Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes, Beatriz Diniz-
dc.date.accessioned2024-12-16T13:03:52Z-
dc.date.available2024-12-16T13:03:52Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationLOPES, Beatriz Diniz. Perto do coração literário: o papel da Literatura na formação da/o psicóloga/o. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44346-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectformação do psicólogo; literatura; arte; psicologia histórico-culturapt_BR
dc.titlePerto do coração literário: o papel da Literatura na formação da/o psicóloga/opt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380499178712456pt_BR
dc.contributor.referee1Combinato, Denise Stefanoni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2927386243095297pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9612994687828540pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3684766567989567pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Psicologia Histórico-Cultural atribui uma importância fundamental às interações sociais no processo de formação do psiquismo humano. O desenvolvimento é entendido como um movimento de apropriação de formas culturais mais elaboradas de atividade, e o funcionamento psicológico só pode ser compreendido em suas dimensões individual e social, de modo dialético. Nessa perspectiva, a Arte tem papel privilegiado para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a Literatura se apresenta como um meio de expressão com possibilidades de conectar narrativas, pensamentos e emoções, e levar o/a leitor/a a aprender mais sobre si, sobre o mundo e sobre a diversidade constitutiva do ser. Na universidade, a formação se dá como um processo que precisa incentivar a autorreflexão crítica e conduzir os indivíduos em direção à autonomia e à liberdade. Com isso, a presença da Literatura impulsiona uma formação que extrapola a dimensão cognitiva, servindo como um espaço de elaboração para explorar sentimentos, atribuir significados e encontrar sentidos. A essencialidade da relação entre a Literatura e a Psicologia para a formação acadêmica de psicólogas/os e para a práxis dessas/es profissionais é pouco discutida na literatura acadêmica, explicitando, assim, a necessidade e relevância de aprofundarmo-nos nessa temática. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender o papel da Literatura na formação da/o psicóloga/o. Foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando-se os descritores: "formação do psicólogo", "literatura", "arte" e "psicologia histórico-cultural" nas plataformas SciELO e Google Acadêmico, e realizadas entrevistas audiogravadas com cinco estudantes de Psicologia de uma universidade pública de Minas Gerais, a fim de explorar a presença ou ausência da Literatura em sua formação profissional. A partir das transcrições das entrevistas, elaboramos três eixos de análise, a saber: “incentivo da família”, “(des)incentivo da graduação”, e “a função da Literatura na formação pessoal e profissional”, compreendidos a partir da Psicologia Histórico-Cultural. As conclusões da pesquisa abarcam a importância do incentivo social desde a infância para a criação de leitores, e o impacto da rotina pesada da graduação como desincentivo ao hábito de leitura. A lógica utilitarista da universidade corrompe o ideal de formação sensível e cultural que a Literatura proporciona e que o curso de Psicologia preconiza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOSpt_BR
dc.embargo.termsPretendo publicar um artigo em revista científicapt_BR
dc.description.embargo2026-11-27-
dc.description.embargo2026-11-27-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - ARQUIVO OFICIAL.pdf
  Until 2026-11-27
273.73 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.