Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44397
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A filosofia do ensino de filosofia e o filosofar no ensino médio |
Author: | Vilela, Maria Caroline Galdino |
First Advisor: | Almeida Júnior, José Benedito de |
First member of the Committee: | Almeida Júnior, José Benedito de |
Second member of the Committee: | Rosato, Gustavo Rodrigues |
Summary: | Este texto aborda a importância da formação docente em Filosofia para o ensino médio como base para uma educação de qualidade e preparação dos estudantes para desafios acadêmicos e profissionais. O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) qualifica futuros professores ao possibilitar a reflexão sobre práticas pedagógicas e a conexão entre universidade e escola. O PIBID fortalece a relação entre teoria e prática e contribui para a qualidade das escolas e melhores resultados educacionais. Este trabalho enfatiza a necessidade de incluir pensadoras e pensadores brasileiros no ensino de Filosofia. Essa abordagem aproxima o conteúdo da realidade dos estudantes, contextualiza o aprendizado e valoriza o conhecimento local como alternativa ao predomínio de centros acadêmicos tradicionais. O estudo de temas e problemas da cultura brasileira também estimula a identificação dos estudantes com o conteúdo. O ensino de Filosofia enfrenta desafios como estimular habilidades de argumentação, debate, leitura crítica e compreensão de conceitos filosóficos. Apesar disso, o texto incentiva a reflexão contínua e novas abordagens pedagógicas para avançar no ensino da disciplina. Por fim, esta pesquisa confirma que o campo da Filosofia é aberto e isso influencia seu ensino. Não foram apresentadas respostas definitivas, mas os resultados servem como referência para estudos e práticas futuras no ensino de Filosofia no Brasil. |
Keywords: | Filosofia Philosophy Ensino Education Ensino médio High school |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::FILOSOFIA BRASILEIRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | VILELA, Maria Caroline Galdino. A filosofia do ensino de filosofia e o filosofar no ensino médio. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44397 |
Date of defense: | 14-Nov-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FilosofiaEnsinoFilosofia.pdf | TCC | 440.33 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.