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ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-3965-9122
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Formação, saberes e práticas de professoras/es egressas/os do programa escola da terra da Universidade Federal de Uberlândia
Título (s) alternativo (s): Training, knowledge and practices of teachers graduates from the escola da terra program of the Federal University of Uberlândia
Autor: Silva, Michele Maria da
Primer orientador: Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da
Primer miembro de la banca: Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da
Segundo miembro de la banca: Souza, Vilma Aparecida
Tercer miembro de la banca: Borges Netto, Mário
Cuarto miembro de la banca: Lucini, Marizete
Quinto miembro de la banca: Sousa, José Josberto Montenegro
Resumen: Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), na linha Saberes e Práticas Educativas. O estudo tem como temática de pesquisa o Programa Escola da Terra – UFU e a Educação do Campo, abordando questões de formação, saberes e práticas educativas. A pesquisa investiga como as/os docentes egressos/as do I Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo do Programa Escola da Terra – UFU (2018-2019) avaliam e refletem sobre sua prática docente a partir dos estudos, conhecimentos e experiências desenvolvidos durante o Curso, levando em consideração um conjunto de políticas educacionais voltadas para a formação de professoras/es que atuam em escolas localizadas no meio rural. Delimitou-se como objetivo geral analisar as contribuições do I Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo do Programa Escola da Terra – UFU (2018-2019), para a formação e saberes docentes, a partir da percepção das/dos professoras/es egressas/os, que atuam em escolas da zona rural na região do Triângulo Mineiro. Como objetivos específicos, definiu-se: I - analisar o histórico da constituição da educação rural no Brasil e das organizações educativas no campo; II - compreender e analisar o processo histórico da Educação do Campo no Brasil, evidenciando avanços e retrocessos; III - apresentar e contextualizar o I Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, desenvolvido na UFU; IV - identificar e analisar a formação e os saberes pedagógicos de professoras/es, que atuam em escolas localizadas no meio rural, egressas/os do I Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo - Programa Escola da Terra-UFU (2018 – 2019). A abordagem metodológica está ancorada na pesquisa qualitativa (Flick, 2004). Como estratégia utilizou-se a pesquisa documental (Ludke e André,1986) para acessar dados relacionados ao Curso, às leis, instruções e normas correlatas. A História Oral (Meihy, 2002; Portelli, 1997) foi empregada para acessar e analisar o impacto do Curso na formação, nos saberes e nas práticas pedagógicas das/dos professoras/es. A tese está organizada em quatro seções. A partir da pesquisa concluiu-se que o Curso contribuiu para a formação continuada das/dos egressas/os, promovendo o desenvolvimento da autonomia docente e de práticas pedagógicas conectadas com a realidade das/os estudantes das escolas localizadas no meio rural.
Abstract: This thesis presents the results of research developed in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED/UFU), in the line of Knowledge and Educational Practices. The study's research theme is the Escola da Terra Program – UFU and Rural Education, addressing issues of training, knowledge and educational practices. The research investigates how teachers who graduated from the I Course of Improvement in Rural Education of the Escola da Terra Program – UFU (2018-2019) evaluate and reflect on their teaching practice based on the studies, knowledge and experiences developed during the Course, considering consideration of a set of educational policies aimed at training teachers who work in rural schools. The general objective was to analyze how teachers, working in schools in the rural area of Triângulo Mineiro, perceive and evaluate their pedagogical practice in the Course. As specific objectives, the following were defined: I - analyze the history of the constitution of rural education in Brazil and educational organizations in the countryside; II - understand and analyze the historical process of Rural Education in Brazil, highlighting advances and setbacks; III - present and contextualize the I Improvement Course in Rural Education, developed at UFU; IV - identify and analyze the training, knowledge and pedagogical practices of teachers from rural schools, graduates of the I Improvement Course in Rural Education - Escola da Terra Program -UFU (2018 – 2019). The methodological approach is anchored in qualitative research (Flick, 2004). As a strategy, documentary research was used (Ludke and André, 1986) to access data related to the Course, laws, instructions and related standards. Oral History (Meihy, 2002; Portelli, 1997) was used to access and analyze the impact of the course on the training, knowledge and pedagogical practices of teachers. The thesis is organized into four sections. From the research it was concluded that the Course contributed significantly to the continued training of graduates, promoting the development of teaching autonomy and pedagogical practices connected with the reality of students in rural schools.
Palabras clave: Programa Escola da Terra
Formação continuada de professores
Práticas pedagógicas
Escolas no meio rural
Educação do Campo
Escola da Terra Program
Continuing teacher training
Pedagogical practices
Schools in rural areas
Rural Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Tema: Educação
Professores - Formação
Educação rural
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SILVA, Michele Maria da. Formação, saberes e práticas de professoras/es esgressas/os do Programa Escola da Terra da Universidade Federal de Uberlândia. 2024. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5504.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5504
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44645
Fecha de defensa: 26-nov-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

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