Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44517
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-9653-5809
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Proposta de gestão do conhecimento em uma empresa de recrutamento.
Autor: Guimarães, Isabella Figliagi
Pereira, Ana Lídia Galvani
Primer orientador: Almeida, Luís Fernando Magnanini de
Primer miembro de la banca: Castillo, Lucio Abimael Medrano
Segundo miembro de la banca: Miranda, Mara Rúbia da Silva
Resumen: A gestão do conhecimento é essencial para melhorar processos e criar vantagem competitiva nas organizações. Em uma empresa de recrutamento, em que há grandes volumes de dados sobre candidatos e clientes, uma gestão eficaz desse conhecimento é crucial para otimizar a seleção de talentos e atender melhor às necessidades das empresas contratantes. Este trabalho propõe analisar e aprimorar a gestão do conhecimento na empresa de recrutamento, transformando a forma como as informações são processadas e utilizadas. Além disso, sugere o compartilhamento de melhores práticas entre recrutadores para fomentar uma cultura de aprendizado contínuo e inovação. As entrevistas realizadas com os colaboradores apontaram falhas na gestão do conhecimento, como lacunas em documentos de suporte e na comunicação. Isso levou à proposta de medidas com o intuito de aprimorar a eficácia na área, incluindo a atualização e expansão da base de documentos, além da criação de uma plataforma de conhecimento colaborativa e acessível, visando reduzir a dependência dos gestores e facilitar o acesso às informações necessárias, a prática de feedback também é essencial para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Também é fundamental implementar uma abordagem diversificada para o aprendizado, que abranja treinamentos regulares, oportunidades de desenvolvimento profissional, além de incentivos financeiros e reconhecimento.
Abstract: Knowledge management is essential for improving processes and creating competitive advantage in organizations. In a recruitment company, where there are large volumes of data about candidates and clients, effective management of this knowledge is crucial for optimizing talent selection and better meeting the needs of hiring companies. This work proposes to analyze and enhance knowledge management within the recruitment firm, transforming how information is processed and utilized. Additionally, it suggests sharing best practices among recruiters to foster a culture of continuous learning and innovation. Interviews conducted with employees indicated shortcomings in knowledge management, such as gaps in support documents and communication. This led to the proposal of measures aimed at improving effectiveness in the area, including updating and expanding the document database, as well as creating a collaborative and accessible knowledge platform to reduce dependence on managers and facilitate access to necessary information. The practice of feedback is also essential for the continuous development of employees. Furthermore, it is crucial to implement a diversified approach to learning, which includes regular training, professional development opportunities, as well as financial incentives and recognition.
Palabras clave: Conhecimento
Knowledge
Recrutamento
Recruitment
Informação
Information
Gestão
Management
Gestão do conhecimento
Management, knowledge Management
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PEREIRA, Ana Lídia Galvani; GUIMARAES, Isabella Figliagi. Gestão do conhecimento em uma empresa de recrutamento. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44517
Fecha de defensa: 4-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PropostaGestaoConhecimento.pdfTCC778.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.