Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44398
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Monteiro, Guilherme Antonio Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T14:58:09Z | - |
dc.date.available | 2024-12-19T14:58:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Guilherme Antonio Vieira. Reflexões sobre um atuar clínico na perspectiva histórico-cultural. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44398 | - |
dc.description.abstract | Ethnic-racial relations are an important part of the history of Brazilian culture. In this sense, the perspective of cultural-historical psychology shows that these factors influence how subjects develop and relate to themselves, others and culture. The aim of this paper is to discuss and think critically about the narratives of my experience in the children's clinic as a black trainee treating a black child. To do this, I used the methodology of narrative research as a way of reflecting on my clinical practice, with the central aspect being the fact that I am a racialized subject. During this reflective process, it was possible to observe how racial experiences made up the therapeutic processes that were taking place. Thus, there was an attempt to create possibilities for thinking about a clinic with racialized children. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | cultural-historical psychology | pt_BR |
dc.subject | infância | pt_BR |
dc.subject | childhood | pt_BR |
dc.subject | étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | ethnic-racial | pt_BR |
dc.subject | mediação | pt_BR |
dc.subject | mediation | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre um atuar clínico na perspectiva histórico-cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Eliane Regina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0023990232502452 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Turci, Barbara Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6838776720101736 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Yara Magalhães dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9238017578078410 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9989138159276012 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As relações étnico-raciais constituem uma parte importante da história da cultura brasileira. Neste sentido, a perspectiva da psicologia histórico-cultural apresenta que estes fatores influenciam como os sujeitos se desenvolvem e se relacionam consigo e com o outro e a cultura. O objetivo deste trabalho é discutir e pensar de forma crítica as narrativas da minha experiencia na clínica infantil enquanto estagiário negro atendendo uma criança negra. Para isso utilizei da metodologia da pesquisa narrativa como forma de reflexão da minha prática clínica, tendo como aspecto central o fato de eu ser um sujeito racializado. Durante este processo reflexivo foi possível observar como as experiências raciais comporão os processos terapêuticos que foram se dando. Assim, houve uma tentativa de criar possibilidades de pensar uma clínica com crianças racializadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 20 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS INDIVIDUO | pt_BR |
dc.embargo.terms | I - artigos publicados em revistas científicas cujo contrato firmado com os autores apresente cláusula que impeça a disponibilização daqueles em repositórios de livre acesso; | pt_BR |
dc.description.embargo | 2026-07-16 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ReflexõesSobreAtuar.pdf Until 2026-07-16 | TCC | 158.73 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.