Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44510
ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-3018-2040 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Abordagens de ensino de piano para crianças identificadas em materiais didáticos adotados nos conservatórios estaduais do triângulo mineiro |
Author: | Oliveira, Guilherme Xavier de |
First Advisor: | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza |
First member of the Committee: | Botelho, Flávia Pereira |
Second member of the Committee: | Morato, Cíntia Thais |
Summary: | Objetivando conhecer abordagens e concepções pedagógicas de ensino de piano para crianças iniciantes identificadas em materiais didáticos de iniciação ao piano adotados em conservatórios estaduais do triângulo mineiro estabeleceu-se como objetivos específicos 1) conhecer materiais didáticos específicos de iniciação da criança ao piano presentes nos programas dos conservatórios estaduais do triângulo mineiro; 2) identificar a proposta didático pedagógica dos materiais didáticos para iniciação de crianças ao piano adotados nos conservatórios estaduais do triângulo mineiro; 3) identificar as características desses materiais quanto à leitura musical, técnica pianística, gradação nos níveis de dificuldade do repertório; 4) elencar procedimentos pedagógicos explicitados nos materiais selecionados e inferir os implícitos. Tomando como referências teóricas especialmente os trabalhos de Campos (2000), Longo (2016) Moreira (2005) Gainza (1988, 2015) para subsidiar o olhar para os métodos de piano selecionados foi feita uma descrição de cada um deles quanto às abordagens de leitura, claves e tonalidades; aspectos técnicos pianísticos; aspectos relacionados a improvisação e criação; e possibilidades metodológicas. A análise dos métodos mostrou que a maioria deles tem como princípios a iniciação do ensino do piano por meio da leitura de partitura convencional. Embora haja muitas propostas de ensino de piano de forma mais criativa e que parta do princípio da vivência musical antes da aprendizagem de seus conceitos, os materiais didáticos que compõem os programas dos conservatórios consultados utilizados para o ensino de piano ainda estão fortemente apoiados nos princípios tradicionais da iniciação pela leitura e técnica pianística. Assim é importante que o professor tenha em mente que esses materiais são apenas ferramentas e que o professor deve conhecê-los bem, entendendo suas finalidades para melhor utilizá-los, mas deve ter outros recursos e estratégias para desenvolver as potencialidades da criança e sua aprendizagem musical, pianística e teórica. |
Keywords: | ensino de piano métodos de piano iniciantes |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | OLIVERIA, Guilherme Xavier de. Abordagens de ensino de piano para crianças identificadas em materiais didáticos adotados nos conservatórios estaduais do triângulo mineiro. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música- Piano) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44510 |
Date of defense: | 26-Jun-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AbordagenseEnsinoPiano.pdf | TCC | 563.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License