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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44350
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Cunha, Matheus Alysson | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T14:19:34Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T14:19:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Matheus Alysson. Destroçar a carne. 2024. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44350 | - |
dc.description.abstract | The study articulates the investigation of two major debates: the crisis of truth and the rationality of violence. Its central aim is to understand how bolsonarism creates a structural divide in truth, between “right” and “wrong”, which operates by attributing "evil" and “danger” to certain social agents, primarily the LGBTQIA+ population. As a methodological approach, the research relied on virtual ethnography, which enabled a case study analysis of a specific group of bolsonarist comedians who can now be seen as one of the “new producers” of “truths”: the Canal Hipocritas. The study outlined three central hypotheses: first, based on Weber's category of ethos, comedy can be viewed as a methodical way of life guided by a certain ethic – specifically, that of “telling the truth about the world.” In the case analysed, the mere work of comedy is to identify danger, and, lastly, that the content of the given ethos – humiliation – is also a rational technique and practice; reflexive and intentional. Therefore, the research moved from a local context – the practices and techniques of a specific way of life – to a broader understanding of the “post-truth” context, as well as the possibility of understanding humiliation – here, linguistic violence – as a rational act. Additionally, it delineates the investigative possibility of a sphere that, albeit minimally, has sought to (re)order discourses and practices in the everyday life of Brazilian “democracy”: the comic. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Humilhação | pt_BR |
dc.subject | Humiliation | pt_BR |
dc.subject | Comédia | pt_BR |
dc.subject | Comedy | pt_BR |
dc.subject | Bolsonarismo | pt_BR |
dc.subject | Bolsonarism | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade | pt_BR |
dc.subject | Rationality | pt_BR |
dc.subject | Violência Linguística | pt_BR |
dc.subject | Linguistic Violence | pt_BR |
dc.title | Destroçar a carne | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Márcio Ferreira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9542644571652868 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Silvia Viana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7664513884799515 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Túlio Rossi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7613511226473853 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4310837200168412 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho articula a investigação de dois grandes debates: a crise da verdade e a racionalidade da violência. Para isso, tem como objetivo central compreender que o bolsonarismo cria uma cisão estrutural da verdade, entre o “certo” e o “errado” que funciona a partir, e ao mesmo tempo, de uma atribuição do “mal” e “perigo” à determinados agentes sociais, principalmente, a população LGBTQIA+. Como percurso metodológico, a pesquisa dependeu de uma etnografia virtual, que possibilitou o estudo de caso de análise de um grupo específico de comediantes bolsonaristas que, agora, podem ser um dos “novos produtores” de “verdades”: o Canal Hipócritas. O trabalho delineou três hipóteses centrais: de, ao se basear na categoria weberiana de ethos, a comédia pode ser vista como um estilo de vida metódico orientado por determinada ética: aqui, a de “se contar a verdade sobre o mundo”. Que, no caso analisado, o mero trabalho da comédia é o da identificação do perigo e, por último, que o conteúdo do determinado ethos, a humilhação, é também uma técnica e prática racional; reflexiva e intencional. Portanto, o trabalho partiu de um contexto local – as práticas e técnicas de determinado estilo de vida – para melhor compreensão do contexto da “pós-verdade”, tanto quanto da possibilidade de se compreender a humilhação – aqui, a violência linguística – como um ato racional. Além de delinear a possibilidade investigativa de uma esfera que tem procurado, mesmo que minimamente, (re)ordenar discursos e práticas na vida cotidiana da “democracia” brasileira: o cômico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Sociais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 112 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 173922810 | - |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Sociais |
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