Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44346
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-11-27
2026-11-27
Título: Perto do coração literário: o papel da Literatura na formação da/o psicóloga/o
Autor(es): Lopes, Beatriz Diniz
Primeiro orientador: Silva, Silvia Maria Cintra da
Primeiro membro da banca: Combinato, Denise Stefanoni
Segundo membro da banca: Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim
Resumo: A Psicologia Histórico-Cultural atribui uma importância fundamental às interações sociais no processo de formação do psiquismo humano. O desenvolvimento é entendido como um movimento de apropriação de formas culturais mais elaboradas de atividade, e o funcionamento psicológico só pode ser compreendido em suas dimensões individual e social, de modo dialético. Nessa perspectiva, a Arte tem papel privilegiado para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a Literatura se apresenta como um meio de expressão com possibilidades de conectar narrativas, pensamentos e emoções, e levar o/a leitor/a a aprender mais sobre si, sobre o mundo e sobre a diversidade constitutiva do ser. Na universidade, a formação se dá como um processo que precisa incentivar a autorreflexão crítica e conduzir os indivíduos em direção à autonomia e à liberdade. Com isso, a presença da Literatura impulsiona uma formação que extrapola a dimensão cognitiva, servindo como um espaço de elaboração para explorar sentimentos, atribuir significados e encontrar sentidos. A essencialidade da relação entre a Literatura e a Psicologia para a formação acadêmica de psicólogas/os e para a práxis dessas/es profissionais é pouco discutida na literatura acadêmica, explicitando, assim, a necessidade e relevância de aprofundarmo-nos nessa temática. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender o papel da Literatura na formação da/o psicóloga/o. Foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando-se os descritores: "formação do psicólogo", "literatura", "arte" e "psicologia histórico-cultural" nas plataformas SciELO e Google Acadêmico, e realizadas entrevistas audiogravadas com cinco estudantes de Psicologia de uma universidade pública de Minas Gerais, a fim de explorar a presença ou ausência da Literatura em sua formação profissional. A partir das transcrições das entrevistas, elaboramos três eixos de análise, a saber: “incentivo da família”, “(des)incentivo da graduação”, e “a função da Literatura na formação pessoal e profissional”, compreendidos a partir da Psicologia Histórico-Cultural. As conclusões da pesquisa abarcam a importância do incentivo social desde a infância para a criação de leitores, e o impacto da rotina pesada da graduação como desincentivo ao hábito de leitura. A lógica utilitarista da universidade corrompe o ideal de formação sensível e cultural que a Literatura proporciona e que o curso de Psicologia preconiza.
Palavras-chave: formação do psicólogo; literatura; arte; psicologia histórico-cultura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LOPES, Beatriz Diniz. Perto do coração literário: o papel da Literatura na formação da/o psicóloga/o. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44346
Data de defesa: 27-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ARQUIVO OFICIAL.pdf
  Até 2026-11-27
273.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.