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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise multivariada aplicada a E-sports no cenário competitivo de League of Legends
Autor(es): Garcia, Pedro Augusto Santos
Primeiro orientador: Araújo, Mirian Fernandes Carvalho
Primeiro membro da banca: Araújo, Lúcio Borges de
Segundo membro da banca: Silva, Pedro Frankling Cardoso
Resumo: Os jogos têm sido parte integrante da história da humanidade, evoluindo de simples formas de entretenimento para esportes altamente competitivos e reconhecidos socialmente. Com o avanço tecnológico, modalidades digitais, como os e-sports, ganharam destaque, especialmente após a inclusão dos Jogos Olímpicos de Esportes Eletrônicos pelo Comitê Olímpico Internacional em 2023. Este estudo investiga a aplicação de técnicas de análise multivariada, especificamente análise de componentes principais (ACP) e análise de agrupamentos, para identificar padrões de estilo de jogo em equipes de League of Legends (LoL), um jogo do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Utilizou-se dados das principais ligas mundiais de LoL em 2023, categorizando variáveis em aspectos individual, coletivo, estratégico, de confronto e de recursos. Após o tratamento e a análise dos dados com o software R, a ACP permitiu a redução da dimensionalidade e a criação de componentes principais que capturam a variabilidade das performances das equipes. A análise de agrupamentos, utilizando a distância euclidiana e o método Ward.D2, identificou cinco grupos distintos de estilos de jogo. Os resultados revelam características específicas de cada cluster, como prioridades em objetivos, vantagens em recursos e estratégias de controle de wards, que podem auxiliar comissões técnicas na definição de estratégias, na análise de adversários e na seleção de jogadores alinhados aos estilos de jogo predominantes. As conclusões destacam a relevância da estatística na otimização das decisões no cenário competitivo dos e-sports, proporcionando ferramentas valiosas para o desenvolvimento e aprimoramento das equipes. Este estudo contribui para a compreensão aprofundada dos fatores que influenciam o desempenho das equipes de LoL, oferecendo insights que podem ser aplicados para melhorar a eficiência e a competitividade no âmbito dos e-sports.
Abstract: Games have been an integral part of human history, evolving from simple forms of entertainment to highly competitive and socially recognized sports. With technological advancements, digital modalities such as e-sports have gained prominence, particularly following the inclusion of Electronic Sports in the Olympic Games by the International Olympic Committee in 2023. This study explores the application of Multivariate Analysis techniques, specifically Principal Component Analysis (PCA) and cluster analysis, to identify patterns in gameplay styles among teams of League of Legends (LoL), a Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) game. Data from major global LoL leagues in 2023 were utilized, categorizing variables into individual, collective, strategic, confrontation, and resource-related aspects. Using R software for data processing and analysis, PCA was employed to reduce dimensionality and create principal components that capture the variability in team performances. Cluster analysis, utilizing Euclidean distance and the Ward.D2 method, identified five distinct groups of gameplay styles. The results reveal specific characteristics for each cluster, such as prioritization of objectives, resource advantages, and ward control strategies, which can aid technical committees in defining strategies, analyzing opponents, and selecting players aligned with predominant gameplay styles. The conclusions emphasize the importance of statistical methods in optimizing decision-making within the competitive e-sports landscape, providing valuable tools for the development and enhancement of teams. This study contributes to a deeper understanding of the factors influencing team performance in LoL, offering insights that can be applied to improve efficiency and competitiveness in the realm of e-sports.
Palavras-chave: League of Legends
League of Legends
Esportes Eletrônicos
Electronic Sports
Análise de Desempenho
Performance Analysis
Clusterização
Clustering
Análise de Componentes Principais
Principal Component Analysis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GARCIA, Pedro Augusto. Análise Multivariada Aplicada a E-sports no Cenário Competitivo de League of Legends. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44312
Data de defesa: 29-Out-2024
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