Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44275
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gois, Lucas Barcelos | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T18:52:42Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T18:52:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
dc.identifier.citation | GOIS, Lucas Barcelos. Metodologias do ensino do circo: Revisão bibliográfica. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44275 | - |
dc.description.abstract | Circus education in schools offers an innovative alternative to the traditional sports monoculture, particularly team sports, often dominant in Physical Education classes. Circus teaching methodologies, which blend physical practice with theoretical learning and interpersonal skill development, have gained ground in Brazilian schools, fostering a more creative and inclusive educational approach. The transdisciplinary nature of circus arts integrates various fields of knowledge, such as arts, history, sciences, and literature, promoting an education that values cultural diversity and multiple intelligences. However, there is a notable gap in specific literature on the subject, underscoring the need for further studies in this area. The literature review highlights a variety of pedagogical approaches, emphasizing the need for well-structured methodologies and continuous research to ensure their effectiveness. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Metodologia Circo; Escola Circo; Práticas Pedagógicas Circo. | pt_BR |
dc.subject | Circus Methodology; Circus School; Circus Pedagogical Practices. | pt_BR |
dc.title | Metodologias do ensino do circo na escola: Revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.title.alternative | Methodologies for teaching circus at school: Bibliographic review | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Gabriela Machado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1122795180034348 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bitter, Sigrid | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3525441527450254 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bertoni, Sônia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5227136685437982 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino do circo nas escolas oferece uma alternativa inovadora à tradicional monocultura esportiva, especialmente, dos esportes coletivos nas aulas de Educação Física. Metodologias de ensino do circo, que combinam prática física com aprendizagem teórica e desenvolvimento de habilidades interpessoais, têm ganhado espaço nas escolas brasileiras, favorecendo uma educação mais criativa e inclusiva. Considerando a relevância do tema para a educação física escolar o objetivo deste estudo foi investigar a produção acadêmica sobre metodologias de ensino do circo na escola. Ao todo foram localizadas 11 produção que abordaram a temática proposta. Contudo, há uma lacuna na literatura específica sobre o tema, indicando a necessidade de mais estudos na área. A revisão bibliográfica revela uma diversidade de enfoques pedagógicos, destacando a necessidade de metodologias bem estruturadas e pesquisas contínuas para garantir sua eficácia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 31 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 173532929 | - |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MetodologiaEnsinoCirco.pdf | TCC | 442.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License