Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44397
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-8285-2885
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A filosofia do ensino de filosofia e o filosofar no ensino médio
Autor(es): Vilela, Maria Caroline Galdino
Primeiro orientador: Almeida Júnior, José Benedito de
Primeiro membro da banca: Almeida Júnior, José Benedito de
Segundo membro da banca: Rosato, Gustavo Rodrigues
Resumo: Este texto aborda a importância da formação docente em Filosofia para o ensino médio como base para uma educação de qualidade e preparação dos estudantes para desafios acadêmicos e profissionais. O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) qualifica futuros professores ao possibilitar a reflexão sobre práticas pedagógicas e a conexão entre universidade e escola. O PIBID fortalece a relação entre teoria e prática e contribui para a qualidade das escolas e melhores resultados educacionais. Este trabalho enfatiza a necessidade de incluir pensadoras e pensadores brasileiros no ensino de Filosofia. Essa abordagem aproxima o conteúdo da realidade dos estudantes, contextualiza o aprendizado e valoriza o conhecimento local como alternativa ao predomínio de centros acadêmicos tradicionais. O estudo de temas e problemas da cultura brasileira também estimula a identificação dos estudantes com o conteúdo. O ensino de Filosofia enfrenta desafios como estimular habilidades de argumentação, debate, leitura crítica e compreensão de conceitos filosóficos. Apesar disso, o texto incentiva a reflexão contínua e novas abordagens pedagógicas para avançar no ensino da disciplina. Por fim, esta pesquisa confirma que o campo da Filosofia é aberto e isso influencia seu ensino. Não foram apresentadas respostas definitivas, mas os resultados servem como referência para estudos e práticas futuras no ensino de Filosofia no Brasil.
Palavras-chave: Filosofia
Philosophy
Ensino
Education
Ensino médio
High school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::FILOSOFIA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VILELA, Maria Caroline Galdino. A filosofia do ensino de filosofia e o filosofar no ensino médio. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44397
Data de defesa: 14-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FilosofiaEnsinoFilosofia.pdfTCC440.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.