Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGois, Lucas Barcelos-
dc.date.accessioned2024-12-10T18:52:42Z-
dc.date.available2024-12-10T18:52:42Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.identifier.citationGOIS, Lucas Barcelos. Metodologias do ensino do circo: Revisão bibliográfica. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44275-
dc.description.abstractCircus education in schools offers an innovative alternative to the traditional sports monoculture, particularly team sports, often dominant in Physical Education classes. Circus teaching methodologies, which blend physical practice with theoretical learning and interpersonal skill development, have gained ground in Brazilian schools, fostering a more creative and inclusive educational approach. The transdisciplinary nature of circus arts integrates various fields of knowledge, such as arts, history, sciences, and literature, promoting an education that values cultural diversity and multiple intelligences. However, there is a notable gap in specific literature on the subject, underscoring the need for further studies in this area. The literature review highlights a variety of pedagogical approaches, emphasizing the need for well-structured methodologies and continuous research to ensure their effectiveness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMetodologia Circo; Escola Circo; Práticas Pedagógicas Circo.pt_BR
dc.subjectCircus Methodology; Circus School; Circus Pedagogical Practices.pt_BR
dc.titleMetodologias do ensino do circo na escola: Revisão bibliográficapt_BR
dc.title.alternativeMethodologies for teaching circus at school: Bibliographic reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gabriela Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122795180034348pt_BR
dc.contributor.referee1Bitter, Sigrid-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525441527450254pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Sônia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ensino do circo nas escolas oferece uma alternativa inovadora à tradicional monocultura esportiva, especialmente, dos esportes coletivos nas aulas de Educação Física. Metodologias de ensino do circo, que combinam prática física com aprendizagem teórica e desenvolvimento de habilidades interpessoais, têm ganhado espaço nas escolas brasileiras, favorecendo uma educação mais criativa e inclusiva. Considerando a relevância do tema para a educação física escolar o objetivo deste estudo foi investigar a produção acadêmica sobre metodologias de ensino do circo na escola. Ao todo foram localizadas 11 produção que abordaram a temática proposta. Contudo, há uma lacuna na literatura específica sobre o tema, indicando a necessidade de mais estudos na área. A revisão bibliográfica revela uma diversidade de enfoques pedagógicos, destacando a necessidade de metodologias bem estruturadas e pesquisas contínuas para garantir sua eficácia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.orcid.putcode173532929-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MetodologiaEnsinoCirco.pdfTCC442.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons