Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44434
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-1586-6611
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A Gênese da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - 1977 a 1988
Alternate title (s): The genesis of the school of basic education of the Federal University of Uberlandia from 1977 TO 1988
Author: Obo, Marielly Mateus
First Advisor: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
First member of the Committee: Lima, Michelle Castro
Second member of the Committee: Araújo, José Carlos Souza
Summary: Este estudo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação, investiga a gênese da Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA), com foco em sua constituição e desenvolvimento entre 1977 e 1988. Durante esse período, a ESEBA transita de uma instituição originalmente destinada aos filhos dos servidores da UFU para uma escola pública de acesso mais amplo. A pesquisa parte das seguintes questões: a) Qual a conjuntura política e econômica que levou à criação da ESEBA? 2) Qual foi a justificativa para a construção de uma escola voltada exclusivamente aos filhos dos servidores da UFU? 3) Quais lideranças tiveram papel decisivo na fundação da ESEBA? 4) Quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas na escola? 5) Qual é a representação educacional e social da ESEBA na promoção de uma educação de qualidade? O principal objetivo é analisar, a partir de uma abordagem histórica, como a ESEBA foi estabelecida e consolidada como uma escola de acesso público, bem como avaliar seu impacto na promoção de uma educação de qualidade, atendendo às expectativas da comunidade acadêmica e da sociedade de Uberlândia. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas. No exercício teórico-metodológico contou-se com autores como Saviani (1995; 2007; 2008; 2011; 2013), Araújo (2005; 2012); Nosella e Buffa (2013; 2005), Lombardi (2005), Sanfelice (2006; 2007; 2008; 2012), entre outros que abordam amplamente as discussões a respeito das instituições escolares. As fontes coletadas nos arquivos da UFU e da ESEBA revelaram os principais atores envolvidos na fundação da escola, com destaque para líderes políticos, e permitiram compreender os benefícios educacionais que a escola trouxe ao cenário local. A dissertação está estruturada em três capítulos principais: o primeiro contextualiza historicamente os Colégios de Aplicação no Brasil e o processo de federalização da UFU; o segundo aborda a gênese e implantação da ESEBA, analisando as condições econômicas, sociais e políticas que influenciaram sua criação; e o terceiro se dedica à análise das proposições pedagógicas desenvolvidas na escola e do papel que desempenhou na promoção de uma educação de qualidade, levando em consideração as demandas e expectativas da comunidade acadêmica e da sociedade. Conclui-se que a gênese da ESEBA exemplifica como a interação entre fatores políticos, econômicos e sociais pode moldar e fortalecer uma instituição educacional, garantindo seu sucesso e impacto duradouro na comunidade.
Abstract: This study, developed within the scope of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (UFU), in the research line of History and Historiography of Education, investigates the genesis of the UFU Basic Education School (ESEBA), focusing on its constitution and development between 1977 and 1988. During this period, ESEBA transitioned from an institution originally intended for the children of UFU staff to a public school with broader access. The research is based on the following questions: 1) What were the political and economic contexts that led to the creation of ESEBA? 2) What was the justification for establishing a school exclusively for the children of UFU staff? 3) Which leaders played decisive roles in the founding of ESEBA? 4) What pedagogical practices were developed at the school? 5) What is ESEBA's educational and social representation in promoting quality education? The main objective is to analyze, from a historical pproach, how ESEBA was established and consolidated as a school with public access, as well as to assess its impact on promoting quality education, meeting the expectations of the academic community and society of Uberlândia. The research adopts a qualitative approach, using bibliographic surveys, documental analysis, and interviews. In the theoretical-methodological exercise, we relied on authors such as Saviani (1995; 2007, 2008, 2011; 2013), Araújo (2005; 2012); Nosella and Buffa (2013; 2005), Lombardi (2005), Sanfelice (2006, 2007, 2008, 2012), among others who extensively address discussions about educational institutions. The ources collected from UFU and ESEBA archives revealed the main actors involved in the founding of the school, highlighting political leaders, and allowed for an understanding of the educational benefits the school brought to the local setting. The dissertation is structured into three main chapters: the first one historically contextualizes the Practice Schools in Brazil and the federalization process of UFU; the second addresses the genesis and implementation of ESEBA, analyzing the economic, social, and political conditions that influenced its creation; and the third is devoted to analyzing the pedagogical propositions developed at the school and the role it played in promoting quality education, taking into account the demands and expectations of the academic community and society. It is concluded that the genesis of ESEBA exemplifies how the interaction between political, economic, and social factors can shape and strengthen an educational institution, ensuring its success and lasting impact on the community.
Keywords: História da Educação
Colégio de Aplicação
ESEBA
Instituições Escolares
History of Education
Application School
ESEBA
School Institutions
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: OBO, Marielly Mateus. A Gênese da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia- 1977 a 1988. 2024. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.785
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.785
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44434
Date of defense: 2-Dec-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GêneseEscolaEducação (1).pdfDissertação35.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.