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dc.creatorGarcia, Pedro Augusto Santos-
dc.date.accessioned2024-12-12T14:11:33Z-
dc.date.available2024-12-12T14:11:33Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationGARCIA, Pedro Augusto. Análise Multivariada Aplicada a E-sports no Cenário Competitivo de League of Legends. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44312-
dc.description.abstractGames have been an integral part of human history, evolving from simple forms of entertainment to highly competitive and socially recognized sports. With technological advancements, digital modalities such as e-sports have gained prominence, particularly following the inclusion of Electronic Sports in the Olympic Games by the International Olympic Committee in 2023. This study explores the application of Multivariate Analysis techniques, specifically Principal Component Analysis (PCA) and cluster analysis, to identify patterns in gameplay styles among teams of League of Legends (LoL), a Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) game. Data from major global LoL leagues in 2023 were utilized, categorizing variables into individual, collective, strategic, confrontation, and resource-related aspects. Using R software for data processing and analysis, PCA was employed to reduce dimensionality and create principal components that capture the variability in team performances. Cluster analysis, utilizing Euclidean distance and the Ward.D2 method, identified five distinct groups of gameplay styles. The results reveal specific characteristics for each cluster, such as prioritization of objectives, resource advantages, and ward control strategies, which can aid technical committees in defining strategies, analyzing opponents, and selecting players aligned with predominant gameplay styles. The conclusions emphasize the importance of statistical methods in optimizing decision-making within the competitive e-sports landscape, providing valuable tools for the development and enhancement of teams. This study contributes to a deeper understanding of the factors influencing team performance in LoL, offering insights that can be applied to improve efficiency and competitiveness in the realm of e-sports.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectLeague of Legendspt_BR
dc.subjectLeague of Legendspt_BR
dc.subjectEsportes Eletrônicospt_BR
dc.subjectElectronic Sportspt_BR
dc.subjectAnálise de Desempenhopt_BR
dc.subjectPerformance Analysispt_BR
dc.subjectClusterizaçãopt_BR
dc.subjectClusteringpt_BR
dc.subjectAnálise de Componentes Principaispt_BR
dc.subjectPrincipal Component Analysispt_BR
dc.titleAnálise multivariada aplicada a E-sports no cenário competitivo de League of Legendspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Mirian Fernandes Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518016383206956pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Lúcio Borges de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633451941969946pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Pedro Frankling Cardoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2774946715740027pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs jogos têm sido parte integrante da história da humanidade, evoluindo de simples formas de entretenimento para esportes altamente competitivos e reconhecidos socialmente. Com o avanço tecnológico, modalidades digitais, como os e-sports, ganharam destaque, especialmente após a inclusão dos Jogos Olímpicos de Esportes Eletrônicos pelo Comitê Olímpico Internacional em 2023. Este estudo investiga a aplicação de técnicas de análise multivariada, especificamente análise de componentes principais (ACP) e análise de agrupamentos, para identificar padrões de estilo de jogo em equipes de League of Legends (LoL), um jogo do gênero MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Utilizou-se dados das principais ligas mundiais de LoL em 2023, categorizando variáveis em aspectos individual, coletivo, estratégico, de confronto e de recursos. Após o tratamento e a análise dos dados com o software R, a ACP permitiu a redução da dimensionalidade e a criação de componentes principais que capturam a variabilidade das performances das equipes. A análise de agrupamentos, utilizando a distância euclidiana e o método Ward.D2, identificou cinco grupos distintos de estilos de jogo. Os resultados revelam características específicas de cada cluster, como prioridades em objetivos, vantagens em recursos e estratégias de controle de wards, que podem auxiliar comissões técnicas na definição de estratégias, na análise de adversários e na seleção de jogadores alinhados aos estilos de jogo predominantes. As conclusões destacam a relevância da estatística na otimização das decisões no cenário competitivo dos e-sports, proporcionando ferramentas valiosas para o desenvolvimento e aprimoramento das equipes. Este estudo contribui para a compreensão aprofundada dos fatores que influenciam o desempenho das equipes de LoL, oferecendo insights que podem ser aplicados para melhorar a eficiência e a competitividade no âmbito dos e-sports.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEstatísticapt_BR
dc.sizeorduration25pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
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