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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44744Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Soares, Ana Lúcia | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-06T13:48:51Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-06T13:48:51Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
| dc.identifier.citation | SOARES, Ana Lúcia. Projeto e desenvolvimento de uma unidade retificadora utilizando autotransformador de 18 pulsos com conexão delta diferencial generalizada e conversores Boost cascateados para aplicações em HVDC no contexto MEA - More Electric Aircrafts. 2025. 153 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.792. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44744 | - |
| dc.description.abstract | This thesis presents the design and analysis of a rectifier unit formed by a delta-differential symmetrical 18-pulse autotransformer and cascade Boost converters for applications in More Electric Aircraft (MEA), which is denominated as ATRU18PDDS+Boost. The cascaded Boost converters provide DC-link regulation and eliminate the need for interphase transformers (IPTs), interphase reactors (IPRs) or zero-sequence blocking transformers (ZSBTs), decreasing system complexity and increasing reliability. This ATRU18PDDS+Boost operates with an active current shaping strategy in order to meet the harmonic content restrictions imposed by the DO-160F standard and has a low kVA (kilo Volt-Ampere) rating of 21.03%. ATRU18PDDS+Boost was implemented in a system whose power supply is 115VAC and variable frequency from 360Hz to 800Hz, converted into a 540VDC HVDC (High Voltage Direct Current) bus. Computational and experimental results of a 1,2kw prototype are presented, ratifying the theory put forward herein, especially with regard to meeting the limits imposed by the DO-160F standard. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Aeronaves | pt_BR |
| dc.subject | Aircrafts | pt_BR |
| dc.subject | autotransformador | pt_BR |
| dc.subject | autotransformer | pt_BR |
| dc.subject | barramento HVDC | pt_BR |
| dc.subject | HVDC bus | pt_BR |
| dc.subject | distorção harmônica | pt_BR |
| dc.subject | harmonic distortion | pt_BR |
| dc.subject | retificador | pt_BR |
| dc.subject | rectifier | pt_BR |
| dc.title | Projeto e desenvolvimento de uma unidade retificadora utilizando autotransformador de 18 pulsos com conexão delta diferencial generalizada e conversores Boost cascateados para aplicações em HVDC no contexto MEA - More Electric Aircrafts | pt_BR |
| dc.title.alternative | Projeto e desenvolvimento de uma unidaProjeto e desenvolvimento de uma unidade retificadora utilizando autotransformador de 18 pulsos com conexão delta diferencial generalizada e conversores Boost cascateados para aplicações em HVDC no contexto MEA - More Electric Aircrafts | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Lima, Gustavo Brito de | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3547526218965223 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Freitas, Luiz Carlos Gomes de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0855458644750836 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Costa, Admarço Vieira da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2248663402539497 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Danillo Borges | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2340699533205878 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Lima, Rodrigo Rimoldi de | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3158228019953613 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Resende, Ênio Costa | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5746130890920475 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5924299238545223 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta tese apresenta o projeto e a análise de uma unidade retificadora formada por um autotransformador de 18 pulsos delta-diferencial simétrico e conversores Boost cascateados para aplicações em aeronaves mais elétricas (MEA), que é denominado como ATRU18PDDS+Boost. Os conversores Boost em cascata fornecem regulação do barramento CC e eliminam a necessidade de utilizar trasnsformadores de interfase (IPTs), reatores de interfase (IPRs) ou transformadores de bloqueio de sequência zero (ZSBT), diminuindo a complexidade do sistema e, ao mesmo tempo, aumentando a confiabilidade. Este ATRU18PDDS+Boost opera com uma modelagem de corrente ativa para atender às restrições de conteúdo harmônico impostas pela norma DO-160F e possui uma baixa taxa kVA (kilo Volt-Ampere), de 21,03%. O ATRU18PDDS+Boost foi implementado em um sistema, cuja a fonte de alimentação é 115VCA e frequência variável de 360Hz a 800Hz, convertido em um barramento HVDC (High Voltage Direct Current) de 540VCC. Resultados computacionais e experimentais de um protótipo de 1,2kW são apresentados ratificando a teoria aqui exibida, principalmente no que diz respeito ao atendimento dos limites impostos pela norma DO-160F. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 153 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.792 | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 177545315 | - |
| dc.crossref.doibatchid | 643223d6-67cd-4ba0-aa79-db8ae25b6358 | - |
| dc.subject.autorizado | Engenharia elétrica | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. | pt_BR |
| dc.subject.ods | ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. | pt_BR |
| Appears in Collections: | TESE - Engenharia Elétrica | |
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|---|---|---|---|---|
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