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dc.creatorSoares, Ana Lúcia-
dc.date.accessioned2025-02-06T13:48:51Z-
dc.date.available2025-02-06T13:48:51Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationSOARES, Ana Lúcia. Projeto e desenvolvimento de uma unidade retificadora utilizando autotransformador de 18 pulsos com conexão delta diferencial generalizada e conversores Boost cascateados para aplicações em HVDC no contexto MEA - More Electric Aircrafts. 2025. 153 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.792.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44744-
dc.description.abstractThis thesis presents the design and analysis of a rectifier unit formed by a delta-differential symmetrical 18-pulse autotransformer and cascade Boost converters for applications in More Electric Aircraft (MEA), which is denominated as ATRU18PDDS+Boost. The cascaded Boost converters provide DC-link regulation and eliminate the need for interphase transformers (IPTs), interphase reactors (IPRs) or zero-sequence blocking transformers (ZSBTs), decreasing system complexity and increasing reliability. This ATRU18PDDS+Boost operates with an active current shaping strategy in order to meet the harmonic content restrictions imposed by the DO-160F standard and has a low kVA (kilo Volt-Ampere) rating of 21.03%. ATRU18PDDS+Boost was implemented in a system whose power supply is 115VAC and variable frequency from 360Hz to 800Hz, converted into a 540VDC HVDC (High Voltage Direct Current) bus. Computational and experimental results of a 1,2kw prototype are presented, ratifying the theory put forward herein, especially with regard to meeting the limits imposed by the DO-160F standard.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeronavespt_BR
dc.subjectAircraftspt_BR
dc.subjectautotransformadorpt_BR
dc.subjectautotransformerpt_BR
dc.subjectbarramento HVDCpt_BR
dc.subjectHVDC buspt_BR
dc.subjectdistorção harmônicapt_BR
dc.subjectharmonic distortionpt_BR
dc.subjectretificadorpt_BR
dc.subjectrectifierpt_BR
dc.titleProjeto e desenvolvimento de uma unidade retificadora utilizando autotransformador de 18 pulsos com conexão delta diferencial generalizada e conversores Boost cascateados para aplicações em HVDC no contexto MEA - More Electric Aircraftspt_BR
dc.title.alternativeProjeto e desenvolvimento de uma unidaProjeto e desenvolvimento de uma unidade retificadora utilizando autotransformador de 18 pulsos com conexão delta diferencial generalizada e conversores Boost cascateados para aplicações em HVDC no contexto MEA - More Electric Aircraftspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Gustavo Brito de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3547526218965223pt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Luiz Carlos Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855458644750836pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Admarço Vieira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2248663402539497pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Danillo Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2340699533205878pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Rodrigo Rimoldi de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3158228019953613pt_BR
dc.contributor.referee4Resende, Ênio Costa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5746130890920475pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5924299238545223pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese apresenta o projeto e a análise de uma unidade retificadora formada por um autotransformador de 18 pulsos delta-diferencial simétrico e conversores Boost cascateados para aplicações em aeronaves mais elétricas (MEA), que é denominado como ATRU18PDDS+Boost. Os conversores Boost em cascata fornecem regulação do barramento CC e eliminam a necessidade de utilizar trasnsformadores de interfase (IPTs), reatores de interfase (IPRs) ou transformadores de bloqueio de sequência zero (ZSBT), diminuindo a complexidade do sistema e, ao mesmo tempo, aumentando a confiabilidade. Este ATRU18PDDS+Boost opera com uma modelagem de corrente ativa para atender às restrições de conteúdo harmônico impostas pela norma DO-160F e possui uma baixa taxa kVA (kilo Volt-Ampere), de 21,03%. O ATRU18PDDS+Boost foi implementado em um sistema, cuja a fonte de alimentação é 115VCA e frequência variável de 360Hz a 800Hz, convertido em um barramento HVDC (High Voltage Direct Current) de 540VCC. Resultados computacionais e experimentais de um protótipo de 1,2kW são apresentados ratificando a teoria aqui exibida, principalmente no que diz respeito ao atendimento dos limites impostos pela norma DO-160F.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration153pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.792pt_BR
dc.orcid.putcode177545315-
dc.crossref.doibatchid643223d6-67cd-4ba0-aa79-db8ae25b6358-
dc.subject.autorizadoEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

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