Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44479
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLeal, Anna Luiza Reis-
dc.date.accessioned2025-01-06T17:15:13Z-
dc.date.available2025-01-06T17:15:13Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationREIS, Anna Luiza Leal. Letramento crítico-emocional na educação infantil: Em busca de uma práxis para uma educação democrática. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7108.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44479-
dc.description.abstractConsidering school as an essential space for social transformation, this research aims to problematize the relationship between literacy based on critical thinking and affectivity and the formation of participative, autonomous, and socially aware students within their community. The research starts from the assumption that emotions and critical thinking are essential in Early Childhood Education, where children have their first formal contact with literacy. In this educational context, the study intends to investigate which emotions can enhance democracy and to what extent the school can promote them. To address these questions, I organized some of my experiences into a qualitative, autoethnographic study, presenting excerpts from my Field Diary and analyzing statements from teachers who work alongside me in a Municipal Early Childhood Education School in the city of Uberlândia. Applied Linguistics provided an investigative journey that allowed for reflection on my own development as a teacher-researcher, with a focus on the social needs that have always motivated me to stay in education. The data analysis allowed glimpsing how emotions influence relationships within the school and the way these relationships are established in a context that is more or less favorable to democracy. Love stood out among the emotions as one of the most effective facilitators of learners' maximum potential. The aim is for the research results to contribute to promoting genuinely fair education and inspire new studies on critical-emotional literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAfetospt_BR
dc.subjectSentimentospt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectFeelingspt_BR
dc.subjectAffectionspt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.titleLetramento crítico-emocional na educação infantil: Em busca de uma práxis para uma educação democráticapt_BR
dc.title.alternativeCritical-emotional literacy in early childhood education: Seeking praxis for democratic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tagata, William Mineo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2561765490886281pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Cristiane Carvalho de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285pt_BR
dc.contributor.referee2Ifa, Sérgio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5907970286211287pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a escola como espaço essencial à transformação social, intenciona-se, nesta pesquisa, problematizar a relação de um letramento pautado na criticidade e na afetividade, com a formação de estudantes participativos, autônomos e cientes das múltiplas realidades sociais em sua comunidade. A pesquisa parte do pressuposto de que as emoções e a criticidade são essenciais na Educação Infantil, quando as crianças têm o primeiro contato formal com os letramentos. Nesse contexto educacional, pretende-se investigar quais afetos podem potencializar a democracia, e em que medida a escola pode promovê-los. Para responder a essas questões, organizei algumas de minhas vivências em um estudo qualitativo, autoetnográfico, no qual apresento recortes do meu Diário de Campo e analiso depoimentos das professoras que atuam, junto comigo, em uma Escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino da cidade de Uberlândia. A Linguística Aplicada oportunizou um trajeto investigativo que permitiu uma reflexão sobre a minha própria formação enquanto professora pesquisadora, com vistas às necessidades sociais que sempre me instigaram a permanecer na educação. A análise dos dados permitiu vislumbrar a maneira como os afetos influenciam nas relações dentro da escola e o modo como essas relações se estabelecem em um contexto mais favorável ou não à democracia. O amor destacou-se, dentre os afetos, como um dos mais eficazes facilitadores da potência máxima dos aprendizes. Almeja-se que os resultados da pesquisa possam contribuir com a promoção de uma educação efetivamente mais justa, bem como inspirar novos estudos sobre letramento crítico-emocional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7108pt_BR
dc.crossref.doibatchidb11bae58-83cc-4884-811e-c01c5fc0c0f9-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LetramentoCrítico-emocionalEducação.pdfDissertação1.82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.