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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44350
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-2712-5481 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Destroçar a carne |
Author: | Cunha, Matheus Alysson |
First Advisor: | Souza, Márcio Ferreira de |
First member of the Committee: | Rodrigues, Silvia Viana |
Second member of the Committee: | Cunha, Túlio Rossi |
Summary: | O trabalho articula a investigação de dois grandes debates: a crise da verdade e a racionalidade da violência. Para isso, tem como objetivo central compreender que o bolsonarismo cria uma cisão estrutural da verdade, entre o “certo” e o “errado” que funciona a partir, e ao mesmo tempo, de uma atribuição do “mal” e “perigo” à determinados agentes sociais, principalmente, a população LGBTQIA+. Como percurso metodológico, a pesquisa dependeu de uma etnografia virtual, que possibilitou o estudo de caso de análise de um grupo específico de comediantes bolsonaristas que, agora, podem ser um dos “novos produtores” de “verdades”: o Canal Hipócritas. O trabalho delineou três hipóteses centrais: de, ao se basear na categoria weberiana de ethos, a comédia pode ser vista como um estilo de vida metódico orientado por determinada ética: aqui, a de “se contar a verdade sobre o mundo”. Que, no caso analisado, o mero trabalho da comédia é o da identificação do perigo e, por último, que o conteúdo do determinado ethos, a humilhação, é também uma técnica e prática racional; reflexiva e intencional. Portanto, o trabalho partiu de um contexto local – as práticas e técnicas de determinado estilo de vida – para melhor compreensão do contexto da “pós-verdade”, tanto quanto da possibilidade de se compreender a humilhação – aqui, a violência linguística – como um ato racional. Além de delinear a possibilidade investigativa de uma esfera que tem procurado, mesmo que minimamente, (re)ordenar discursos e práticas na vida cotidiana da “democracia” brasileira: o cômico. |
Abstract: | The study articulates the investigation of two major debates: the crisis of truth and the rationality of violence. Its central aim is to understand how bolsonarism creates a structural divide in truth, between “right” and “wrong”, which operates by attributing "evil" and “danger” to certain social agents, primarily the LGBTQIA+ population. As a methodological approach, the research relied on virtual ethnography, which enabled a case study analysis of a specific group of bolsonarist comedians who can now be seen as one of the “new producers” of “truths”: the Canal Hipocritas. The study outlined three central hypotheses: first, based on Weber's category of ethos, comedy can be viewed as a methodical way of life guided by a certain ethic – specifically, that of “telling the truth about the world.” In the case analysed, the mere work of comedy is to identify danger, and, lastly, that the content of the given ethos – humiliation – is also a rational technique and practice; reflexive and intentional. Therefore, the research moved from a local context – the practices and techniques of a specific way of life – to a broader understanding of the “post-truth” context, as well as the possibility of understanding humiliation – here, linguistic violence – as a rational act. Additionally, it delineates the investigative possibility of a sphere that, albeit minimally, has sought to (re)order discourses and practices in the everyday life of Brazilian “democracy”: the comic. |
Keywords: | Humilhação Humiliation Comédia Comedy Bolsonarismo Bolsonarism Racionalidade Rationality Violência Linguística Linguistic Violence |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | CUNHA, Matheus Alysson. Destroçar a carne. 2024. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44350 |
Date of defense: | 21-Nov-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Sociais |
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