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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44202
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A Literatura e as Relações Étnico-Raciais no Ensino Fundamental: a Geografia e suas possibilidades para uma educação antirracista |
Autor: | Ribeiro, Fabio de Freitas |
Primer orientador: | Sampaio, Adriany de Ávila Melo |
Primer miembro de la banca: | Costa, Antônio Cláudio Moreira |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Lair Miguel da |
Resumen: | Aplicar o antirracismo pode ser um grande desafio para professores de diversas disciplinas, porém a Geografia conta com várias possibilidades entre seus componentes que podem proporcionar uma Educação para as Relações Étnico-Raciais. As Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornam obrigatória a presença de estudos relacionados à cultura indígena e afro-brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e médio, podem ser aplicadas de acordo com as Habilidades de Geografia contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNNC, por meio das metodologias e recursos escolhidos pelos professores. Logo, o presente trabalho tem a Contação de Histórias como recurso didático para a aproximação entre o modo de vida dos alunos com a dos protagonistas dos Livros de Literatura. Uma educação antirracista tem seu início no processo de formação adequado dos professores, afinal eles serão os responsáveis por proporcionar aos seus alunos os devidos conhecimentos relacionados à temática em questão, bem como, fazer com que os estudantes passem a visualizar seus espaços e realidades como possibilidades para se aprender Geografia acerca das Relações Étnico-Raciais. Por fim, a partir do momento em que os alunos passam a contar com conhecimentos relacionados ao antirracismo, eles conseguem se identificar e afirmarem seu papel na sociedade, não deixando o racismo estrutural influenciar em suas escolhas. |
Abstract: | Applying anti-racism can be a significant challenge for teachers of various subjects; however, Geography offers several possibilities within its components that can provide an Education for Ethnic-Racial Relations. Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, which make the study of Indigenous and Afro-Brazilian culture mandatory in elementary and high schools, can be applied in accordance with the Geography Skills outlined in the Common National Curriculum Base (BNCC) through methodologies and resources chosen by teachers. Therefore, this work utilizes Storytelling as an educational tool to bridge the gap between the students' way of life and that of the protagonists in Literature books. Anti-racist education begins with the proper training of teachers, as they will be responsible for providing students with the necessary knowledge related to the subject, as well as helping students to see their spaces and realities as opportunities to learn Geography in the context of Ethnic-Racial Relations. Finally, once students are equipped with knowledge related to anti-racism, they are able to identify themselves and affirm their role in society, preventing structural racism from influencing their choices. |
Palabras clave: | Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008 Federal Laws 10.639/2003 and 11.645/2008 Racismo Estrutural Structural Racism Contação de Histórias |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | RIBEIRO, Fabio de Freitas. A Literatura e as Relações Étnico-Raciais no Ensino Fundamental: a Geografia e suas possibilidades para uma educação antirracista. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44202 |
Fecha de defensa: | 26-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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