmente oferecida pelo Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia para seus estudantes capacita, ainda que de forma inicial, os licenciados para a prática da educação inclusiva em sala de aula. Para isso, a dissertação iniciou sua incursão científica pelo levantamento de um referencial teórico primário, para fins de análise do histórico da educação inclusiva no Brasil, com foco nas políticas públicas desenvolvidas a partir da Constituição de 1988, e da correlação entre o ensino de Geografia e a educação inclusiva, para compreender a importância dessa disciplina na formação do estudante. Trata-se de uma formação plural de um licenciado capaz de promover atividades de ensino, pesquisa e extensão para a formação de estudantes reflexivos, críticos e participativos na escola e na comunidade. Também foi feita uma análise do currículo atual Curso de Licenciatura em Geografia da UFU e identificou a oferta da disciplina Libras, obrigatória, e da disciplina Ensino de Geografia e Aprendizagem Inclusiva, optativa. Por fim, realizou-se uma coleta de dados, entrevistas, com dois grupos de sujeitos, professores do Curso de Licenciatura em questão e ex-alunos que atualmente ministram aulas no ensino regular. Em resumo, os professores acreditam na necessidade de uma educação inclusiva, mas não possuem conhecimento técnico e não costumam fomentar iniciativas em seu ciclo acadêmico que viabilizem debates e práticas voltadas tanto para sua própria qualificação, quanto para a capacitação dos estudantes que se tornarão licenciados em Geografia. Contudo, alguns sujeitos afirmaram falar sobre o assunto em sala de aula, mas sem muito aprofundamento. Para os licenciados a qualificação voltada para educação inclusiva também não foi/é procurada. Somente um dos participantes respondeu ter realizado um minicurso de metodologia de ensino para estudantes cegos e com baixa visão. Esses professores, à época em que cursaram a Licenciatura em Geografia, não receberam incentivo e/ou capacitação pertinente. |
Abstract: | The research aims to identify whether the training currently offered by the Degree in Geography of the Universidade Federal de Uberlândia for its students enables, albeit initially, the graduates to practice inclusive education in the classroom. For this, the dissertation began its scientific incursion by surveying a primary theoretical framework, for the purpose of analyzing the history of inclusive education in Brazil, focusing on public policies developed from the 1988 Constitution, and the correlation between the teaching of Geography and inclusive education, to understand the importance of this discipline in student education. It is a plural formation of a graduate capable of promoting teaching, research and extension activities for the formation of reflective, critical and participant students at school and in the community. An analysis of the current curriculum of the Degree in Geography at UFU was also carried out and the offer of the Libras discipline, mandatory, and the discipline Teaching of Geography and Inclusive Learning, optional, was identified. Finally, there was a data collection, interviews, with two groups of subjects, teachers of the Licentiate Course in question and former students who currently teach classes in regular education. In summary, teachers believe in the need for inclusive education, but they do not have technical knowledge and do not usually encourage initiatives in their academic cycle that enable debates and practices aimed both at their own qualification and at the training of students who will become licensed in Geography. However, some subjects claimed to talk about the subject in the classroom, but without much depth. For graduates, the qualification focused on inclusive education was also not sought after. Only one of the participants answered that he had taken a mini course on teaching methodology for blind and low vision students. These teachers, at the time they attended the Degree in Geography, did not receive any incentive and/or relevant training. |
Keywords: | Inclusão escolar Geografia Formação docente |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::TEORIA DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Geografia Inclusão escolar Professores - Formação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Quote: | DUARTE, Laura. Formação de professores de geografia na Universidade Federal de Uberlândia na perspectiva da educação inclusiva. 2022. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5515. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5515 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44746 |
Date of defense: | 14-Jun-2022 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FormaçãoProfessoresGeografia.pdf | 3.38 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License