Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44745
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A escola ao lado do rio: Literatura como tema gerador na construção de saberes da geografia no contexto da Educação Infantil |
Alternate title (s): | The school next to the river: Literature as a generating theme in the construction of geography knowledge in the context of early Early Education |
Author: | Santos, Elisa Aparecida Xavier |
First Advisor: | Sampaio, Adriany de Ávila Melo |
First member of the Committee: | Barbosa, Túlio |
Second member of the Committee: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Summary: | Observa-se que o currículo Educação Infantil é formado na articulação de várias áreas de saberes socialmente construídos, entre eles, os geográficos. E essa articulação tem fundamental papel na contribuição do desenvolvimento humano global, por propiciar o desenvolvimento de competências que são fundamentais para o desenvolvimento nessa faixa etária. No entanto, muitos profissionais têm priorizado saberes relacionados a uma pré-alfabetização negando, às vezes, conhecimentos essenciais para o desenvolvimento infantil. Muitas vezes, essa priorização acontece por não se saber como abordar temas e conceitos que são por excelência da ciência geográfica. A escola como o lugar de vivência das crianças e a paisagem do entorno constitui-se um rico laboratório que pode suscitar diversos temas a serem desenvolvidos com as crianças. Mas como abordar esses temas de maneira significativa com elas? Como gerar discussões que as instiguem a compartilhar suas vivências e conhecimento de mundo? Na Educação Infantil, a história contada ou lida, que faz parte da rotina das crianças, apresenta a possibilidade de aliar a leitura de mundo com temas do seu cotidiano, além de incentivar a formação de futuros leitores, leitores de mundo. Assim o objetivo geral desta pesquisa é verificar como a literatura enquanto tema gerador pode contribuir para a construção de saberes da Geografia no contexto da Educação infantil no município de Uberlândia-MG. Essa verificação se deu no desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa aplicada, desenvolvida por meio de uma oficina com crianças de 5 anos, tendo, como eixo principal para o desenvolvimento do trabalho, a roda de leitura e releitura da história, que abordou em sua temática temas geradores de discussões/interações/troca e construção de conhecimento, sendo planejada e desenvolvida tendo por base a perspectiva histórico-cultural. O seu desenvolvimento contou com atividades tais como: pinturas, colagens, confecção de maquetes, desenhos, e de trabalho de campo, que se constituiu um elemento essencial para o desenvolvimento da pesquisa, aliado às rodas de história e de conversa. Buscando conhecer como as crianças veem, interpretam e representam o mundo e valorizando seu protagonismo infantil, elegeu-se como metodologia de análise de dados a pesquisa narrativa, que teve papel primordial na construção dos dados dessa pesquisa. Os dados coletados e analisados evidenciam a importante contribuição que a literatura, como tema gerador, tem a oferecer no desenvolvimento dos saberes da Geografia no contexto da Educação Infantil, proporcionando ao grupo compartilhar vivências e gerando discussões, descobertas, percepções de mundo que, partilhados com o grupo, propiciaram construção de um conhecimento rico e significativo no qual todos aprendem uns com os outros. A saber, esse trabalho de pesquisa foi desenvolvido com a aprovação do conselho de ética, CAAE: 69763823.1.0000.5152 e faz parte da linha de pesquisa Educação Geográfica e Representações Sociais |
Abstract: | It is observed that the Early Childhood Education curriculum is formed through the articulation of various socially constructed areas of knowledge, including geographical ones. This articulation plays a fundamental role in contributing to overall human development by fostering the development of competencies that are essential for this age group. However, many professionals have prioritized knowledge related to pre-literacy, sometimes neglecting essential knowledge for child development. Often, this prioritization occurs because there is uncertainty about how to approach themes and concepts that are inherently geographical. The school, as the environment where children live, and the surrounding landscape constitute a rich laboratory that can evoke various themes to be developed with the children. But how to approach these themes meaningfully with them? How to generate discussions that stimulate them to share their experiences and worldly knowledge? In Early Childhood Education, the stories told or read, which are part of the children's routine, present the possibility of combining world reading with themes from their everyday lives, as well as encouraging the formation of future readers, readers of the world. Thus, the general objective of this research is to verify how literature as a generative theme can contribute to the construction of geographical knowledge in the context of Early Childhood Education in the municipality of Uberlândia-MG. This verification was carried out through the development of an applied qualitative research, conducted through a workshop with 5-year-old children, with the main axis for the development of the work being the reading and rereading circle of the story, which addressed generative themes for discussions/interactions/exchange and knowledge construction, being planned and developed based on the historical-cultural perspective. Its development included activities such as: paintings, collages, making models, drawings, and fieldwork, which constituted an essential element for the development of the research, combined with story and conversation circles. Seeking to understand how children see, interpret, and represent the world, and valuing their childhood protagonism, narrative research methodology was chosen for data analysis, which played a primary role in constructing the data of this research. The data collected and analyzed show the significant contribution that literature, as a generative theme, has to offer in the development of geographical knowledge in the context of Early Childhood Education, enabling the group to share experiences and generate discussions, discoveries, perceptions of the world that, shared with the group, led to the construction of rich and meaningful knowledge in which everyone learns from each other. It is worth noting that this research was conducted with the approval of the ethics committee, CAAE: 69763823.1.0000.5152, and is part of the line of research Geographic Education and Social Representations. |
Keywords: | Literatura infantil Children's literature criança children educação infantil early childhood education saberes geográficos geographic knowledge |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Subject: | Geografia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Quote: | SANTOS, Elisa Aparecida Xavier. A escola ao lado do rio: Literatura como tema gerador na construção de saberes da geografia no contexto da Educação Infantil. 2025. 189 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia , Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5095. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5095 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44745 |
Date of defense: | 18-Jun-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EscolaLadoRio.pdf | Dissertação | 7.9 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License