Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44397Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Vilela, Maria Caroline Galdino | - |
| dc.date.accessioned | 2024-12-19T14:43:32Z | - |
| dc.date.available | 2024-12-19T14:43:32Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
| dc.identifier.citation | VILELA, Maria Caroline Galdino. A filosofia do ensino de filosofia e o filosofar no ensino médio. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44397 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Filosofia | pt_BR |
| dc.subject | Philosophy | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| dc.subject | High school | pt_BR |
| dc.title | A filosofia do ensino de filosofia e o filosofar no ensino médio | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Almeida Júnior, José Benedito de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0240796579540981 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Almeida Júnior, José Benedito de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0240796579540981 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Rosato, Gustavo Rodrigues | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5423192050596144 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3645549454874723 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este texto aborda a importância da formação docente em Filosofia para o ensino médio como base para uma educação de qualidade e preparação dos estudantes para desafios acadêmicos e profissionais. O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) qualifica futuros professores ao possibilitar a reflexão sobre práticas pedagógicas e a conexão entre universidade e escola. O PIBID fortalece a relação entre teoria e prática e contribui para a qualidade das escolas e melhores resultados educacionais. Este trabalho enfatiza a necessidade de incluir pensadoras e pensadores brasileiros no ensino de Filosofia. Essa abordagem aproxima o conteúdo da realidade dos estudantes, contextualiza o aprendizado e valoriza o conhecimento local como alternativa ao predomínio de centros acadêmicos tradicionais. O estudo de temas e problemas da cultura brasileira também estimula a identificação dos estudantes com o conteúdo. O ensino de Filosofia enfrenta desafios como estimular habilidades de argumentação, debate, leitura crítica e compreensão de conceitos filosóficos. Apesar disso, o texto incentiva a reflexão contínua e novas abordagens pedagógicas para avançar no ensino da disciplina. Por fim, esta pesquisa confirma que o campo da Filosofia é aberto e isso influencia seu ensino. Não foram apresentadas respostas definitivas, mas os resultados servem como referência para estudos e práticas futuras no ensino de Filosofia no Brasil. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Filosofia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::FILOSOFIA BRASILEIRA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 174175106 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Filosofia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FilosofiaEnsinoFilosofia.pdf | TCC | 440.33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
