Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44346
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lopes, Beatriz Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-16T13:03:52Z | - |
dc.date.available | 2024-12-16T13:03:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Beatriz Diniz. Perto do coração literário: o papel da Literatura na formação da/o psicóloga/o. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44346 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | formação do psicólogo; literatura; arte; psicologia histórico-cultura | pt_BR |
dc.title | Perto do coração literário: o papel da Literatura na formação da/o psicóloga/o | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Silvia Maria Cintra da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4380499178712456 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Combinato, Denise Stefanoni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2927386243095297 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Liliane dos Guimarães Alvim | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9612994687828540 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3684766567989567 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Psicologia Histórico-Cultural atribui uma importância fundamental às interações sociais no processo de formação do psiquismo humano. O desenvolvimento é entendido como um movimento de apropriação de formas culturais mais elaboradas de atividade, e o funcionamento psicológico só pode ser compreendido em suas dimensões individual e social, de modo dialético. Nessa perspectiva, a Arte tem papel privilegiado para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a Literatura se apresenta como um meio de expressão com possibilidades de conectar narrativas, pensamentos e emoções, e levar o/a leitor/a a aprender mais sobre si, sobre o mundo e sobre a diversidade constitutiva do ser. Na universidade, a formação se dá como um processo que precisa incentivar a autorreflexão crítica e conduzir os indivíduos em direção à autonomia e à liberdade. Com isso, a presença da Literatura impulsiona uma formação que extrapola a dimensão cognitiva, servindo como um espaço de elaboração para explorar sentimentos, atribuir significados e encontrar sentidos. A essencialidade da relação entre a Literatura e a Psicologia para a formação acadêmica de psicólogas/os e para a práxis dessas/es profissionais é pouco discutida na literatura acadêmica, explicitando, assim, a necessidade e relevância de aprofundarmo-nos nessa temática. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender o papel da Literatura na formação da/o psicóloga/o. Foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando-se os descritores: "formação do psicólogo", "literatura", "arte" e "psicologia histórico-cultural" nas plataformas SciELO e Google Acadêmico, e realizadas entrevistas audiogravadas com cinco estudantes de Psicologia de uma universidade pública de Minas Gerais, a fim de explorar a presença ou ausência da Literatura em sua formação profissional. A partir das transcrições das entrevistas, elaboramos três eixos de análise, a saber: “incentivo da família”, “(des)incentivo da graduação”, e “a função da Literatura na formação pessoal e profissional”, compreendidos a partir da Psicologia Histórico-Cultural. As conclusões da pesquisa abarcam a importância do incentivo social desde a infância para a criação de leitores, e o impacto da rotina pesada da graduação como desincentivo ao hábito de leitura. A lógica utilitarista da universidade corrompe o ideal de formação sensível e cultural que a Literatura proporciona e que o curso de Psicologia preconiza. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | Pretendo publicar um artigo em revista científica | pt_BR |
dc.description.embargo | 2026-11-27 | - |
dc.description.embargo | 2026-11-27 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - ARQUIVO OFICIAL.pdf Until 2026-11-27 | 273.73 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.