Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44398
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMonteiro, Guilherme Antonio Vieira-
dc.date.accessioned2024-12-19T14:58:09Z-
dc.date.available2024-12-19T14:58:09Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Guilherme Antonio Vieira. Reflexões sobre um atuar clínico na perspectiva histórico-cultural. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44398-
dc.description.abstractEthnic-racial relations are an important part of the history of Brazilian culture. In this sense, the perspective of cultural-historical psychology shows that these factors influence how subjects develop and relate to themselves, others and culture. The aim of this paper is to discuss and think critically about the narratives of my experience in the children's clinic as a black trainee treating a black child. To do this, I used the methodology of narrative research as a way of reflecting on my clinical practice, with the central aspect being the fact that I am a racialized subject. During this reflective process, it was possible to observe how racial experiences made up the therapeutic processes that were taking place. Thus, there was an attempt to create possibilities for thinking about a clinic with racialized children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectpsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectcultural-historical psychologypt_BR
dc.subjectinfânciapt_BR
dc.subjectchildhoodpt_BR
dc.subjectétnico-racialpt_BR
dc.subjectethnic-racialpt_BR
dc.subjectmediaçãopt_BR
dc.subjectmediationpt_BR
dc.titleReflexões sobre um atuar clínico na perspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Eliane Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023990232502452pt_BR
dc.contributor.referee1Turci, Barbara Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6838776720101736pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Yara Magalhães dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9238017578078410pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9989138159276012pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs relações étnico-raciais constituem uma parte importante da história da cultura brasileira. Neste sentido, a perspectiva da psicologia histórico-cultural apresenta que estes fatores influenciam como os sujeitos se desenvolvem e se relacionam consigo e com o outro e a cultura. O objetivo deste trabalho é discutir e pensar de forma crítica as narrativas da minha experiencia na clínica infantil enquanto estagiário negro atendendo uma criança negra. Para isso utilizei da metodologia da pesquisa narrativa como forma de reflexão da minha prática clínica, tendo como aspecto central o fato de eu ser um sujeito racializado. Durante este processo reflexivo foi possível observar como as experiências raciais comporão os processos terapêuticos que foram se dando. Assim, houve uma tentativa de criar possibilidades de pensar uma clínica com crianças racializadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS INDIVIDUOpt_BR
dc.embargo.termsI - artigos publicados em revistas científicas cujo contrato firmado com os autores apresente cláusula que impeça a disponibilização daqueles em repositórios de livre acesso;pt_BR
dc.description.embargo2026-07-16-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ReflexõesSobreAtuar.pdf
  Hasta 2026-07-16
TCC158.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.