Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44744
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2548-5174
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Projeto e desenvolvimento de uma unidade retificadora utilizando autotransformador de 18 pulsos com conexão delta diferencial generalizada e conversores Boost cascateados para aplicações em HVDC no contexto MEA - More Electric Aircrafts
Título(s) alternativo(s): Projeto e desenvolvimento de uma unidaProjeto e desenvolvimento de uma unidade retificadora utilizando autotransformador de 18 pulsos com conexão delta diferencial generalizada e conversores Boost cascateados para aplicações em HVDC no contexto MEA - More Electric Aircrafts
Autor(es): Soares, Ana Lúcia
Primeiro orientador: Freitas, Luiz Carlos Gomes de
Primeiro coorientador: Lima, Gustavo Brito de
Primeiro membro da banca: Costa, Admarço Vieira da
Segundo membro da banca: Rodrigues, Danillo Borges
Terceiro membro da banca: Lima, Rodrigo Rimoldi de
Quarto membro da banca: Resende, Ênio Costa
Resumo: Esta tese apresenta o projeto e a análise de uma unidade retificadora formada por um autotransformador de 18 pulsos delta-diferencial simétrico e conversores Boost cascateados para aplicações em aeronaves mais elétricas (MEA), que é denominado como ATRU18PDDS+Boost. Os conversores Boost em cascata fornecem regulação do barramento CC e eliminam a necessidade de utilizar trasnsformadores de interfase (IPTs), reatores de interfase (IPRs) ou transformadores de bloqueio de sequência zero (ZSBT), diminuindo a complexidade do sistema e, ao mesmo tempo, aumentando a confiabilidade. Este ATRU18PDDS+Boost opera com uma modelagem de corrente ativa para atender às restrições de conteúdo harmônico impostas pela norma DO-160F e possui uma baixa taxa kVA (kilo Volt-Ampere), de 21,03%. O ATRU18PDDS+Boost foi implementado em um sistema, cuja a fonte de alimentação é 115VCA e frequência variável de 360Hz a 800Hz, convertido em um barramento HVDC (High Voltage Direct Current) de 540VCC. Resultados computacionais e experimentais de um protótipo de 1,2kW são apresentados ratificando a teoria aqui exibida, principalmente no que diz respeito ao atendimento dos limites impostos pela norma DO-160F.
Abstract: This thesis presents the design and analysis of a rectifier unit formed by a delta-differential symmetrical 18-pulse autotransformer and cascade Boost converters for applications in More Electric Aircraft (MEA), which is denominated as ATRU18PDDS+Boost. The cascaded Boost converters provide DC-link regulation and eliminate the need for interphase transformers (IPTs), interphase reactors (IPRs) or zero-sequence blocking transformers (ZSBTs), decreasing system complexity and increasing reliability. This ATRU18PDDS+Boost operates with an active current shaping strategy in order to meet the harmonic content restrictions imposed by the DO-160F standard and has a low kVA (kilo Volt-Ampere) rating of 21.03%. ATRU18PDDS+Boost was implemented in a system whose power supply is 115VAC and variable frequency from 360Hz to 800Hz, converted into a 540VDC HVDC (High Voltage Direct Current) bus. Computational and experimental results of a 1,2kw prototype are presented, ratifying the theory put forward herein, especially with regard to meeting the limits imposed by the DO-160F standard.
Palavras-chave: Aeronaves
Aircrafts
autotransformador
autotransformer
barramento HVDC
HVDC bus
distorção harmônica
harmonic distortion
retificador
rectifier
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA
Assunto: Engenharia elétrica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: SOARES, Ana Lúcia. Projeto e desenvolvimento de uma unidade retificadora utilizando autotransformador de 18 pulsos com conexão delta diferencial generalizada e conversores Boost cascateados para aplicações em HVDC no contexto MEA - More Electric Aircrafts. 2025. 153 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.792.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.792
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44744
Data de defesa: 13-Dez-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Aparece nas coleções:TESE - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProjetoDesenvolvimentoUnidade.pdfTese24.71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.