Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44723
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Jogos educativos: uma abordagem interdisciplinar para o ensino de matemática com vertentes em educação ambiental |
Alternate title (s): | Educational games: an interdisciplinary approach to mathematics teaching with aspects of environmental education |
Author: | Silva, Ana Paula |
First Advisor: | Amaral, Fábio Augusto do |
First coorientator: | Canobre, Sheila Cristina |
First member of the Committee: | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco |
Second member of the Committee: | Lima, Viviani Alves de |
Third member of the Committee: | Dias, Renieidy Flávia Clemente |
Summary: | O ensino da matemática precisa ser mais atrativo aos estudantes, uma vez que é considerado uma das disciplinas com maior índice de rejeição do ambiente escolar, mesmo tratando-se de uma disciplina básica e fundamental para o desenvolvimento de muitos outros conteúdos e fundamental ao desenvolvimento do raciocínio lógico. Considerando que a geração atual é muito ligada a jogos e entretenimentos o presente trabalho buscou construir e utilizar jogos educativos envolvendo conteúdo matemático associado às questões ambientais em uma Escola Estadual da região de Uberlândia/MG, tendo como foco os discentes do ensino médio no processo inicial e final da investigação. O desenvolvimento da pesquisa contou com apoio dos bolsistas do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência que auxiliaram no desenvolvimento das etapas da investigação, a partir dos resultados do diagnóstico de questionários propostos para alunos do Ensino Médio, elencando suas maiores dificuldades de aprendizagem. O grupo de alunos bolsistas do Pibid criou os jogos educativos abordando os temas desta investigação usando como base os assuntos matemáticos a partir dos levantamentos dos discentes, apresentados e testados em encontros de pré-testes finais realizados entre os pibidianos e os pesquisadores. Como coleta de dados, foram desenvolvidos elementos qualitativos combinados com quantitativos, por meio de questionários do Google Forms, palestras/reuniões e observações durante o desenvolvimento das etapas da pesquisa. Os questionários quali/quantitativos também foram empregados ao final da pesquisa com os estudantes, cujo objetivo foi mapear as percepções sobre os conteúdos matemáticos abordados nos jogos educativos e suas concepções sobre os impactos ambientais positivos e negativos. Após a abordagem dos jogos, constatamos que os temas matemáticos com maiores dificuldades estavam associados à trigonometria. Os questionários revelaram que o tema de Educação Ambiental mais mencionado foi a reciclagem. Além disso, identificamos dificuldades relacionadas aos conhecimentos sobre combustíveis fósseis e herbicidas/pesticidas. A pesquisa buscou contribuir significativamente para a melhoria das práticas educativas nas aulas de matemática, abordando o conteúdo de Educação Ambiental. |
Abstract: | The teaching of mathematics needs to be more attractive to students, since it is considered one of the subjects with the highest rejection rate in the school environment, even though it is a basic and fundamental subject for the development of many other contents and essential for the development of logical reasoning. Considering that the current generation is very linked to games and entertainment, this work sought to build and use educational games involving mathematical content associated with environmental issues in a State School in the region of Uberlândia/MG, focusing on high school students in the initial process and end of the investigation. The development of the research was supported by fellows from Pibid - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program, who helped in the development of the investigation stages, based on the results of the diagnosis of questionnaires proposed for high school students, listing their greatest learning difficulties. The group of Pibid scholarship students created educational games addressing the themes of this investigation using mathematical subjects as a basis from student surveys, presented and tested in final pre-test meetings held between Pibid students and researchers. As data collection, qualitative elements combined with quantitative were developed, through Google Forms questionnaires, lectures/meetings and observations during the development of the research stages. Quali/quantitative questionnaires were also used at the end of the research with students, the objective of which was to map their perceptions about the mathematical content covered in educational games and their conceptions about positive and negative environmental impacts. After approaching the games, we found that the most difficult mathematical topics were associated with trigonometry. The questionnaires revealed that the most mentioned Environmental Education topic was recycling. Furthermore, we identified difficulties related to knowledge about fossil fuels and herbicides/pesticides. The research sought to contribute significantly to the improvement of educational practices in mathematics classes, addressing Environmental Education content. |
Keywords: | educação ambiental environmental education matemática mathematics jogos educativos educational games |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Subject: | Qualidade ambiental Educação ambiental Jogos educativos Matemática - Estudo e ensino |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental |
Quote: | SILVA, Ana Paula. Jogos Educativos: uma abordagem interdisciplinar para o Ensino de Matemática com vertentes em Educação Ambiental. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5180. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5180 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44723 |
Date of defense: | 29-Aug-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. ODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. ODS::ODS 13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. ODS::ODS 14. Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. ODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Qualidade Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JogosEducativosabordagem.pdf | Dissertação | 2.96 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License