Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44700
ORCID: | ![]() |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Composição e performance de obras para percussão múltipla e sons em mídia fixa |
Título(s) alternativo(s): | Composition and performance of works for multiple percussion and sounds on fixed media |
Autor(es): | Scottá Júnior, Rubens Rogério |
Primeiro orientador: | Traldi, Cesar Adriano |
Primeiro membro da banca: | Campos, Cleber da Silveira |
Segundo membro da banca: | Barreiro, Daniel Luís |
Resumo: | A percussão passa a ganhar maior notoriedade, nos entornos e maiormente durante e após o século XX, especialmente quando apenas um músico passava a desempenhar o papel de tocar diversos instrumentos percussivos agrupados (setup), em orquestras e em contextos solistas. A percussão múltipla teve seu surgimento e evolução neste período, no qual ritmo e timbre também passavam a ganhar mais atenção. Junto a isso, principalmente no século XX, os avanços dos meios tecnológicos relativos à música eletroacústica, à música mista e à computação, trouxeram novas possibilidades a compositores e intérpretes, dos quais salientamos os sons em mídia fixa. Estes são a parte eletrônica pré-gravada de algumas obras envolvendo tecnologia, nos trazendo perspectivas para composição e performance de obras mistas, porém aqui trazidos com referências estéticas diversas, isto é, não remetidas apenas à música eletroacústica, mesmo que tenhamos apresentado certo interesse e influências na mesma. Dessa forma, esta pesquisa e as obras nela criadas e interpretadas possuem estéticas híbridas, contudo mais voltadas à música popular e somente com alguns aspectos técnicos e estéticos da música eletroacústica. Assim, estudamos a percussão múltipla e os sons em mídia fixa para depois compormos e performarmos obras que uniram estes dois universos, realizando reflexões sobre nossos processos criativos e interpretativos. |
Abstract: | Percussion began to gain more notoriety, around and mostly during and after the 20th century, especially when just one musician played several percussive instruments together (setup), in orchestras and in solo contexts. Multiple percussion emerged and evolved in this period, where rhythm and timbre were gaining more attention. Also mainly in the 20th century, advances in technological means related to electroacoustic music, mixed music and computing, brought new possibilities to composers and performers, of which we highlight fixed media sounds. These are the pre-recorded electronic part of some works involving technology, bringing us perspectives for composition and performance of mixed works, but brought here with different aesthetic references, that is to say aesthetic references, that is, not just electroacoustic music, even though we have interest in and influences from electroacoustic music. In this way, this research and the works created and performed in it have hybrid aesthetics, although more focused on popular music, but with some technical and aesthetic aspects of electroacoustic music. Thus, we studied multiple percussion and fixed media sounds and then composed and performed works that combine these two universes together, reflecting on our creative and interpretative processes. |
Palavras-chave: | Percussão múltipla Multiple percussion Sons em mídia fixa Sounds on fixed media Composição Composition Performance Performance |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Música |
Referência: | SCOTTÁ JÚNIOR, Rubens Rogério. Composição e Performance de Obras para Percussão Múltipla e Sons em Mídia Fixa. 2024. 216f f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.634 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.634 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44700 |
Data de defesa: | 9-Ago-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ComposiçãoPerformanceObras.pdf | 7.33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.