Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44397
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorVilela, Maria Caroline Galdino-
dc.date.accessioned2024-12-19T14:43:32Z-
dc.date.available2024-12-19T14:43:32Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.citationVILELA, Maria Caroline Galdino. A filosofia do ensino de filosofia e o filosofar no ensino médio. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44397-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleA filosofia do ensino de filosofia e o filosofar no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Júnior, José Benedito de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240796579540981pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida Júnior, José Benedito de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240796579540981pt_BR
dc.contributor.referee2Rosato, Gustavo Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5423192050596144pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3645549454874723pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste texto aborda a importância da formação docente em Filosofia para o ensino médio como base para uma educação de qualidade e preparação dos estudantes para desafios acadêmicos e profissionais. O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) qualifica futuros professores ao possibilitar a reflexão sobre práticas pedagógicas e a conexão entre universidade e escola. O PIBID fortalece a relação entre teoria e prática e contribui para a qualidade das escolas e melhores resultados educacionais. Este trabalho enfatiza a necessidade de incluir pensadoras e pensadores brasileiros no ensino de Filosofia. Essa abordagem aproxima o conteúdo da realidade dos estudantes, contextualiza o aprendizado e valoriza o conhecimento local como alternativa ao predomínio de centros acadêmicos tradicionais. O estudo de temas e problemas da cultura brasileira também estimula a identificação dos estudantes com o conteúdo. O ensino de Filosofia enfrenta desafios como estimular habilidades de argumentação, debate, leitura crítica e compreensão de conceitos filosóficos. Apesar disso, o texto incentiva a reflexão contínua e novas abordagens pedagógicas para avançar no ensino da disciplina. Por fim, esta pesquisa confirma que o campo da Filosofia é aberto e isso influencia seu ensino. Não foram apresentadas respostas definitivas, mas os resultados servem como referência para estudos e práticas futuras no ensino de Filosofia no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::FILOSOFIA BRASILEIRApt_BR
dc.orcid.putcode174175106-
Aparece en las colecciones:TCC - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FilosofiaEnsinoFilosofia.pdfTCC440.33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.