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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Letramento crítico-emocional na educação infantil: Em busca de uma práxis para uma educação democrática
Alternate title (s): Critical-emotional literacy in early childhood education: Seeking praxis for democratic education
Author: Leal, Anna Luiza Reis
First Advisor: Tagata, William Mineo
First member of the Committee: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Second member of the Committee: Ifa, Sérgio
Summary: Considerando a escola como espaço essencial à transformação social, intenciona-se, nesta pesquisa, problematizar a relação de um letramento pautado na criticidade e na afetividade, com a formação de estudantes participativos, autônomos e cientes das múltiplas realidades sociais em sua comunidade. A pesquisa parte do pressuposto de que as emoções e a criticidade são essenciais na Educação Infantil, quando as crianças têm o primeiro contato formal com os letramentos. Nesse contexto educacional, pretende-se investigar quais afetos podem potencializar a democracia, e em que medida a escola pode promovê-los. Para responder a essas questões, organizei algumas de minhas vivências em um estudo qualitativo, autoetnográfico, no qual apresento recortes do meu Diário de Campo e analiso depoimentos das professoras que atuam, junto comigo, em uma Escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino da cidade de Uberlândia. A Linguística Aplicada oportunizou um trajeto investigativo que permitiu uma reflexão sobre a minha própria formação enquanto professora pesquisadora, com vistas às necessidades sociais que sempre me instigaram a permanecer na educação. A análise dos dados permitiu vislumbrar a maneira como os afetos influenciam nas relações dentro da escola e o modo como essas relações se estabelecem em um contexto mais favorável ou não à democracia. O amor destacou-se, dentre os afetos, como um dos mais eficazes facilitadores da potência máxima dos aprendizes. Almeja-se que os resultados da pesquisa possam contribuir com a promoção de uma educação efetivamente mais justa, bem como inspirar novos estudos sobre letramento crítico-emocional.
Abstract: Considering school as an essential space for social transformation, this research aims to problematize the relationship between literacy based on critical thinking and affectivity and the formation of participative, autonomous, and socially aware students within their community. The research starts from the assumption that emotions and critical thinking are essential in Early Childhood Education, where children have their first formal contact with literacy. In this educational context, the study intends to investigate which emotions can enhance democracy and to what extent the school can promote them. To address these questions, I organized some of my experiences into a qualitative, autoethnographic study, presenting excerpts from my Field Diary and analyzing statements from teachers who work alongside me in a Municipal Early Childhood Education School in the city of Uberlândia. Applied Linguistics provided an investigative journey that allowed for reflection on my own development as a teacher-researcher, with a focus on the social needs that have always motivated me to stay in education. The data analysis allowed glimpsing how emotions influence relationships within the school and the way these relationships are established in a context that is more or less favorable to democracy. Love stood out among the emotions as one of the most effective facilitators of learners' maximum potential. The aim is for the research results to contribute to promoting genuinely fair education and inspire new studies on critical-emotional literacy.
Keywords: Educação Infantil
Afetos
Sentimentos
Emoções
Democracia
Early Childhood Education
Feelings
Affections
Emotions
Democracy
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Subject: Linguística
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: REIS, Anna Luiza Leal. Letramento crítico-emocional na educação infantil: Em busca de uma práxis para uma educação democrática. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7108.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7108
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44479
Date of defense: 30-Aug-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

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