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dc.creatorOliveira, Guilherme Xavier de-
dc.date.accessioned2025-01-08T11:51:19Z-
dc.date.available2025-01-08T11:51:19Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationOLIVERIA, Guilherme Xavier de. Abordagens de ensino de piano para crianças identificadas em materiais didáticos adotados nos conservatórios estaduais do triângulo mineiro. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música- Piano) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44510-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectensino de pianopt_BR
dc.subjectmétodos de pianopt_BR
dc.subjectiniciantespt_BR
dc.titleAbordagens de ensino de piano para crianças identificadas em materiais didáticos adotados nos conservatórios estaduais do triângulo mineiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Cristina Lemes de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.contributor.referee1Botelho, Flávia Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4422825J6pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cíntia Thais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoObjetivando conhecer abordagens e concepções pedagógicas de ensino de piano para crianças iniciantes identificadas em materiais didáticos de iniciação ao piano adotados em conservatórios estaduais do triângulo mineiro estabeleceu-se como objetivos específicos 1) conhecer materiais didáticos específicos de iniciação da criança ao piano presentes nos programas dos conservatórios estaduais do triângulo mineiro; 2) identificar a proposta didático pedagógica dos materiais didáticos para iniciação de crianças ao piano adotados nos conservatórios estaduais do triângulo mineiro; 3) identificar as características desses materiais quanto à leitura musical, técnica pianística, gradação nos níveis de dificuldade do repertório; 4) elencar procedimentos pedagógicos explicitados nos materiais selecionados e inferir os implícitos. Tomando como referências teóricas especialmente os trabalhos de Campos (2000), Longo (2016) Moreira (2005) Gainza (1988, 2015) para subsidiar o olhar para os métodos de piano selecionados foi feita uma descrição de cada um deles quanto às abordagens de leitura, claves e tonalidades; aspectos técnicos pianísticos; aspectos relacionados a improvisação e criação; e possibilidades metodológicas. A análise dos métodos mostrou que a maioria deles tem como princípios a iniciação do ensino do piano por meio da leitura de partitura convencional. Embora haja muitas propostas de ensino de piano de forma mais criativa e que parta do princípio da vivência musical antes da aprendizagem de seus conceitos, os materiais didáticos que compõem os programas dos conservatórios consultados utilizados para o ensino de piano ainda estão fortemente apoiados nos princípios tradicionais da iniciação pela leitura e técnica pianística. Assim é importante que o professor tenha em mente que esses materiais são apenas ferramentas e que o professor deve conhecê-los bem, entendendo suas finalidades para melhor utilizá-los, mas deve ter outros recursos e estratégias para desenvolver as potencialidades da criança e sua aprendizagem musical, pianística e teórica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode175322657-
Appears in Collections:TCC - Música

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