Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44275
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-6986-9443
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Metodologias do ensino do circo na escola: Revisão bibliográfica
Título (s) alternativo (s): Methodologies for teaching circus at school: Bibliographic review
Autor: Gois, Lucas Barcelos
Primer orientador: Ribeiro, Gabriela Machado
Primer miembro de la banca: Bitter, Sigrid
Segundo miembro de la banca: Bertoni, Sônia
Resumen: O ensino do circo nas escolas oferece uma alternativa inovadora à tradicional monocultura esportiva, especialmente, dos esportes coletivos nas aulas de Educação Física. Metodologias de ensino do circo, que combinam prática física com aprendizagem teórica e desenvolvimento de habilidades interpessoais, têm ganhado espaço nas escolas brasileiras, favorecendo uma educação mais criativa e inclusiva. Considerando a relevância do tema para a educação física escolar o objetivo deste estudo foi investigar a produção acadêmica sobre metodologias de ensino do circo na escola. Ao todo foram localizadas 11 produção que abordaram a temática proposta. Contudo, há uma lacuna na literatura específica sobre o tema, indicando a necessidade de mais estudos na área. A revisão bibliográfica revela uma diversidade de enfoques pedagógicos, destacando a necessidade de metodologias bem estruturadas e pesquisas contínuas para garantir sua eficácia.
Abstract: Circus education in schools offers an innovative alternative to the traditional sports monoculture, particularly team sports, often dominant in Physical Education classes. Circus teaching methodologies, which blend physical practice with theoretical learning and interpersonal skill development, have gained ground in Brazilian schools, fostering a more creative and inclusive educational approach. The transdisciplinary nature of circus arts integrates various fields of knowledge, such as arts, history, sciences, and literature, promoting an education that values cultural diversity and multiple intelligences. However, there is a notable gap in specific literature on the subject, underscoring the need for further studies in this area. The literature review highlights a variety of pedagogical approaches, emphasizing the need for well-structured methodologies and continuous research to ensure their effectiveness.
Palabras clave: Metodologia Circo; Escola Circo; Práticas Pedagógicas Circo.
Circus Methodology; Circus School; Circus Pedagogical Practices.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GOIS, Lucas Barcelos. Metodologias do ensino do circo: Revisão bibliográfica. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44275
Fecha de defensa: 3-oct-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MetodologiaEnsinoCirco.pdfTCC442.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons