Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44397
ORCID: | ![]() |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A filosofia do ensino de filosofia e o filosofar no ensino médio |
Autor(es): | Vilela, Maria Caroline Galdino |
Primeiro orientador: | Almeida Júnior, José Benedito de |
Primeiro membro da banca: | Almeida Júnior, José Benedito de |
Segundo membro da banca: | Rosato, Gustavo Rodrigues |
Resumo: | Este texto aborda a importância da formação docente em Filosofia para o ensino médio como base para uma educação de qualidade e preparação dos estudantes para desafios acadêmicos e profissionais. O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) qualifica futuros professores ao possibilitar a reflexão sobre práticas pedagógicas e a conexão entre universidade e escola. O PIBID fortalece a relação entre teoria e prática e contribui para a qualidade das escolas e melhores resultados educacionais. Este trabalho enfatiza a necessidade de incluir pensadoras e pensadores brasileiros no ensino de Filosofia. Essa abordagem aproxima o conteúdo da realidade dos estudantes, contextualiza o aprendizado e valoriza o conhecimento local como alternativa ao predomínio de centros acadêmicos tradicionais. O estudo de temas e problemas da cultura brasileira também estimula a identificação dos estudantes com o conteúdo. O ensino de Filosofia enfrenta desafios como estimular habilidades de argumentação, debate, leitura crítica e compreensão de conceitos filosóficos. Apesar disso, o texto incentiva a reflexão contínua e novas abordagens pedagógicas para avançar no ensino da disciplina. Por fim, esta pesquisa confirma que o campo da Filosofia é aberto e isso influencia seu ensino. Não foram apresentadas respostas definitivas, mas os resultados servem como referência para estudos e práticas futuras no ensino de Filosofia no Brasil. |
Palavras-chave: | Filosofia Philosophy Ensino Education Ensino médio High school |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::FILOSOFIA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | VILELA, Maria Caroline Galdino. A filosofia do ensino de filosofia e o filosofar no ensino médio. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44397 |
Data de defesa: | 14-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FilosofiaEnsinoFilosofia.pdf | TCC | 440.33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.