Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44700
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorScottá Júnior, Rubens Rogério-
dc.date.accessioned2025-01-31T16:04:38Z-
dc.date.available2025-01-31T16:04:38Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.citationSCOTTÁ JÚNIOR, Rubens Rogério. Composição e Performance de Obras para Percussão Múltipla e Sons em Mídia Fixa. 2024. 216f f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.634pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44700-
dc.description.abstractPercussion began to gain more notoriety, around and mostly during and after the 20th century, especially when just one musician played several percussive instruments together (setup), in orchestras and in solo contexts. Multiple percussion emerged and evolved in this period, where rhythm and timbre were gaining more attention. Also mainly in the 20th century, advances in technological means related to electroacoustic music, mixed music and computing, brought new possibilities to composers and performers, of which we highlight fixed media sounds. These are the pre-recorded electronic part of some works involving technology, bringing us perspectives for composition and performance of mixed works, but brought here with different aesthetic references, that is to say aesthetic references, that is, not just electroacoustic music, even though we have interest in and influences from electroacoustic music. In this way, this research and the works created and performed in it have hybrid aesthetics, although more focused on popular music, but with some technical and aesthetic aspects of electroacoustic music. Thus, we studied multiple percussion and fixed media sounds and then composed and performed works that combine these two universes together, reflecting on our creative and interpretative processes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPercussão múltiplapt_BR
dc.subjectMultiple percussionpt_BR
dc.subjectSons em mídia fixapt_BR
dc.subjectSounds on fixed mediapt_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectCompositionpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleComposição e performance de obras para percussão múltipla e sons em mídia fixapt_BR
dc.title.alternativeComposition and performance of works for multiple percussion and sounds on fixed mediapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Traldi, Cesar Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6022645968535320pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Cleber da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425018975775470pt_BR
dc.contributor.referee2Barreiro, Daniel Luís-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231522389312679pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3872192015222697pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA percussão passa a ganhar maior notoriedade, nos entornos e maiormente durante e após o século XX, especialmente quando apenas um músico passava a desempenhar o papel de tocar diversos instrumentos percussivos agrupados (setup), em orquestras e em contextos solistas. A percussão múltipla teve seu surgimento e evolução neste período, no qual ritmo e timbre também passavam a ganhar mais atenção. Junto a isso, principalmente no século XX, os avanços dos meios tecnológicos relativos à música eletroacústica, à música mista e à computação, trouxeram novas possibilidades a compositores e intérpretes, dos quais salientamos os sons em mídia fixa. Estes são a parte eletrônica pré-gravada de algumas obras envolvendo tecnologia, nos trazendo perspectivas para composição e performance de obras mistas, porém aqui trazidos com referências estéticas diversas, isto é, não remetidas apenas à música eletroacústica, mesmo que tenhamos apresentado certo interesse e influências na mesma. Dessa forma, esta pesquisa e as obras nela criadas e interpretadas possuem estéticas híbridas, contudo mais voltadas à música popular e somente com alguns aspectos técnicos e estéticos da música eletroacústica. Assim, estudamos a percussão múltipla e os sons em mídia fixa para depois compormos e performarmos obras que uniram estes dois universos, realizando reflexões sobre nossos processos criativos e interpretativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration216pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.634pt_BR
dc.orcid.putcode177116802-
dc.crossref.doibatchid74eb30c7-8edc-42f8-9ab3-323c3e66548e-
dc.subject.odsODSpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComposiçãoPerformanceObras.pdf7.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.