Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44398| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| Término do embargo: | 2026-07-16 |
| Título: | Reflexões sobre um atuar clínico na perspectiva histórico-cultural |
| Autor(es): | Monteiro, Guilherme Antonio Vieira |
| Primeiro orientador: | Pereira, Eliane Regina |
| Primeiro membro da banca: | Turci, Barbara Maria |
| Segundo membro da banca: | Santos, Yara Magalhães dos |
| Resumo: | As relações étnico-raciais constituem uma parte importante da história da cultura brasileira. Neste sentido, a perspectiva da psicologia histórico-cultural apresenta que estes fatores influenciam como os sujeitos se desenvolvem e se relacionam consigo e com o outro e a cultura. O objetivo deste trabalho é discutir e pensar de forma crítica as narrativas da minha experiencia na clínica infantil enquanto estagiário negro atendendo uma criança negra. Para isso utilizei da metodologia da pesquisa narrativa como forma de reflexão da minha prática clínica, tendo como aspecto central o fato de eu ser um sujeito racializado. Durante este processo reflexivo foi possível observar como as experiências raciais comporão os processos terapêuticos que foram se dando. Assim, houve uma tentativa de criar possibilidades de pensar uma clínica com crianças racializadas. |
| Abstract: | Ethnic-racial relations are an important part of the history of Brazilian culture. In this sense, the perspective of cultural-historical psychology shows that these factors influence how subjects develop and relate to themselves, others and culture. The aim of this paper is to discuss and think critically about the narratives of my experience in the children's clinic as a black trainee treating a black child. To do this, I used the methodology of narrative research as a way of reflecting on my clinical practice, with the central aspect being the fact that I am a racialized subject. During this reflective process, it was possible to observe how racial experiences made up the therapeutic processes that were taking place. Thus, there was an attempt to create possibilities for thinking about a clinic with racialized children. |
| Palavras-chave: | psicologia histórico-cultural cultural-historical psychology infância childhood étnico-racial ethnic-racial mediação mediation |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS INDIVIDUO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | MONTEIRO, Guilherme Antonio Vieira. Reflexões sobre um atuar clínico na perspectiva histórico-cultural. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44398 |
| Data de defesa: | 16-Jul-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ReflexõesSobreAtuar.pdf Até 2026-07-16 | TCC | 158.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.