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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44645
ORCID: | ![]() |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Formação, saberes e práticas de professoras/es egressas/os do programa escola da terra da Universidade Federal de Uberlândia |
Alternate title (s): | Training, knowledge and practices of teachers graduates from the escola da terra program of the Federal University of Uberlândia |
Author: | Silva, Michele Maria da |
First Advisor: | Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da |
First member of the Committee: | Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da |
Second member of the Committee: | Souza, Vilma Aparecida |
Third member of the Committee: | Borges Netto, Mário |
Fourth member of the Committee: | Lucini, Marizete |
Fifth member of the Committee: | Sousa, José Josberto Montenegro |
Summary: | Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU), na linha Saberes e Práticas Educativas. O estudo tem como temática de pesquisa o Programa Escola da Terra – UFU e a Educação do Campo, abordando questões de formação, saberes e práticas educativas. A pesquisa investiga como as/os docentes egressos/as do I Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo do Programa Escola da Terra – UFU (2018-2019) avaliam e refletem sobre sua prática docente a partir dos estudos, conhecimentos e experiências desenvolvidos durante o Curso, levando em consideração um conjunto de políticas educacionais voltadas para a formação de professoras/es que atuam em escolas localizadas no meio rural. Delimitou-se como objetivo geral analisar as contribuições do I Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo do Programa Escola da Terra – UFU (2018-2019), para a formação e saberes docentes, a partir da percepção das/dos professoras/es egressas/os, que atuam em escolas da zona rural na região do Triângulo Mineiro. Como objetivos específicos, definiu-se: I - analisar o histórico da constituição da educação rural no Brasil e das organizações educativas no campo; II - compreender e analisar o processo histórico da Educação do Campo no Brasil, evidenciando avanços e retrocessos; III - apresentar e contextualizar o I Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, desenvolvido na UFU; IV - identificar e analisar a formação e os saberes pedagógicos de professoras/es, que atuam em escolas localizadas no meio rural, egressas/os do I Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo - Programa Escola da Terra-UFU (2018 – 2019). A abordagem metodológica está ancorada na pesquisa qualitativa (Flick, 2004). Como estratégia utilizou-se a pesquisa documental (Ludke e André,1986) para acessar dados relacionados ao Curso, às leis, instruções e normas correlatas. A História Oral (Meihy, 2002; Portelli, 1997) foi empregada para acessar e analisar o impacto do Curso na formação, nos saberes e nas práticas pedagógicas das/dos professoras/es. A tese está organizada em quatro seções. A partir da pesquisa concluiu-se que o Curso contribuiu para a formação continuada das/dos egressas/os, promovendo o desenvolvimento da autonomia docente e de práticas pedagógicas conectadas com a realidade das/os estudantes das escolas localizadas no meio rural. |
Abstract: | This thesis presents the results of research developed in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED/UFU), in the line of Knowledge and Educational Practices. The study's research theme is the Escola da Terra Program – UFU and Rural Education, addressing issues of training, knowledge and educational practices. The research investigates how teachers who graduated from the I Course of Improvement in Rural Education of the Escola da Terra Program – UFU (2018-2019) evaluate and reflect on their teaching practice based on the studies, knowledge and experiences developed during the Course, considering consideration of a set of educational policies aimed at training teachers who work in rural schools. The general objective was to analyze how teachers, working in schools in the rural area of Triângulo Mineiro, perceive and evaluate their pedagogical practice in the Course. As specific objectives, the following were defined: I - analyze the history of the constitution of rural education in Brazil and educational organizations in the countryside; II - understand and analyze the historical process of Rural Education in Brazil, highlighting advances and setbacks; III - present and contextualize the I Improvement Course in Rural Education, developed at UFU; IV - identify and analyze the training, knowledge and pedagogical practices of teachers from rural schools, graduates of the I Improvement Course in Rural Education - Escola da Terra Program -UFU (2018 – 2019). The methodological approach is anchored in qualitative research (Flick, 2004). As a strategy, documentary research was used (Ludke and André, 1986) to access data related to the Course, laws, instructions and related standards. Oral History (Meihy, 2002; Portelli, 1997) was used to access and analyze the impact of the course on the training, knowledge and pedagogical practices of teachers. The thesis is organized into four sections. From the research it was concluded that the Course contributed significantly to the continued training of graduates, promoting the development of teaching autonomy and pedagogical practices connected with the reality of students in rural schools. |
Keywords: | Programa Escola da Terra Formação continuada de professores Práticas pedagógicas Escolas no meio rural Educação do Campo Escola da Terra Program Continuing teacher training Pedagogical practices Schools in rural areas Rural Education |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
Subject: | Educação Professores - Formação Educação rural |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | SILVA, Michele Maria da. Formação, saberes e práticas de professoras/es esgressas/os do Programa Escola da Terra da Universidade Federal de Uberlândia. 2024. 175 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5504. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5504 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44645 |
Date of defense: | 26-Nov-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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FormaçãoSaberesPráticas.pdf | Tese de Doutorado_Michele Maria da Silva | 3.35 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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